Antonio Carlos de OLIVEIRA

Projetos Pedagógicos: práticas interdisciplinares

Projetos pedagógicos – práticas interdisciplinares é um livro raro que poucos profissionais de Educação poderiam ter escrito, embora detentores de conhecimento. E independentemente de suas capacidades, pois, para escrevê-lo foi necessário ter sido objeto e sujeito de uma trajetória de vida marcada por experiências áridas, e aqui refletidas. Essa vivência possibilitou ao autor um conhecimento profundo sobre os mundos que circundam a adolescência – fase de grandes transformações físicas, intelectuais e psicológicas e que envolve angustias, necessidades de afirmação, e de aceitação. Trata-se de uma etapa rica e ao mesmo tempo perigosa, que pais e professores devem buscar entender e participar o máximo – e permitido – possível. Para que tal interação se dê e seja efetiva e produtiva, é preciso que se conheçam a linguagem e os códigos de valores desses jovens. E é exatamente isso que o autor proporciona nesta obra, de modo extremamente prático e didático.

São apresentados cinco Projetos sobre temas diferentes: memória, drogas, tribos urbanas, fanzines e grafite na escola. Todos enriquecidos com indicações bibliográficas, músicas, filmes e sugestões de muitas outras fontes e materiais. Manteve-se como básica a preocupação de possibilitar a viabilização de todos os projetos, considerando a necessidade de não envolver materiais ou procedimentos que pudessem gerar custos elevados ou trazer dificuldades de implantação. Desse modo, escolas e educadores poderão, com base nas propostas apresentadas, desenvolver suas próprias dinâmicas com materiais diversos.

Projetos pedagógicos – práticas interdisciplinares tem como objetivo contribuir para um processo de ensinoaprendizagem consistente e motivador para alunos e professores. Afinal, se a escola continuar não acompanhando as mudanças, caberá a questão: “Escola para quê?”.

A obra apresenta metodologias dinâmicas e inovadoras, que permitem ao professor, como orientador, deixar a função exclusiva da cátedra para promover a participação do aluno em um processo de interação interação, no qual ambos se percebam enquanto seres ativos, agentes da transformação social.

Outros grandes destaques dos Projetos são: sua integração interdisciplinar e abrangência quanto aos temas transversais. Muitos temas são abordados considerando-se o envolvimento de professores e outros profissionais educadores.

OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Projetos pedagógicos: práticas interdisciplinares. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2005.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$54,00

Em estoque

em até 3x de R$18,00 sem juros

à vista R$48,60 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Lista de Quadros

Introdução

PROJETO 1
Recordar É Viver! – O Resgate da Memória, Seguida de uma História Individual

1.1 INTRODUÇÃO
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Geral
1.2.2 Específicos
1.3 DESENVOLVIMENTO
1.3.1 Introduzindo o tema memória
Atividade 1 – Coringa  Comissário Gordon
Atividade 2 – Memória e Cidadania
Atividade 3 – Música “Eu”
Projetos Pedagógicos – práticas interdisciplinares
1.3.2 Pesquisa envolvendo documentos pessoais, nome e fotos:
levantamento de informações
Atividade 1 – Análise do nome (exemplos)
Atividade 2 – Análise de documentos pessoais
Atividade 3 – Análise das fotos
1.4 ESCREVER E EXPOR A HISTÓRIA INDIVIDUAL (ÁRVORE GENEALÓGICA)
1.5 CRONOGRAMA

