Descrição
Sumário
SOBRE OS AUTORES
Apresentação
INTRODUÇÃO
Oficinas do Jogo: uma proposta transdisciplinar
1 Oficinas do Jogo
Uma abordagem pedagógica transdisciplinar nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Atagy Feijó
1.1 Educação nos dias atuais
1.2 Oficinas do Jogo na educação
1.3 O cenário e os atores
1.4 As Oficinas do Jogo na Educação Física
1.5 Exemplos de aulas realizadas durante o período compreendido por este estudo
2 Imaginação e movimento
Possibilidades pedagógicas na Educação Infantil
Geisa Santana
2.1 Introdução
2.2 O universo infantil: imaginação
2.3 Trilhando os caminhos: a organização das ações pedagógicas
2.4 Temas das aulas: construções livres com um único material
2.5 Construções livres utilizando mais de um material
2.6 Construções a partir de histórias infantis
2.7 Construções a partir de histórias criadas pelas crianças
2.8 Construções a partir de ilustrações
2.9 Brincadeiras populares
2.10 Conclusão sobre o projeto
3 Confecção dos materiais das Oficinas do Jogo
João Batista Freire e Ciro Goda
3.1 Cuidados na coleta e confecção dos materiais
3.2 Armazenamento dos materiais
3.3 Confecção dos materiais
3.4 Os três erres das Oficinas do Jogo
3.5 Metodologia de utilização dos materiais
3.6 As aulas e os materiais nas Oficinas do Jogo
4 Fabrincando
As Oficinas do Jogo como proposta educacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Ciro Goda
4.1 Nossa fábrica de brinquedos
4.2 A preparação das Oficinas
4.3 A aplicação das Oficinas do Jogo
4.4 Os resultados da aplicação do programa
4.5 A questão moral
4.6 A questão motora
4.7 A questão afetiva
4.8 A questão social
4.9 A questão estética
4.10 A questão intelectual 11
5 Oficinas do Jogo 125
Relato de experiências na cidade de Montes Claros – MG
Rosângela Ramos Veloso Silva
5.1 Introdução
5.2 O caminho trilhado
5.3 A Dinâmica das Oficinas do Jogo
5.4 Resultados alcançados
5.5 Considerações finais acerca dos relatos
6 Educação dos sentidos
A audição
Lélia Gamba
6.1 Audição: o ouvir para o interior
6.2 Oficinas do Jogo: uma proposta transdisciplinar
6.3 As aulas
6.4 Considerações finais sobre o projeto
7 Oficinas do Jogo
A prática lúdica transdisciplinar no cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental
Denize Leite
7.1 O estudo realizado 178
7.2 A escola e os alunos 180
7.3 A implantação das Oficinas do Jogo 180
7.4 A pesquisa 181
7.5 Transdisciplinaridade 182
7.6 Discussão dos resultados 190
7.7 Considerações finais 199
8 Jogar e aprender a conviver
Um estudo sobre o desenvolvimento moral infantil
Giselly Mafra
8.1 Introdução
8.2 Os jogos e os conflitos morais
8.3 O processo ensino-aprendizagem durante as aulas que resultaram nesta pesquisa
8.4 Considerações finais
9 As Oficinas do Jogo
E a representação gráfica dos contos de fadas produzida por alunos do Ensino Fundamental
Claudio Marcelo de Almeida
9.1 Introdução
9.2 O processo de alfabetização
9.3 Um olhar sobre a Educação Física
9.4 Oficinas do Jogo – entre o conto e a representação gráfica
9.5 O que ficou da brincadeira
9.6 Procedimentos de investigação
9.7 Os acréscimos
9.8 As interpretações
9.9 História inusitada
9.10 Considerações finais
Comentários finais
João Batista Freire
Avaliações
Não há avaliações ainda.