Oferta!

Metodologia da Pesquisa em Educação

O Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas será um espaço colaborativo e interativo para explorarmos os princípios que orientam as pesquisas em ciências humanas, mais especificamente na área de educação. Apesar desse foco, serão trabalhados princípios gerais de metodologia científica que servem para todas as áreas do conhecimento.

O curso é aberto a todos os interessados, online e gratuito, e será conduzido pelos professores doutores João Mattar (PUC-SP) e Daniela Karine Ramos (UFSC).

Duração: 10 semanas (10 de novembro a 19 janeiro de 2021).

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

  1. Introdução
  2. Contexto da Educação
  3. Revisão de Literatura
  4. Planejamento da Pesquisa
  5. Metodologia da Pesquisa
  6. Coleta de Dados
  7. Análise, Discussão e Interpretação dos Dados
  8. Redação
  9. Conclusão

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates. As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma. Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

Avaliação

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso. Aprovado, o aluno receberá um Certificado emitido pela Artesanato Educacional com a indicação de carga horária de 40 (quarenta) horas.

R$588,00 R$176,00

em até 3x de R$58,67 sem juros

à vista R$158,40 via depósito

Descrição

Bibliografia

BARDIN, Laurence. L’analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France, 1977.

BERG, Bruce L.; LUNE, Hoiward. Qualitative research methods for the social sciences. 9th ed. New York: Pearson, 2017.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative research for education. 5th ed. Pearson, 2016.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8th ed. New York: Routledge, 2018.

CRESWELL, John W.; GUETTERMAN, Timothy C. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 6th ed. New York: Pearson, 2019.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Designing and conducting mixed methods research. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2018.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 5th ed. Los Angeles: Sage, 2018.

CRESWELL, John W.; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 4th ed. Los Angeles: Sage, 2018.

MERRIAM, Sharan B.; TISDELL, Elizabeth J. Qualitative research: a guide to design and implementation. 4th ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. 4th ed. Los Angeles: Sage, 2015.

RUBIN, Herbert J.; RUBIN, Irene S. Qualitative interviewing: the art of hearing data. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2012.

SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2016.

SEIDMAN, Irving. Interviewing as qualitative research: a guide for researchers in education and the social sciences. 4th ed. New York: Teachers College Press, 2013.

YIN, Robert K. Case study research and applications: design and methods. 6th ed. Los Angeles: Sage, 2018.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.