Neusa Maria Marques de Souza

História da Educação

Esta obra constitui um corpo de produção organicamente situado e produzido para proporcionar material teórico voltado à formação de educadores em cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas em geral e de pós-graduação como apoio aos campos de Sociologia, Filosofia e outros que estabelecem interface com a História da Educação.

A divisão tradicional da História da Educação (antiga, média, moderna e contemporânea), nesta obra, é reconstruída pelos autores, que apresentam os grandes marcos históricos como síntese de momentos que refletem a herança educacional legada aos povos no decorrer dos séculos. O intuito, aqui, é levar o leitor a refletir e discutir o processo educativo pelo qual a humanidade elabora a si mesma.

Assim, as características de cada época apresentadas pelos autores são permeadas pelas formações particulares do passado pedagógico, confirmando a convicção de que os fatores sociais, políticos, econômicos e, principalmente, culturais se constroem nas contradições e nos conflitos de interesse entre as classes sociais estabelecidas nos tempos e espaços históricos e não se concretizam de modo uniforme e progressivo.

Com esse propósito, além dos fundamentos científicos do conhecimento no campo da História da Educação, as formas de abordagem utilizadas pelos autores expressam o cuidado com os aspectos didático-pedagógicos, construídos a partir da vasta experiência como educadores, vinculados à formação de professores atuantes em diversos contextos educativos ao longo de suas trajetórias profissionais.

SOUZA, Neusa Maria Marques de (org.). História da Educação. 2. ed. São Paulo: Avercamp, 2012.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$48,00

Em estoque

em até 3x de R$16,00 sem juros

à vista R$43,20 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1 — A EDUCAÇÃO NA ANTIGÜIDADE
Lucrécia Stringhetta Mello

1.1 Os Povos Primitivos
1.1.1 A Transição para a Sociedade de Classes
1.2 A Educação na Antiguidade Oriental
1.2.1 A Escrita
1.2.2 A Pedagogia na Antiguidade Oriental
1.2.3 A Antiguidade Hindu
1.2.4 A Antiguidade Chinesa
1.2.5 A Antiguidade do Povo Hebreu
1.3 A Grécia e a Pedagogia da Personalidade
1.3.1 A Vida Cotidiana dos Gregos
1.3.2 A Educação Grega
1.3.3 Períodos da Educação Grega
1.3.4 O Processo Educativo na Cidade-Estado
1.3.4.1 Esparta e a Formação do Homem Guerreiro
1.3.4.2 A Educação Ateniense
1.3.5 Conteúdo e Fins da Educação: Contribuições dos Pensadores da Grécia
1.4 Educação Romana
1.4.1 Contexto Histórico
1.4.2 Períodos da Educação Romana
1.4.3 A Antiga Monarquia
1.4.4 A Introdução das Escolas Gregas
1.4.5 A Educação Romana Helenizada
1.4.6 A Educação no Império
1.4.7 Aproximações e Continuidade entre Gregos e Romanos
Leituras Complementares
Aristóteles e Platão
A Leitura em Roma: Novos Textos e Novos Livros
Atividades
Filmografia Indicada
Bibliografia
Fonte Eletrônica

CAPÍTULO 2 — A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Ana Paula Gomes Mancini

2.1 Introdução
2.2 História da Idade Média – Entre Luzes e Trevas, 59
2.3 O que foi o Sistema Feudal
2.4 As Classes Sociais da Idade Média
2.5 A Educação na Idade Média
2.6 As Escolas Episcopais
2.7 A Educação nos Mosteiros
2.8 A Educação das Mulheres
2.9 Um Movimento Renovador
2.10 Novos Movimentos Acontecem: O Surgimento das Universidades
2.11 A Teoria do Conhecimento na Idade Média
2.11.1 Santo Agostinho: A Patrística
2.11.2 São Tomás de Aquino: A Escolástica
2.11.3 Tomás de Aquino: O Primeiro Dominicano a Ocupar uma Cátedra na Universidade de Paris
2.12 Considerações Finais
Bibliografia

CAPÍTULO 3 — A EDUCAÇÃO NA IDADE MODERNA
Rita Filomena Andrade Januário Bettini

3.1 O Ocaso de uma Época: O Nascimento de Outras Novas Relações de Dominação
3.2 Os Descobrimentos: Os Aventureiros Lançados ao Mar na Busca do Velo Ouro
3.3 Reforma e Contra-Reforma: O Avanço da Burguesia em Marcha na Europa
3.4 O Humanismo, a Utopia, os Pensadores Modernos e as Alianças Burguesas
3.5 A Modernidade em Marcha: O Século XVII, Sangrento e Revolucionário
3.6 Século XVIII: Das Luzes do Liberalismo
Filmografia Indicada
Bibliografia

CAPÍTULO 4 — A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
José Misael Ferreira do Vale

4.1 Esboço de Interpretação
4.2 Raízes Histórico-Sociais
4.3 As Orientações Político-Filosóficas e Sociais da Educação Contemporânea: Uma Tentativa de Categorização
4.4 Duas Revoluções Burguesas e a Educação
4.5 O Sentido Sociopolítico, Socioeconômico e Socioeducacional da Revolução Industrial
4.6 O Que Permanece em Aberto
Atividades
Bibliografia

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Neusa Maria Marques de Souza

Autor (es)

Ana Paula Gomes Mancini, José Misael Ferreira do Vale, Lucrécia Stringhetta Mello, Rita Filomena Andrade Januário Bettini

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2012

Nº de páginas

146

ISBN

9788589311311

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.