Descrição
Sumário
APRESENTAÇÃO
1 AUGUSTE COMTE, O POSITIVISMO E A EDUCAÇÃO
Wilton Carlos Lima da Silva
1.1 Introdução
1.2 Auguste Comte e o Positivismo
1.3 O Positivismo e a Educação
1.4 O Positivismo na Educação brasileira
Exercícios
REFERÊNCIAS
Leituras recomendadas
2 A EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE DE ÉMILE DURKHEIM
Regiane Aparecida Atisano
2.1 Introdução
2.2 Durkheim e a Sociologia
2.3 O que é Fato Social?
2.4 Solidariedade mecânica e orgânica
2.5 Sociologia da Educação
2.6 Conclusão
Exercícios.
REFERÊNCIAS
3 CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO
Wilton Carlos Lima da Silva e Alonso Bezerra de Carvalho
3.1 Introdução
3.2 Origens e influências
3.3 Conceitos fundamentais do pensamento marxista
3.4 O Marxismo e os marxistas: Lênin, Lukács e Gramsci
3.5 Materialismo e Educação
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar
4 A SOCIOLOGIA WEBERIANA E A EDUCAÇÃO
Alonso Bezerra de Carvalho
4.1 Introdução
4.2 A modernidade e o desencantamento do mundo
4.3 Ciência e Política: duas vocações
4.4 O processo de racionalização e o paradoxo das conseqüências
4.5 Por uma Ética da responsabilidade
4.6 Sociologia da Educação weberiana: equilíbrio entre burocracia e carisma
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar
5 A SOCIOLOGIA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS
Carlos da Fonseca Brandão
5.1 Os conceitos de Figuração e Interdependência
5.2 A formação intelectual de Norbert Elias e a influência do pensamento de Karl Mannheim
5.3 A Teoria dos Processos de Civilização
5.4 Nossa conclusão e nossos questionamentos
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar
6 O RISO E O TRÁGICO NA INDÚSTRIA CULTURAL: A CATARSE ADMINISTRADA
Bruno Pucci
6.1 Introdução
6.2 A dimensão catártica do trágico
6.3 A tragédia do trágico no mundo da indústria cultural
6.4 A despontencialização da função catártica do riso na indústria cultural
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar
7 A SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU E SUA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA
Áureo Busetto
7.1 Introdução
7.2 Campo: espaço social específico e com autonomia relativa
7.3 Habitus : a mediação entre estrutura e agentes sociais
7.4 Relação entre campo e h abitus
7.5 Para aplicar a Sociologia da prática
7.6 Escola: domínio da reprodução social e legitimação das desigualdades sociais
Exercícios
REFERÊNCIAS
8 FOUCAULT EM VÔO RASANTE
Hélio Rebello Cardoso Jr.
8.1 Introdução: em que um filósofo afeta nossa vida? — temas da obra de Foucault
8.2 Fases da obra de Foucault: características gerais
8.2.1 Arqueologia
8.2.2 Genealogia
8.2.3 Estética da existência
8.3 Conclusão: um filósofo comprometido com o tempo e a história
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar
1 – Livros publicados pelo autor — estudos teóricos
2 – Livros publicados pelo autor — estudos arqueológicos e genealógicos
Avaliações
Não há avaliações ainda.