Descrição
Bibliografia Básica
KENSKI, Vani Moreira (org.). Design Instrucional para cursos online. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.
MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Bibliografia Complementar
AMARO, Rosana. Mediação pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
BRUNO, Adriana Rocha; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Dialética professor-tutor na educação online: o curso de Pedagogia-UAB-UFJF em perspectiva. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, MG, 29-31 out. 2009.
CZESZAK, Wanderlucy A. Alves Corrêa et al. Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. RE@ D-Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 2, n. 2, p. 29-44, 2019.
FARIA, Evangelina Maria Brito de; MEDEIROS, Hercílio de; SOUSA, Terezinha Alves Fernandes (org.). Educação a distância: textos aplicados a situações práticas. João Pessoa: Gráfica São Mateus, 2013.
HIRUMI, Atsusi. Aplicando estratégias fundamentadas para projetar e sequenciar interações em e-learning. Trad. João Mattar. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 200, p. 6-41, jan./mar. 2013.
LAPA, Andrea; PRETTO, Nelso de Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.
MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020.
MATTAR, João et al. Competências e Funções dos Tutores Online em Educação a Distância: referencial teórico. Revista EducaOnline, v. 13, n. 2, p. 106-135, 2019.
MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
MATTAR, Joao et al. Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 1, p. 19-41, 2018.
MICALISKI, Emerson Liomar; FIGUERÔA, Katiuscia Mello (org.). Educação física na EAD: histórico, cenários e perspectivas. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.
TECCHIO, Edivandro Luiz et al. Competências fundamentais ao tutor de ensino a distância. Colabor@ – Revista Digital da CVA – Ricesu, v. 6, n. 21, out. 2009.
Avaliações
Não há avaliações ainda.