PROJETO 2
Valorização da Vida – Prevenção ao Uso Abusivo e Indevido de Drogas

2.1 INTRODUÇÃO
2.2 OBJETIVOS
2.2.1 Geral
2.2.2 Específicos
2.3 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA
2.4 CINCO ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DOS ALUNOS
Orientação 1 – Organização de um banco de dados
Orientação 2 – Material fonográfico (músicas)
Orientação 3 – Filmes
Orientação 4 – Pesquisa para levantamento de informações: questionário
Orientação 5 – Sugestão de temas para o trabalho de pesquisa
a. Drogas e violência
b. Drogas e justiça
c. Drogas e mídia
d. Drogas e família
e. Pratique esporte, esporte não é droga
f. Drogas e miséria
g. Desemprego e tráfico de drogas
h. Drogas e sexualidade
i. Drogas, prevenção e repressão
2.4.1 Obtenção e processamento de informações – análise dos documentos
Atividade 1 – Documentos impressos
Atividade 2 – Documentos fonográficos
Músicas relacionadas ao tema
Tráfico
Crack e cocaína
Maconha
Tabaco
Álcool
Recuperação
Outras
Atividade 3 – Filmes
Filmes relacionados ao tema
2.5 FINALIZAÇÃO DO TRABALHO DE PESQUISA
2.6 AVALIAÇÃO
2.7 DEBATES
2.8 CRONOGRAMAS
2.8.1 Organização do banco de dados
Material impresso
Material fonográfico
Material audiovisual: filmes
2.8.2 Análise de documentos e processamento de informações
Material impresso
Músicas
Filmes
Finalização do trabalho (avaliação/debates)
2.9 ATIVIDADES ESPECÍFICAS COM OS MATERIAIS CITADOS
2.9.1 Publicidade – o importante é consumir
a. Objetivos
b. Desenvolvimento
Tarefas do educador
Trabalho com os jovens
Trabalho dos jovens
c. Considerações
d. Cronograma e avaliação
Projetos Pedagógicos – práticas interdisciplinares
e. Material para análise das propagandas
f. Sugestão de ficha para análise das propagandas
2.9.2 Narcotráfico
a. Objetivos
b. Desenvolvimento
c. Cronograma e avaliação
Filme
Música
Texto
d. Sugestões de aspectos a serem observados no filme
2.10 ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES
2.10.1 Sugestões para as Disciplinas
a. Educação Artística
b. Língua Portuguesa e Literatura
c. Língua Estrangeira (Inglês)
d. História
e. Geografia
f. Biologia
g. Psicologia
h. Física
i. Matemática
j. Educação Física
2.11 ORIENTAÇÃO AOS PAIS
a. Objetivos
b. Desenvolvimento
Primeiro encontro (Fatores de risco e proteção)
Segundo encontro (Filme e texto)
Terceiro encontro (Músicas e texto)
Quarto encontro (Textos)
Quinto encontro (Palestra)
Sexto encontro (Avaliação, encerramento, música)
c. Cronograma
d. Modelo de ficha de inscrição

PROJETO 3
Tribos Urbanas – Movimentos Culturais Juvenis e Pluralidade Cultural

3.1 INTRODUÇÃO
3.2 O QUE É CULTURA?
Atividades
3.3 PROBLEMAS DA JUVENTUDE OU A SOCIEDADE PRODUZINDO UMA JUVENTUDE PROBLEMÁTICA?
Atividades
3.4 ÍNDIOS APACHES EM PARIS?
3.4.1 Mas por que ser um apache, ser um rebelde?
Atividades
3.5 REBELDES SEM CAUSAS?
Atividade
3.5.1 O rock’n’roll
Atividades
3.5.2 O rock’n’roll no Brasil
Atividades
3.6 DO ROCK’N’ROLL AO PUNK ROCK
Atividades
3.7 PUNK’S NOT DEAD
Atividades
3.7.1 O começo do fim do mundo
Atividade
3.7.2 Fanzines  grande imprensa
Atividades
3.8 RITMO E POESIA
Atividade
3.9 OS MOVIMENTOS CULTURAIS JUVENIS E A ESCOLA
Atividades
3.10 REVENDO A HISTÓRIA
Atividades
3.11 FILMES RELACIONADOS AO TEMA
3.12 QUADRO TRIBOS URBANAS
Projetos Pedagógicos – práticas interdisciplinares

PROJETO 4
Fanzine

4.1 OBJETIVO
4.2 PROCEDIMENTOS
4.2.1 Preparar e divulgar
4.3 EXECUÇÃO
4.4 CRONOGRAMA

PROJETO 5
Grafite na Escola

5.1 INTRODUÇÃO
5.2 OBJETIVOS
5.3 JUSTIFICATIVAS
5.4 DESENVOLVIMENTO
5.5 CRONOGRAMA E REGULAMENTO
5.6 MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO

Referências
Projeto Recordar é viver!
Sobre histórias em quadrinhos
Sobre Educação
Projeto Valorização da Vida – Prevenção ao uso abusivo e indevido de drogas
Folhetos
Bibliografia sobre propaganda
Bibliografia sobre narcotráfico e criminalidade
Projetos Tribos urbanas, Fanzines e Grafite

Apêndice – Árvore Genealógica de Antonio Carlos de Oliveira

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Antonio Carlos de OLIVEIRA

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2005

Nº de páginas

152

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.