Ana Claudia Loureiro, Andrea Filatro

Novos produtos e serviços na Educação 5.0

A pandemia do covid-19 nos arremessou em um universo totalmente novo, marcado basicamente pelo medo do futuro e pelo sofrimento, especialmente por parte daqueles que ficaram doentes e/ou que perderam entes queridos. A educação, como várias outras atividades, enfrentou (e continua enfrentando, quando este livro está sendo finalizado) inúmeros desafios, que envolveram, de uma maneira geral, a utilização intensiva de tecnologias e do que se convencionou chamar de ensino remoto emergencial.
O que parece começar a se descortinar em relação ao futuro da educação é que viveremos, daqui para a frente, provavelmente um processo de ensino e aprendizagem híbrido, em que aulas presenciais serão mescladas com atividades a distância. A pandemia parece ter apressado de uma maneira avassaladora a adoção do blended learning, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. E essa adoção carrega consigo, também, a incorporação de mais ferramentas e tecnologias ao trabalho dos professores, dos alunos, dos gestores e das próprias escolas e instituições de ensino superior.

Nesse sentido, se este livro já teria um lugar de destaque antes da pandemia, tanto pela importância que as tecnologias vinham adquirindo na educação, quanto pelo papel desempenhado pelas autoras na cena da educação brasileira, ocupa agora um lugar privilegiado. Nasce no lugar certo, na hora certa. As autoras não fizeram apenas (o que não seria pouco) uma lista dos principais softwares, aplicativos e plataformas que podem ser utilizados em educação, mas uma lista comentada. O mais importante, entretanto, é que toda essa riqueza de ferramentas e conceitos está fundamentada em reflexões pedagógicas e em orientações para uso por parte dos atores que terão de enfrentar esse mundo novo, que estamos ainda começando a vislumbrar.

Os frutos que a leitura deste livro trarão para o leitor são inúmeros: uma ampliação de seu conhecimento sobre os recursos disponíveis para o ensino remoto emergencial, a educação a distância e o blended learning; reflexões sobre a incorporação das tecnologias à educação; exemplos de uso dessas ferramentas, especialmente no Brasil; compreensão de novos conceitos, que começam a ser cada vez mais utilizados em educação; e a lista poderia continuar!

Este é um livro produzido para (e por causa de) um momento, mas que, por sua densidade e riqueza, sobreviverá ao seu tempo. É um livro que nasce no ensino remoto emergencial, mas como uma ponte para o futuro marcado pelo blended learning.
Esperamos que você saia desta viagem mais seguro e mais equipado para enfrentar os desafios que ainda estamos enfrentando, e para se equilibrar nesse novo mundo que está começando a se desenhar, em que a educação continuará a ter papel essencial, acompanhada de diversos recursos que você conhecerá aqui.

João Mattar
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC–SP)

Descrição

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
1 EDUCAÇÃO 5.0
2 PANORAMA DOS NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS PARA A EDUCAÇÃO 5.0
3 A PROFUSÃO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO 5.0
4 DESAFIOS DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO 5.0
5 ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
6 UMA PALAVRA SOBRE A MUDANÇA DE MENTALIDADE NA EDUCAÇÃO
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
SOBRE AS AUTORAS
VISÃO GERAL DOS NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO 5.0 (POR ORDEM ALFABÉTICA)

Informação adicional

Autor (es)

Ana Claudia Loureiro, Andrea Filatro

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2020

Nº de páginas

130

ISBN

9786586977011

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.