Tutoria em Educação a Distância

Curso online

Professor: João Mattar

O curso discutirá as funções do tutor presencial e online em Educação a Distância (EaD) e oferecerá suporte teórico e prático para sua atuação.

Data: 9 de Novembro a 21 de Dezembro de 2021.

Programa:

  1. ABC da EaD
  2. Competências e Funções do Tutor em EaD
  3. Interações em Ambientes Virtuais
  4. Metodologias Ativas
  5. Avaliação em EaD
  6. Tutor é Professor

Avaliação e Certificado

As atividades propostas no curso serão todas assíncronas, ou seja, os alunos poderão realizá-las nos dias e horários que desejarem.

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 20 (vinte) horas.

R$39,00

em até 3x de R$13,00 sem juros

à vista R$35,10 via depósito

SKU: TEAD2 Categorias: , ,

Descrição

Bibliografia Básica

KENSKI, Vani Moreira (org.). Design Instrucional para cursos online. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.

MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Bibliografia Complementar

AMARO, Rosana. Mediação pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

BRUNO, Adriana Rocha; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Dialética professor-tutor na educação online: o curso de Pedagogia-UAB-UFJF em perspectiva. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, MG, 29-31 out. 2009.

CZESZAK, Wanderlucy A. Alves Corrêa et al. Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. RE@ D-Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 2, n. 2, p. 29-44, 2019.

FARIA, Evangelina Maria Brito de; MEDEIROS, Hercílio de; SOUSA, Terezinha Alves Fernandes (org.). Educação a distância: textos aplicados a situações práticas. João Pessoa: Gráfica São Mateus, 2013.

HIRUMI, Atsusi. Aplicando estratégias fundamentadas para projetar e sequenciar interações em e-learning. Trad. João Mattar. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 200, p. 6-41, jan./mar. 2013.

LAPA, Andrea; PRETTO, Nelso de Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.

MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020.

MATTAR, João et al. Competências e Funções dos Tutores Online em Educação a Distância: referencial teórico. Revista EducaOnline, v. 13, n. 2, p. 106-135, 2019.

MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

MATTAR, Joao et al. Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 1, p. 19-41, 2018.

MICALISKI, Emerson Liomar; FIGUERÔA, Katiuscia Mello (org.). Educação física na EAD: histórico, cenários e perspectivas. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.

TECCHIO, Edivandro Luiz et al. Competências fundamentais ao tutor de ensino a distância. Colabor@ – Revista Digital da CVA – Ricesu, v. 6, n. 21, out. 2009.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.