Alonso Bezerra de Carvalho, Wilton Carlos Lima da Silva

Sociologia e Educação: leituras e interpretações

Este livro pretende convidar o leitor a um campo de reflexão que tem muito a contribuir para a compreensão do homem contemporâneo, a partir do pensamento de autores que já se tornaram clássicos na área das ciências humanas.

Indiscutivelmente, a Educação pode ser um meio privilegiado de emancipação — o que indica a sua importância no processo de transformação da sociedade e dos indivíduos — e um instrumento que capacita o homem a determinar o seu presente e preparar o seu futuro.

Permitir a reflexão sobre essas possibilidades, mediante as perspectivas criadas pelas aproximações entre Sociologia e Educação, é o objetivo desse livro. Busca-se, assim, compreender como se estruturam as nossas condutas no complexo contexto social para que o leitor possa desenvolver uma postura crítica que se traduza em ações autônomas na vida social e no campo da educação.

Para a Sociologia, nada há que seja natural neste mundo de indivíduos, nada que não seja uma construção coletiva, nenhuma idéia que se sustente solta no ar, sem que se possa associá-la ao nosso tempo ou ao modo como fabricamos nosso destino.

Portanto, a Educação pode e deve ser um tema da sociologia, pois educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade, e ainda que as preocupações de Comte, Durkheim, Marx, Weber, Elias, Adorno, Bourdieu e Foucault não estejam voltadas exclusivamente para a educação, elas permitem extrair novas perspectivas para a prática pedagógica.

As leituras e interpretações aqui apresentadas abordam questões pertinentes ao cenário atual da educação, não na ambição de responder todas as questões, e sim para caracterizar uma introdução que, revestida de uma conotação didática, possibilite fazer o ir e vir entre o conceitual e o cotidiano, entre os exemplos e a teoria, entre as polêmicas e o consenso.

Como é característica de textos introdutórios, os atores se preocuparam em apresentá-los de forma sintética, estruturados de forma, ao mesmo tempo, geral e simples, evitando, no entanto, superficialidades.

Acreditamos que os diferentes autores aqui reunidos mostraram de que modo as idéias de nossos clássicos podem contribuir para a compreensão dos modos de educar; a importância da Sociologia da Educação na formação do educador; os enfoques teóricos em Sociologia da Educação; os elementos para uma Nova Sociologia da Educação; a ideologia da educação escolar e transformação social; a função social da escola e o papel do professor; a educação como cultura; as relações entre a educação e as classes sociais; os vínculos da educação com a tecnologia, entre outros temas prementes.

A intenção é responder se o que pensadores fundamentais da sociologia escreveram ainda faz sentido para nós, e em especial para a nossa educação, em um momento no qual a nossa sociedade inter-relaciona, de forma intensa, tradição e inovação.

Que tal ambição permita aos leitores os aproveitamentos do diálogo, com concordâncias e discordâncias!

CARVALHO, Alonso Bezerra de; SILVA, Wilton Carlos Lima da (orgs.) et al. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2006.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$54,00

Em estoque

em até 3x de R$18,00 sem juros

à vista R$48,60 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

APRESENTAÇÃO

1 AUGUSTE COMTE, O POSITIVISMO E A EDUCAÇÃO
Wilton Carlos Lima da Silva

1.1 Introdução
1.2 Auguste Comte e o Positivismo
1.3 O Positivismo e a Educação
1.4 O Positivismo na Educação brasileira
Exercícios
REFERÊNCIAS
Leituras recomendadas

2 A EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE DE ÉMILE DURKHEIM
Regiane Aparecida Atisano

2.1 Introdução
2.2 Durkheim e a Sociologia
2.3 O que é Fato Social?
2.4 Solidariedade mecânica e orgânica
2.5 Sociologia da Educação
2.6 Conclusão
Exercícios.
REFERÊNCIAS

3 CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO
Wilton Carlos Lima da Silva e Alonso Bezerra de Carvalho

3.1 Introdução
3.2 Origens e influências
3.3 Conceitos fundamentais do pensamento marxista
3.4 O Marxismo e os marxistas: Lênin, Lukács e Gramsci
3.5 Materialismo e Educação
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

4 A SOCIOLOGIA WEBERIANA E A EDUCAÇÃO
Alonso Bezerra de Carvalho

4.1 Introdução
4.2 A modernidade e o desencantamento do mundo
4.3 Ciência e Política: duas vocações
4.4 O processo de racionalização e o paradoxo das conseqüências
4.5 Por uma Ética da responsabilidade
4.6 Sociologia da Educação weberiana: equilíbrio entre burocracia e carisma
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

5 A SOCIOLOGIA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS
Carlos da Fonseca Brandão

5.1 Os conceitos de Figuração e Interdependência
5.2 A formação intelectual de Norbert Elias e a influência do pensamento de Karl Mannheim
5.3 A Teoria dos Processos de Civilização
5.4 Nossa conclusão e nossos questionamentos
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

6 O RISO E O TRÁGICO NA INDÚSTRIA CULTURAL: A CATARSE ADMINISTRADA
Bruno Pucci

6.1 Introdução
6.2 A dimensão catártica do trágico
6.3 A tragédia do trágico no mundo da indústria cultural
6.4 A despontencialização da função catártica do riso na indústria cultural
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

7 A SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU E SUA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA
Áureo Busetto

7.1 Introdução
7.2 Campo: espaço social específico e com autonomia relativa
7.3 Habitus : a mediação entre estrutura e agentes sociais
7.4 Relação entre campo e h abitus
7.5 Para aplicar a Sociologia da prática
7.6 Escola: domínio da reprodução social e legitimação das desigualdades sociais
Exercícios
REFERÊNCIAS

8 FOUCAULT EM VÔO RASANTE
Hélio Rebello Cardoso Jr.

8.1 Introdução: em que um filósofo afeta nossa vida? — temas da obra de Foucault
8.2 Fases da obra de Foucault: características gerais
8.2.1 Arqueologia
8.2.2 Genealogia
8.2.3 Estética da existência
8.3 Conclusão: um filósofo comprometido com o tempo e a história
Exercícios
REFERÊNCIAS

Bibliografia complementar

1 – Livros publicados pelo autor — estudos teóricos
2 – Livros publicados pelo autor — estudos arqueológicos e genealógicos

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Alonso Bezerra de Carvalho, Wilton Carlos Lima da Silva

Autor (es)

Áureo Busetto, Bruno Pucci, Carlos da Fonseca Brandão, Hélio Rebello Cardoso Jr., Regiane Aparecida Atisano

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2006

Nº de páginas

160

ISBN

9788589311366

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.