Marcos T. Masetto

Ensino de Engenharia: técnicas para otimização das aulas

As inovações tecnológicas são importantes para o desempenho de professores e estudantes no processo pedagógico?

Como professores e estudantes têm sido afetados pela necessidade de adotarem novas atitudes relacionadas ao aprendizado?

Qualquer que seja a área educacional, é fundamental a compreensão de que o processo de ensino deve dar mais importância ao aprendizado do que a quem transmite o conhecimento. Quando consideramos a necessidade de um envolvimento mais significativo do corpo discente, para tornar as aulas um processo dinâmico, passamos a identificar as oportunidades didáticas para uma mudança bem-vinda.

Entretanto, em termos práticos, podemos constatar que ainda não há, ou há pouco, aproveitamento adequado dos recursos pedagógicos que levem o aluno a uma efetiva participação na aula.

Todo o conteúdo de Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas reflete práticas e vivências de projetos e atitudes desenvolvidas, realizadas e avaliadas por professores e alunos. São técnicas e experiências já testadas e adaptadas, cujos resultados fizeram com que os estudantes descobrissem a importância do aprendizado colaborativo.

Com o objetivo de se obter melhores resultados em relação à aprendizagem e ao aperfeiçoamento profissional, os autores produziram um conjunto de textos que atende a uma demanda latente entre os professores dos cursos de Engenharia — necessidade que tem aumentado numa área de ensino que prima pela busca de experiências inovadoras.

MASETTO, Marcos T. (org.) et al. Ensino de engenharia. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2007.

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Descrição

Sumário

1 Técnicas diferenciadas colaboram para a aprendizagem na engenharia?
Marcos T. Masetto

Vinculação das técnicas aos objetivos de aprendizagem
A postura do professor na aplicação das técnicas
O processo de avaliação coerente com o uso das tecnologias
Encerrando esta reflexão
Referências

2 Ensino de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Cristiana Abud da Silva Fusco
Referências

3 O Cálculo Diferencial e Integral — aprendizagem aplicada
Janice Valia de los Santos
3.1 Introdução
3.2 O Cálculo como linguagem interdisciplinar
3.3 O dia-a-dia das aulas de Cálculo
3.4 A articulação entre as disciplinas do ciclo básico por meio do Cálculo: procurando eliminar as fronteiras
3.5 Exemplificando as práticas
3.5.1 Assunto: equações diferenciais ordinárias
3.6 Caminhos na aprendizagem em Engenharia
Referências

4 Como futuros engenheiros mecânicos podem aprender sobre Materiais Metálicos?
Rodrigo Magnabosco

Referências

5 Experiências em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia
José Aquiles Baesso Grimoni

5.1 Atividades da disciplina Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
5.2 Atividades da disciplina Instalações Elétricas I
5.3 A disciplina Usos de Energia Elétrica
5.4 A disciplina Tecnologia de Ensino de Engenharia
5.5 Orientação de projetos de formatura
Referências

6 Aprendendo Mecânica dos Fluidos por meio da escola da vida
Raimundo Ferreira Ignácio
Referências

7 Estratégias empregadas em uma disciplina de graduação do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP
Sergio Duarte Brandi
7.1 Características da disciplina
7.2 Motivação para a mudança na metodologia da disciplina
7.3 Algumas estratégias de aula empregadas na disciplina
7.3.1 A primeira aula
7.3.2 A técnica da eliciação com música no início de cada aula
7.3.3 Atividade em pequenos grupos: a estratégia do GV-GO (grupo de verbalização/grupo de observação)

Atividade em pequenos grupos: a estratégia dos grupos de oposição
Atividade em pequenos grupos: a estratégia do painel integrado com música
Os tipos de avaliação empregados
A última aula
A avaliação global da disciplina pelos alunos
Interesse pela disciplina
O interesse pela disciplina teve altos e baixos ou foi mantido constante?
Critério de avaliação da disciplina
Diferença com outras disciplinas
O que o curso acrescentou para você?
Considerações finais
Referências

8 O estágio e o ensino de Engenharia
Claudio Roberto de Freitas Pacheco e Marcos T. Masetto

O estágio na educação cooperativa
Estrutura operacional
A parceria empresarial
A formalização do estágio
Referências sobre cursos cooperativos
Sites de escolas que oferecem cursos cooperativos
9 Como incorporar e explorar processos de avaliação em sintonia com as novas perspectivas pessoais e profissionais, em disciplinas de um curso de Engenharia
Osvaldo Shigueru Nakao e Hernani Luiz Brinati

Introdução
Atividades na disciplina PNV-2100 Introdução à Engenharia
A formação do cidadão
A proposta de avaliação incorporada na disciplina PNV-2100
Habilidades desenvolvidas
Dificuldades sentidas pelos alunos
Conclusões
Referências

10 O uso da tecnologia da informação para melhoria da eficiência instrucional: o caso das disciplinas de Desenho
Eduardo Toledo Santos

Introdução
Gabaritos eletrônicos
Modelos 3D interativos
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Didático (LCMS)
Desenhando on line
Conclusões
Referências

11 Práticas de eletricidade e eletrônica: motivando alunos do 2 ano do curso de Engenharia Elétrica para as atividades relacionadas com sua profissão
Denise Consonni

Objetivos
Metodologia
Destaques sobre a disciplina
Avaliação
Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Marcos T. Masetto

Autor (es)

Claudio Roberto de Freitas, Cristiana Abud da Silva Fusco, Denise Consonni, Eduardo Toledo Santos, Janice Valia de los Santos, José Aquiles Baesso Grimoni, Marcos T. Masetto, Osvaldo Shigueru Nakao, Raimundo Ferreira Ignácio, Rodrigo Magnabosco, Sérgio Duarte Brandi

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2007

Nº de páginas

208

ISBN

9788589311441

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