Andrea Filatro

Como Preparar Conteúdos para EaD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa

O mundo mudou. A educação também!

Hoje, graças a novos softwares, suportes e formatos, conseguimos estudar e ensinar utilizando mídias e tecnologias. Nesse cenário, você – como professor ou especialista – tem o papel de manter o foco no que é realmente importante, estabelecendo com os alunos uma comunicação didática realmente significativa.

Este livro foi escrito para você, que está sendo desafiado a preparar conteúdos para cursos a distância ou ações de formação ou capacitação que utilizam mídias e tecnologias.

No livro são descritas as grandes etapas da preparação de conteúdos – começando por entender os alunos, o contexto institucional e as necessidades de aprendizagem – e incluindo como planejar, elaborar e validar os diversos tipos de conteúdos e respectivas atividades de aprendizagem.

O livro está organizado em quatro capítulos repletos de figuras técnicas, elaboradas exclusivamente para apoiar, complementar ou sintetizar as informações textuais.

Tudo isso visando tornar a educação distância, presencial e corporativa mais viável, prazerosa e significativa.

Aplicação: obra indicada para professores, especialistas e palestrantes de todas as áreas do conhecimento que trabalham educação a distância, presencial ou corporativa.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para ead: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

R$55,00

Em estoque

em até 3x de R$18,33 sem juros

à vista R$49,50 via depósito

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1

1. POR ONDE COMEÇAR?

1.1 Quem são os alunos a distância?

1.1.1 Qual é o perfil demográfico dos alunos a distância?

1.1.2 Qual é o perfil digital dos alunos a distância?

1.1.3 Qual é a motivação dos alunos para estudar a distância?

1.1.4 Como capturar e manter  a atenção dos alunos?

1.1.5 Como trabalhar com estilos de aprendizagem?

1.1.6 Como integrar todas as características em um único perfil para os alunos

1.2 Qual é o contexto institucional?

1.2.1 Missão, valores e estratégias

1.2.2 Modelos de produção

1.2.3 Política de direitos autorais

1.2.4 Microdesig instrucional

1.3 Como identificar as necessidades de aprendizagem?

1.3.1 Situação atual e desejada

1.3.2 Organização curricular

CAPÍTULO 2

2. COMO PLANEJAR OS CONTEÚDOS PARA EAD?

2.1 Como planejar as unidades de estudo?

2.3 Como definir os objetivos de aprendizagem?

2.4 Como definir os papéis e as atividades

2.5 Como definir a duração das atividades?

2.6 Como fazer melhor uso das mídias?

2.6.1 O que você precisa saber sobre a linguagem oral?

2.6.2 O que você precisa saber sobre a linguagem escrita?

2.6.3 O que você precisa saber sobre a linguagem visual?

2.6.4 O que você precisa saber sobre a linguagem multimídia?

2.6.5 Como aplicar os princípios da aprendizagem multimídia?

2.6.6 Como balancear a carga cognitiva?

2.7 Tecnologias

2.8 Avaliação

CAPÍTULO 3

3. COMO ELABORAR OS CONTEÚDOS PARA EAD?

3.1 Quais são as estratégias para elaboração de conteúdos ead?

3.1.1 Como preparar o mapa mental de um curso ou de uma unidade de estudo?

3.1.2 Como sequenciar os tópicos de conteúdo?

3.1.3 Como usar a técnica mash-up?

3.1.4 Como selecionar fontes confiáveis?

3.1.5 Como fazer a curadoria de materiais de terceiros?

3.1.6 Como fazer citações de materiais de terceiros

3.1.7 Como fazer paráfrases?

3.1.8 Como construir o diálogo didático simulado?

3.1.9 Como usar a escrita generativas?

3.2 Como elaborar textos didáticos?

3.2 .1 Como elaborar a introdução e a conclusão do texto didático?

3.2.2 Como elaborar o conteúdo interno do texto didático?

3.2.3 Como elaborar alertas?

3.2.4 Como elaborar chamadas à reflexão?

3.2.5 Como elaborar recomendações de materiais complementares?

3.2.6 Como elaborar verbetes de glossário?

3.3 Como elaborar hipertextos educacionais?

3.3.1 Como escrever blocos de texto hipertextuais?

3.4 Como elaborar gráficos educacionais?

3.4.1 Como utilizar figuras ilustrativas?

3.4.2 Como utilizar figuras técnicas

3.5 Como preparar slides para apresentações ao vivo ou videoaulas?

3.6 Como preparar podcasts?

3.7 Como preparar videoaulas?

3.7.1 Como preparar roteiros para videoaulas?

3.7.2 Como preparar-se para as videoaulas?

3.7.3 Como apresentar as videoaulas?

3.8 Como preparar roteiros de estudo para um curso?

3.8.1 Como preparar roteiros de estudo por unidade?

3.9 Como elaborar atividades de aprendizagem?

3.9.1 Como elaborar atividades objetivas?

3.9.2 Como elaborar questões de múltipla escolha?

3.9.3 Como elaborar feedback para atividades objetivas?

3.9.4 Como elaborar atividades de aprendizagem abertas?

3.9.5 Como elaborar estudos de caso?

3.9.6 Como elaborar atividades de solução de problemas?

3.9.7 Como elaborar atividades de desenvolvimento de projetos?

3.9.8 Como elaborar Webquests?

3.9.9 Como elaborar roteiros para fóruns de discussão?

3.9.10 Como preparar feedback e modelos de resposta para atividades abertas?

3.9.11 Como preparar templates para a entrega de atividades abertas pelos alunos?

3.10 Como elaborar instrumentos de avaliação?

3.10.1 Como elaborar rubricas de avaliação?

3.10.2 Como gamificar conteúdos?

3.11 Como elaborar orientações para equipe?

3.11.1 Como elaborar orientações relativas ao ambiente virtual de aprendizagem?

3.11.2 Como definir as configurações do ambiente virtual de aprendizagem relativas a conteúdos de atividades?

3.11.3 Como elaborar orientações relativas à tutoria?

CAPÍTULO 4

4. COMO AVALIAR OS CONTEÚDOS PARA EAD?

4.1 Quais os tipos de validação para conteúdos educacionais?

4.2 Como validar as videoaulas gravadas?

4.3 Como validar os conteúdos publicados no ambiente virtual de aprendizagem?

 

 

Informação adicional

Peso 0.328 kg
Dimensões 24 × 17 cm
Autor (es)

Andrea Filatro

Edição

Editora

Saraiva Educação

Ano de Publicação

2018

Nº de páginas

167

ISBN

9788553131396

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.