Descrição
SAMÁRIO
1ª Parte – Do treinamento e desenvolvimento (T&D) à gestão do conhecimento e educação corporativa
Capítulo 1 – A Educação do Trabalhador do Conhecimento
(Eleonora Jorge Ricardo)
Introdução
Da escola à empresa: a educação do trabalhador
Universidades corporativas e a educação do trabalhador do conhecimento
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 2 – Conhecimento tem Prazo de Validade?
(Elizabete Gomes e Claudio Starec)
Introdução
A obsolescência do conhecimento
O papel da informação, do conhecimento e do aprendizado na busca por indicadores
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 3 – Como a Holding Eletrobrás Lida com a Dinâmica da Inovação
(Emerson Andrade Pacheco)
Introdução ao conhecimento na empresa
Administração e conhecimento na Eletrobrás: uma relação em reconstrução
Como a empresa explora as potencialidades da criação do conhecimento na empresa
O processo gerencial na empresa e como adequá-lo para potencializar o conhecimento
Avaliação e perspectivas para a transição a uma estrutura em hipertexto
Como o processo de criação do conhecimento organizacional na Eletrobrás se adequa à sua perspectiva de conhecimento
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 4 – A Utilização de Comunicação da Prática no Processo de Educação Corporativa
(Ana Cláudia Freire e Tatyana Lima)
Competências profissionais na sociedade do conhecimento
A herança do modelo tradicional de educação
A educação corporativa
Comunidades de prática: referencial teórico
Princípios da aprendizagem
Cultivando comunidades de prática no processo de educação corporativa
Os cinco estágios do conhecimento de comunidades
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 5 – Espiral do Conhecimento: um Caso Prático no Parque Industrial da Roche
(Jorge Luiz Pinheiro Ferreira)
Introdução
O que é sociedade do conhecimento?
Para entender melhor a espiral do conhecimento: conhecimento tático e conhecimento explícito
Conclusão
Breve currículo
2ª Parte – Educação corporativa: trajetórias e ações
Capítulo 6 – A Educação Corporativa no Senac São Paulo
(Juliana Mello Freire Garcia)
Introdução
A concepção da educação corporativa no Senac São Paulo – conhecimento de aprendizagem
A implantação da educação corporativa do Senac São Paulo – do projeto estratégico à implantação e comunicação aos funcionários
A consolidação da educação corporativa no Senac São Paulo – da implantação ao processo constante da atualização das competências
A consolidação da corporativa no Senac São Paulo – pressupostos
A educação corporativa no Senac São Paulo – categorias
A educação corporativa no Senac São Paulo – programas
A educação corporativa no Senac São Paulo – estrutura física
A educação corporativa no Senac São Paulo – processos de avaliação dos gaps profissionais e resultados alcançados
Breve currículo
Capítulo 7 – Escola Serasa – Uma Escola Sem Paradigmas
(Elcio Anibal de Lucca)
Um preâmbulo sobre a empresa
Escola Serasa na perspectiva corporativa
Escola Serasa na perspectiva social
Infra-estrutura que atende à estratégia de aprendizado
Evidências da Escola Serasa
Ganhos intangíveis da Escola Serasa
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 8 – Educação Corporativa: Uma Experiência Vitoriosa do Hospital Albert Einstein
(Claudio Luiz Lottenberg e Cristina Aiach Weiss)
Introdução
A Gestão do Conhecimento
A tecnologia da informação
Competição com responsabilidade social
A educação corporativa no Einstein: um estudo de caso
O Centro de Educação em saúde Abram Szajman
O Centro de Educação Corporativa Albert Einsten
O Programa de Educação Continuada por meio do Sistema de Pontuação
O portal do conhecimento – educação e treinamento do Einsten
Breve Currículo
Capítulo 9 – Universidade Secovi: Breve Histórico de um Case de Sucesso
(Romeu Chap Chap e Claudio Bernardes)
Introdução
Profissionais mundiais
Publicações
Diferencial competitivo
Números
O sucesso da universidade
Breve currículo
3ª Parte – Educação corporativa e educação a distância: uma união de sucesso nas empresas
Capítulo 10 – Gestão da Educação Corporativa na Eletronorte: Estratégias Visando à Consolidação da Universidade Corporativa Eletronorte – UCEL
(Maria Ednei da Silva)
Introdução
Objetivos da Universidade Corporativa Eletronorte (Ucel)
Filosofia da Universidade Corporativa Eletronorte
Processos da Universidade Corporativa Eletronorte
Modelo da Universidade Corporativa Eletronorte
Sistema de Avalição de Treinamento da Ucel (SAT)
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 11 – Educação Corporativa na BR: Abastecendo Conhecimento
(Renato Gaspar Santoro)
História da BR
Introdução
Projeto aprender
Reformulação da Gerencia de |Recursos Humanos
Projeto de e-learning na BR
Lançamento de Campus Virtual
Estratégias de oferta de cursos
Fábrica de conteúdos
Aquisição de cursos
Apoio ao Campus Virtual
Atendimento de monitoria
Formulação de tutores
Benefícios
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 12 – Educação Corporativa: a Experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
(Magali dos Santos Machado e Daniela Cecília Morandini Ribeiro)
Introdução
Formação
Aperfeiçoamento
Tendências e perspectivas futuras
Breve currículo
4ª Parte – Tecnologias da informação e comunicação aplicadas na aprendizagem organizacional
Capítulo 13 – A EAD como Dispositivo Formativo nasa Organizações que Aprendem: Desafios para a Gestão de Recursos Humanos no Contexto da Educação e da Universidade Corporativa
(Edméa Oliveira dos Santos)
Mudanças no cenário produtivo: desafios para a gestão de recursos humanos
As organizações que aprendem e a EAD como dispositivo formativo no contexto da educação e da universidade corporativa
A EAD ontem e hoje: gerações da EAD no mundo
A gestão de EAD nas organizações que aprendem
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 14 – O Processo de Ensino-Aprendizagem Mediado pelos Recursos da EAD nas Universidades Corporativas
(Herbet Gomes Martins)
Introdução
A utopia da educação sem distância
Produzindo sentido em quem aprende
Educação a distância não significa aluno a distância
A evolução da aprendizagem a partir da evolução conceitual das universidades corporativas
Conclusão
Breve currículo
Capítulo 15 – Descrição de Processo de INPLANTAÇÃO DE Learning Manegement System (LMS) – Base para Concepção de Ferramenta de Otimização da Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento
(Leomar dos Santos)
Introdução
Gestão do conhecimento e a tecnologia na realização dos objetivos educacionais
Furb e Mentec
Arquitetura de projeto
Especialização/seleção
Processo decisório
Pré-operação
Projetos de integração
Consultorias
Difusão do uso
Expansão de software e hardware
Conclusão
Breve currículo
Avaliações
Não há avaliações ainda.