Oferta!

Metodologia da Pesquisa

Desconto: 59%

Turma 2

Curso online com João Mattar

O curso será um espaço colaborativo e interativo para explorarmos os princípios que orientam as pesquisas. Serão trabalhados princípios gerais de metodologia científica que servem para todas as áreas do conhecimento.

Objetivos

Compreender e aplicar os princípios da revisão de literatura, planejamento da pesquisa, definição da metodologia da pesquisa, coleta de dados, análise de dados e redação científica.

Professor

João Mattar

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Alunos de graduação, mestrado e doutorado. Pesquisadores. Professores. Interessados em pesquisa e metodologia.

Duração e Dedicação

10 semanas (entrada por fluxo contínuo).

O curso prevê uma dedicação média de 4 (quatro) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

  1. Revisão de Literatura
  2. Planejamento da Pesquisa
  3. Metodologia da Pesquisa
  4. Coleta de Dados
  5. Análise, Discussão e Interpretação dos Dados
  6. Redação

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

O aluno poderá desenvolver um projeto durante o curso.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado emitido pela Artesanato Educacional com a indicação de carga horária de 40 (quarenta) horas.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

R$490,00 R$199,00

em até 3x de R$66,33 sem juros

à vista R$179,10 via depósito

REF: MP2 Categorias: , ,

Descrição

Bibliografia

BARDIN, Laurence. L’analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France, 1977.

BERG, Bruce L.; LUNE, Hoiward. Qualitative research methods for the social sciences. 9th ed. New York: Pearson, 2017.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative research for education. 5th ed. Pearson, 2016.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8th ed. New York: Routledge, 2018.

CRESWELL, John W.; GUETTERMAN, Timothy C. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 6th ed. New York: Pearson, 2019.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Designing and conducting mixed methods research. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2018.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 5th ed. Los Angeles: Sage, 2018.

CRESWELL, John W.; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 4th ed. Los Angeles: Sage, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MERRIAM, Sharan B.; TISDELL, Elizabeth J. Qualitative research: a guide to design and implementation. 4th ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. 4th ed. Los Angeles: Sage, 2015.

RUBIN, Herbert J.; RUBIN, Irene S. Qualitative interviewing: the art of hearing data. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2012.

SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2016.

SEIDMAN, Irving. Interviewing as qualitative research: a guide for researchers in education and the social sciences. 4th ed. New York: Teachers College Press, 2013.

YIN, Robert K. Case study research and applications: design and methods. 6th ed. Los Angeles: Sage, 2018.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.