Jose da Silva Nunes

Leitura Híbrida: propostas de práticas sociais de letramento digital

O mundo contemporâneo e a cultura digital trazem um novo desafio: preparar o leitor para um contexto híbrido de leituras. Nossos professores estão preparados? Diante dessa reflexão, o livro Leitura Híbrida traz um estudo sobre esse leitor da atualidade, aqui compreendido como leitor híbrido. Apresenta abordagem teórica/prática articulando investigações sobre os ambientes pessoais de aprendizagem (PLE) à perspectiva de ler, produzir e compartilhar como estratégia para práticas de letramento em contexto híbrido na educação. Investiga quais são as estratégias de leitura utilizadas por professores, no contexto escolar, com o uso de tecnologias digitais e de que forma se articulam com o desenvolvimento de práticas sociais de letramento digital. O resultado final dessa reflexão apresenta sugestões de diretrizes norteadoras para a utilização de estratégias para a leitura digital a fim de contribuir com futuras práticas em contextos híbridos de leitura.

NUNES, Jose da Silva. Leitura híbrida: propostas de práticas sociais de letramento digital. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$44,00

Em estoque

em até 3x de R$14,67 sem juros

à vista R$39,60 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 TECENDO A PESQUISA
2.1 Do Texto ao Contexto

3 A LEITURA NA CULTURA DIGITAL
3.1 Tipos de Leitores na Contemporaneidade em Contexto Híbridos
3.2 Letramento Digital, Multiletramento e Prática Social
3.3 Práticas de Leitura com Tecnologia, a Multimodalidade e o Hipertexto
3.4 O Processo de Leitura em Contextos Híbridos

4 PERSONAL LEARNING ENVIRONMENT – PLE
4.1 A Leitura nos Contextos dos Ambientes Pessoais de Aprendizagem
4.2 Escolha do Modelo TPACK na Construção do Planejamento
4.3 Estratégias de Leitura Digital na Perspectiva do PLE
4.4 Pática de Planejamento Colaborativo para Contexto Híbrido de Leitura

5 ESCOLHA METODOLÓGICA
5.1 Estudo de Caso Educacional
5.2 Critérios de Análise e Fases do Estudo de Campo

6 RESULTADOS
6.1 Prática Escola A
6.2 Prática Escola B
6.3 Prática Escola C

7 ANÁLISE DOS RESULTADOS
7.1 Categoria 1: Análise do Perfil do Leitor
7.2 Categoria 2: Análise das Estratégias Utilizadas pelos Professores em Contextos Híbridos
7.3 Categoria 3: Análise de Práticas Sociais de Letramento Digital
7.4 Sugestões de Diretrizes Norteadoras

8 CONCLUSÕES

Informação adicional

Organizador (es)

Jose da Silva Nunes

Ano de Publicação

2018

Edição

Editora

Artesanato Educacional

ISBN

9788564803190

Nº de páginas

128

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.