Descrição
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 – CONCEITOS: WEB 2.0 & REDES SOCIAIS
1.1 Web 2.0
1.1.1 A web como plataforma
1.1.2 Inteligência coletiva & colaboração
1.1.3 Usuários codesenvolvedores
1.1.4 Blogs & RSS
1.1.5 Leveza e simplicidade
1.1.6 Beta perpétuo & REAs
1.1.7 Da Web 2.0 para a Web²
1.2 Redes sociais
2 – APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
2.1 Gerações de pedagogia de Educação a Distância
2.2 Contribuições de teorias clássicas
2.3 Pós-construtivismo
2.3.1 Aprendizagem autêntica
2.3.2 Cognição situada
2.3.3 Teoria da atividade
2.3.4 Aprendizagem experiencial
2.3.5 Aprendizagem ancorada
2.3.6 Construcionismo
2.4 Conectivismo
2.4.1 MOOCs
2.5 Teorias 2.0
3 – FERRAMENTAS, PLATAFORMAS E INTERFACES
3.1 Social bookmarking
3.2 Apresentações
3.3 Blogs
3.4 Microblogs
3.4.1 Twitter
3.5 Wikis
3.5.1 Wikipédia
3.6 Imagens
3.7 Podcasts
3.7.1 Skype
3.8 Vídeos
3.8.1 YouTube
3.9 Redes Sociais
3.9.1 Facebook
3.10 Games
3.11 Outros
3.12 Pedagogia da Abundância: dos LMSs aos PLEs, DLEs e PNEs
4 – AVALIAÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
GLOSSÁRIO
APÊNDICE A — SENAED
APÊNDICE B — JOVAED
APÊNDICE C — MOOCEAD
APÊNDICE D — MOOC Língua Portuguesa
Avaliações
Não há avaliações ainda.