Oferta!

Competências Digitais para a Educação

Turma 3

Curso online com João Mattar

As competências digitais, que se tornaram essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, envolvem a utilização segura e crítica das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e da Internet para pesquisar, encontrar, avaliar, processar, armazenar, utilizar, produzir, apresentar e trocar informações, inclusive em rede.

O curso será baseado no Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (2013), batizado de DigComp, que propõe inicialmente cinco áreas de competência digital: informação, comunicação, criação de conteúdo, segurança e resolução de problemas. Serão também estudados os documentos sucederam sucederam o DigComp e utilizaram a mesma sigla.

Objetivos

Compreender e ser capaz de desenvolver competências digitais essenciais para a educação presencial, blended e a distância.

Professor

João Mattar

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores e tutores (presenciais ou a distância), pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

9 semanas (08 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021).

O curso prevê uma dedicação média de 4 (quatro) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

  1. Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida
  2. Competências Digitais
  3. DigComp 1.0
  4. DigComp 2.0
  5. DigComp 2.1
  6. DigCompEdu
  7. DigComp into Action
  8. Outros documentos: DigCompConsumers, EntreComp, DigCompOrg, OpenEdu etc.
  9. Instrumentos para avaliação de competências digitais

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que o professor e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 40 (quarenta) horas.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

R$441,00 R$299,00

em até 3x de R$99,67 sem juros

à vista R$269,10 via depósito

REF: CDE3 Categorias: , Tag:

Descrição

Bibliografia

CALATAYUD, Víctor González; GARCÍA, Marimar Román; ESPINOSA, María Paz Prendes. Formación en competencias digitales para estudiantes universitarios basada en el modelo DigComp. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 65, p. 1–15, 2018. Disponível em: http://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/1119.

CAMPOS, Carme et al. Marco de competencia digital para estudiantes de grado: adaptación de DIGCOMP. REBIUN Línea 2 (3er. P.E.), 2016. Colección Estudios e Informes, 2016. Disponível em: http://rebiun.xercode.es/xmlui/handle/20.500.11967/65.

CARRETERO, Stephanie; VUORIKARI, Riina; PUNIE, Yves. DigComp 2.1: The Digital Competence Framework for Citizens with eight proficiency levels and examples of use. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Joint Research Centre. EUR 28558 EN. Disponível em: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC106281/web-digcomp2.1pdf_(online).pdf.

COMISSÃO EUROPEIA. Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida: quadro de referência europeu. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2007. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/competenciasessenciaisalv2006.pdf.

EVANGELINOS, G; HOLLEY, D. A qualitative exploration of the DIGCOMP digital competence framework: attitudes of students, academics and administrative staff in the health faculty of a UK HEI. EAI Endorsed Transactions on e-Learning, v. 2, n. 6, e1, p. 1–8, 2015. Disponível em: https://eudl.eu/doi/10.4108/el.2.6.e1. Acesso em: 29 maio 2019.

FERRARI, Anusca. DIGCOMP: a framework for developing and understanding digital competence in Europe. Sevilha, Espanha: European Commission, 2013. Joint Research Centre, Institute for Prospective Technological Studies. Editors: Yves Punie and Barbara N. Brečko. Report EUR 26035 EN. Disponível em: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC83167/lb-na-26035-enn.pdf.

KLUZER, Stefano; PRIEGO, Laia Pujol. DigComp into action: get inspired, make it happen. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2018. JRC Science for Policy Report, EUR 29115 EN. Editors: S. Carretero, Y. Punie, R. Vuorikari, M. Cabrera e W. O’Keefe. Disponível em: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC110624/dc_guide_may18.pdf.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigComp — Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital [DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe] + [DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens]. Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) do CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, 2017a.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigComp 2.1: quadro europeu de competência digital para cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: UA Editora, 2017b. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/21079?mode=full. Acesso em: 23 maio 2019.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. Information and communication overload: can DigComp help? In: MARQUES, Rui Pedro Figueiredo; BATISTA, João Carlos Lopes (org.). Information and communication overload in the digital age. Hershey, PA: IGI Global, 2017. p. 157–175. Disponível em: https://www.igi-global.com/chapter/information-communication-overload/176569. Acesso em: 29 maio 2019.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António; COSTA, Nilza. Quadro europeu de referência para a competência digital: subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento. Observatorio (OBS*), v. 11, n. 4, p. 181–198, 2017.

MUÑOZ-REPISO, Ana García-Valcárcel; MARTÍN, Azucena Hernández; MARCOS, Juan José Mena; RODRÍGUEZ, Ana Iglesias; MARTÍN, Sonia Casillas; GONZÁLEZ, Marcos Cabezas; RODERO, Luis María González; DEL POZO, Marta Martín; GÓMEZ-PABLOS, Verónica Basilotta. Modelo de indicadores para evaluar la competencia digital de los estudiantes tomando como referencia el modelo DIGCOMP (INCODIES). Salamanca, 2019. Disponível em: https://gredos.usal.es/jspui/handle/10366/139409. Acesso em: 29 maio 2019.

RAMOS, Simone Telles Martins. O quadro de competências digitais do projeto DIGCOMP como roteiro para a reestruturação do curso elaboração de material educacional digital – nível básico. In: CIAED — Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 23., 2017, Florianópolis. Anais […]. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2017. p. 1–10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/346.pdf. Acesso em: 29 maio 2019.

RE@D — REVISTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ELEARNING. Lisboa: Laboratório de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 1, 2019. Competências Digitais. Disponível em: https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/issue/view/19. Acesso em: 29 maio 2019.

RECOMENDAÇÃO do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de dezembro de 2006, sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Jornal Oficial da União Europeia, v. 49, L 394, p. 10–18, 30 dez. 2006. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=uriserv:OJ.L_.2006.394.01.0010.01.POR&toc=OJ:L:2006:394:TOC.

REDECKER, Christine; PUNIE, Yves. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. EUR 28775 EN. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/digcompedu.

SIIMAN, Leo A.; MÄEOTS, Mario; PEDASTE, Margus; SIMONS, Robert-Jan; LEIJEN, Äli; RANNIKMÄE, Miia; VÕSU, Külli; TIMM, Maarja. An instrument for measuring students’ perceived digital competence according to the DIGCOMP framework. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING AND COLLABORATION TECHNOLOGIES — LCT, 3., Toronto, Canadá, 2016. ZAPHIRIS, Panayiotis; IOANNOU Andri (ed.). Proceedings… Springer, 2016. p. 233–244. Lecture Notes in Computer Science, v. 9753. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-39483-1_22. Acesso em: 29 maio 2019.

VUORIKARI, Riina; PUNIE, Yves; CARRETERO, Stephanie; VAN DEN BRANDE, Godelieve. DigComp 2.0: the digital competence framework for citizens. Update Phase 1: The Conceptual Reference Model. Luxembourg Publication: European Commission, 2016. Joint Research Centre, Institute for Prospective Technological Studies. JRC Science for Policy Report. EUR 27948 EN. Disponível em: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC101254/jrc101254_digcomp%202.0%20the%20digital%20competence%20framework%20for%20citizens.%20update%20phase%201.pdf.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.