Ilma Passos Alencastro Veiga, Rosana César de Arruda Fernandes

Por uma Didática da Educação Superior

A política de expansão da educação superior, além de provocar impacto no crescimento quantitativo do sistema (número de instituições, cursos, vagas, matrículas, pessoal docente, discente e técnico-administrativo, entre outros) impactou, também, na diversificação e diferenciação institucional, na revisão de atribuições, funções e características de cada tipo de gestão e organização. Esse novo cenário requer compreender a educação superior e o seu papel na sociedade, considerando as determinações sociais, políticas, econômicas e educacionais sobre esse nível de ensino. Para isso, discutir a Didática da Educação Superior que se concretiza no ensino, na pesquisa, na extensão e em processos inovadores, contribui para fortalecer as reflexões em torno da Didática da Educação Superior de cunho mais geral e a Didática Geral na formação dos Licenciados. A perspectiva é, a defesa de um projeto de formação docente para a educação básica e superior que atenda à complexidade do exercício da docência no contexto atual de mudanças e de desafios de toda ordem.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FERNANDES, Rosana Cesar de Arruda. (org.). Por uma didática da educação superior. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$67,00

Em estoque

em até 3x de R$22,33 sem juros

à vista R$60,30 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

PREFÁCIO IX
José Carlos Libâneo

PARTE I • FUNDAMENTOS

1. A educação superior pública: expansão, democratização e novos desafios
Luiz Fernandes Dourado
Karine Nunes de Moraes

2. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas?
Ilma Passos Alencastro Veiga
Edileuza Fernandes Silva

3. Intenções e objetivos da educação superior: uma visão histórico-crítica
Maria Eugênia Castanho
Sérgio Castanho

PARTE II • ELEMENTOS SUBSTANTIVOS DA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

4. Que caminho seguir? Apontamentos sobre os objetivos educacionais no contexto da educação superior
Isabel Maria Sabino de Farias
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Ilma Passos Alencastro Veiga

5. O lugar da seleção e organização do conhecimento acadêmico no ensino de graduação
Ângela I. Loureiro de Freitas Dalben
Maria José Batista Pinto Flores

6. Sobre a didática da educação superior e o lugar das técnicas de ensino-aprendizagem
José Carlos Souza Araújo

6.1. Aula invertida: uma técnica de ensino-aprendizagem
Rosana César de Arruda Fernandes
Enílvia Rocha Morato Soares

6.2. A técnica de formação docente lesson study: reflexividade e parceria no cotidiano da formação do professor
Ana Maria Falcão de Aragão
Marissol Prezotto

6.3. Instrução por pares (peer instruction): uma técnica de ensino-aprendizagem no âmbito da metodologia participativa, colaborativa e problematizadora
Ilma Passos Alencastro Veiga
Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana

6.4. Coreografia didática na educação superior sob o prisma da pedagogia histórico-crítica
Cristina D’Ávila

7. Tecnologias digitais da informação e comunicação: novos desafios na educação superior
Pura Lúcia Oliver Martins
Joana Paulin Romanowski
Marilene Santana dos Santos Garcia

8. Realidade aumentada e leitura: uma possibilidade de inovação do ato de ler
Alexandre Marino Costa
Eliane Pozzebon
Luana Monique Delgado Lopes

9. O lugar da avaliação das aprendizagens em uma perspectiva histórico-crítica
Mara Regina Lemes de Sordi
Marcos Henrique Almeida dos Santos

Informação adicional

Peso 0.412 kg
Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Ilma Passos Alencastro Veiga, Rosana César de Arruda Fernandes

Autor (es)

Alexandre Marino Costa, Ana Maria Falcão de Aragão, Ângela I. Loureiro de Freitas Dalben, Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana, Cristina D’Ávila, Edileuza Fernandes Silva, Eliane Pozzebon, Enílvia Rocha Morato Soare, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Isabel Maria Sabino de Farias, Joana Paulin Romanowski, José Carlos Libâneo, José Carlos Souza Araujo, Karine Nunes de Moraes, Luana Monique Delgado Lopes, Luiz Fernandes Dourado, Mara Regina Lemes de Sordi, Marcos Henrique Almeida dos Santos, Maria Eugênia Castanho, Maria José Batista Pinto Flores, Marilene Santana dos Santos Garcia, Marissol Prezotto, Pura Lúcia Oliver Martins, Sérgio Castanho

Edição

Editora

Autores Associados

Ano de Publicação

2021

Nº de páginas

304

ISBN

9786588717066

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…