Oferta!

EaD de AaZ: fundamentos da Educação a Distância, ensino remoto emergencial e blended learning

Desconto: 50%

Turma 02

Curso online com João Mattar

Objetivos

a) servir como apoio a educadores, escolas e instituições de ensino que passaram pela migração emergencial do ensino presencial para a Educação a Distância durante a pandemia do coronavírus;

b) ser um ambiente aberto e interativo para estudo e pesquisa sobre as diversas dimensões da educação a distância.

Professores

João Mattar

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com educação a distância, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

12 semanas (entrada por fluxo contínuo)

O curso prevê uma dedicação média de 4 (quatro) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

  1. História da educação a distância.
  2. Ensino remoto emergencial.
  3. Legislação.
  4. Mercado e estatísticas.
  5. Modelos de EaD.
  6. Ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas e tecnologias.
  7. Design instrucional e produção de conteúdo.
  8. Interação em ambientes virtuais.
  9. Tutoria.
  10. Apoio ao aluno.
  11. Avaliação.
  12. Planejamento e gestão.
  13. Pesquisa em educação a distância.
  14. Blended learning.

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 60 (sessenta) horas.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

R$294,00

em até 3x de R$98,00 sem juros

à vista R$264,60 via depósito ou PIX

SKU: EaDAaZ2 Categorias: , Tag:

Descrição

Bibliografia

Básica

BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Recomendação pedagógica em educação a distância. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2019.

CONRAD, Dianne; OPENO, Jason. Estratégias de avaliação para a aprendizagem online. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FILATRO, Andrea; CALVANCATI, Carolina Costa et al. DI 4.0: inovação na educação corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EaD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

KENSKI, Vani Moreira (org.). Design Instrucional para cursos online. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Trad. Ez2Translate. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

MATTAR, João. Guia de educação a distância1. ed. São Paulo: Cengage, 2012.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

RUHE, Valerie; ZUMBO, Bruno D. Avaliação em educação a distância e e-learning. Trad. Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (org.). Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.