Descrição
Sumário
1 Técnicas diferenciadas colaboram para a aprendizagem na engenharia?
Marcos T. Masetto
Vinculação das técnicas aos objetivos de aprendizagem
A postura do professor na aplicação das técnicas
O processo de avaliação coerente com o uso das tecnologias
Encerrando esta reflexão
Referências
2 Ensino de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Cristiana Abud da Silva Fusco
Referências
3 O Cálculo Diferencial e Integral — aprendizagem aplicada
Janice Valia de los Santos
3.1 Introdução
3.2 O Cálculo como linguagem interdisciplinar
3.3 O dia-a-dia das aulas de Cálculo
3.4 A articulação entre as disciplinas do ciclo básico por meio do Cálculo: procurando eliminar as fronteiras
3.5 Exemplificando as práticas
3.5.1 Assunto: equações diferenciais ordinárias
3.6 Caminhos na aprendizagem em Engenharia
Referências
4 Como futuros engenheiros mecânicos podem aprender sobre Materiais Metálicos?
Rodrigo Magnabosco
Referências
5 Experiências em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia
José Aquiles Baesso Grimoni
5.1 Atividades da disciplina Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
5.2 Atividades da disciplina Instalações Elétricas I
5.3 A disciplina Usos de Energia Elétrica
5.4 A disciplina Tecnologia de Ensino de Engenharia
5.5 Orientação de projetos de formatura
Referências
6 Aprendendo Mecânica dos Fluidos por meio da escola da vida
Raimundo Ferreira Ignácio
Referências
7 Estratégias empregadas em uma disciplina de graduação do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP
Sergio Duarte Brandi
7.1 Características da disciplina
7.2 Motivação para a mudança na metodologia da disciplina
7.3 Algumas estratégias de aula empregadas na disciplina
7.3.1 A primeira aula
7.3.2 A técnica da eliciação com música no início de cada aula
7.3.3 Atividade em pequenos grupos: a estratégia do GV-GO (grupo de verbalização/grupo de observação)
Atividade em pequenos grupos: a estratégia dos grupos de oposição
Atividade em pequenos grupos: a estratégia do painel integrado com música
Os tipos de avaliação empregados
A última aula
A avaliação global da disciplina pelos alunos
Interesse pela disciplina
O interesse pela disciplina teve altos e baixos ou foi mantido constante?
Critério de avaliação da disciplina
Diferença com outras disciplinas
O que o curso acrescentou para você?
Considerações finais
Referências
8 O estágio e o ensino de Engenharia
Claudio Roberto de Freitas Pacheco e Marcos T. Masetto
O estágio na educação cooperativa
Estrutura operacional
A parceria empresarial
A formalização do estágio
Referências sobre cursos cooperativos
Sites de escolas que oferecem cursos cooperativos
9 Como incorporar e explorar processos de avaliação em sintonia com as novas perspectivas pessoais e profissionais, em disciplinas de um curso de Engenharia
Osvaldo Shigueru Nakao e Hernani Luiz Brinati
Introdução
Atividades na disciplina PNV-2100 Introdução à Engenharia
A formação do cidadão
A proposta de avaliação incorporada na disciplina PNV-2100
Habilidades desenvolvidas
Dificuldades sentidas pelos alunos
Conclusões
Referências
10 O uso da tecnologia da informação para melhoria da eficiência instrucional: o caso das disciplinas de Desenho
Eduardo Toledo Santos
Introdução
Gabaritos eletrônicos
Modelos 3D interativos
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Didático (LCMS)
Desenhando on line
Conclusões
Referências
11 Práticas de eletricidade e eletrônica: motivando alunos do 2 ano do curso de Engenharia Elétrica para as atividades relacionadas com sua profissão
Denise Consonni
Objetivos
Metodologia
Destaques sobre a disciplina
Avaliação
Referências
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