João Mattar

Relatos de Pesquisas em Tecnologia Educacional

A tecnologia educacional configura-se como uma área específica de teorias e práticas voltadas ao uso de tecnologias em educação, valorizada pela incorporação de tecnologias diversas ao processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento do ensino remoto e da educação a distância (EaD) durante a pandemia da covid-19. Configura-se, também, como uma área específica de pesquisa, caracterizada pela interdisciplinaridade das abordagens e das metodologias utilizadas em seu estudo.

Este livro apresenta relatos de pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal sobre o uso de diferentes tecnologias na educação. Estão representados no livro grupos de diversas instituições de ensino superior desses países, públicas e privadas: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), Universidade de Lisboa (ULisboa), Universidade Aberta de Portugal (UAb), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), Centro Universitário Internacional (Uninter), Universidade de Santo Amaro (Unisa), Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Universidade Ibirapuera (Unib), que vêm desenvolvendo pesquisas na área.

As tecnologias e os temas abordados são diversos: aplicativos para o ensino de línguas, WhatsApp, Instagram, YouTube, Wikipédia, redes sociais, jogos, gamificação, metodologias ativas, competências digitais, mobile learningblended learning e educação a distância.

Todos os capítulos são assinados por professores orientadores de programas de pós-graduação stricto sensu e seus orientandos, caracterizando, assim, o resultado efetivo das pesquisas desenvolvidas e concluídas nessas instituições. Nesse sentido, esta obra propõe-se a disseminar o conhecimento para colaborar com o desenvolvimento das pesquisas na área.

MATTAR, João (org.). Relatos de pesquisas em tecnologia educacional. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021.

Download gratuito

R$0,00

Categorias: , ,

Descrição

Sumário

1 INTRODUÇÃO
João Mattar

2 MENINAS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: PROCESSOS FORMATIVOS E NARRATIVAS DE EMPODERAMENTO EM UM DOCUMENTÁRIO DO YOUTUBE
Beatriz Oliveira de Almeida
Lynn Rosalina Gama Alves

3 PESQUISA EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: DIAGNÓSTICO PORTUGUÊS E UMA PROPOSTA DE AGENDA DE PESQUISA FUTURA
Neuza Sofia Guerreiro Pedro
Cassio Cabral Santos
João Mattar

4 RELATO DE UMA PESQUISA AÇÃO SOBRE VIVÊNCIAS FORMATIVAS
Werley Carlos Oliveira
Ana Maria Di Grado Hessel

5 WHATSAPP NA SALA DE AULA: DOIS ESTUDOS DE CASO
Vânia Amaro Gomes
Patrícia Margarida Farias Coelho

6 PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA
João Antonio Rufato
Lucilene de Souza Maluche
João Mattar
Djalma de Souza Caldas

7 ENSINO DE LIBRAS A DISTÂNCIA: REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DE CURSOS
Sidnei Novais Magalhães Filho
Maria Cristina Marcelino Bento
João Mattar

8 BLENDED-LEARNING (ENSINO HÍBRIDO) COM USO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS
Willian Rufato da Silva
Marilene Santana dos Santos Garcia

9 TOMADA DE DECISÃO E JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO COM O GAME COMENIUS
Daniela Karine Ramos
Juline Maria Fonseca Pereira dos Santos
Juliana Hochsprung
Dulce Marcia Cruz

10 GAMIFICAÇÃO COM FOCO EM NARRATIVA E PROCESSOS METACOGNITIVOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Marcelo Luis Fardo
Carla Beatris Valentini

11 WIKIPÉDIA, UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL?
Teresa Cardoso
Filomena Pestana

SOBRE OS AUTORES

Informação adicional

Organizador (es)

João Mattar

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2021

Nº de páginas

168

ISBN

9786586977028

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.