João Mattar

Web 2.0 e Redes Sociais na Educação

Facebook, YouTube, Twitter, Wikipédia, games, mundos virtuais 3D, smartphones, tablets… Esses são o habitat das novas gerações. Escolas, universidades e empresas estariam preparadas para utilizar adequadamente a interação e a colaboração na Educação?

Este livro explora o desafio de integrar ferramentas, plataformas e interfaces da Web 2.0 e das redes sociais ao processo de ensino e aprendizagem de nativos digitais. Teorias tradicionais e contemporâneas, como o conectivismo, são entrelaçadas para fornecer suporte a alunos, professores, pais e instituições nessa jornada. Para além da teoria, o livro analisa diversos casos, como o uso de wikis e os primeiros MOOCs em Língua Portuguesa.

Embarque nesta viagem virtual!

Confira a resenha de Bruno dos Santos Joaquim sobre o livro publicada na TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas do TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013..

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$53,00

Em estoque

em até 3x de R$17,67 sem juros

à vista R$47,70 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 – CONCEITOS: WEB 2.0 & REDES SOCIAIS

1.1 Web 2.0
1.1.1 A web como plataforma
1.1.2 Inteligência coletiva & colaboração
1.1.3 Usuários codesenvolvedores
1.1.4 Blogs & RSS
1.1.5 Leveza e simplicidade
1.1.6 Beta perpétuo & REAs
1.1.7 Da Web 2.0 para a Web²
1.2 Redes sociais

2 – APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

2.1 Gerações de pedagogia de Educação a Distância
2.2 Contribuições de teorias clássicas
2.3 Pós-construtivismo
2.3.1 Aprendizagem autêntica
2.3.2 Cognição situada
2.3.3 Teoria da atividade
2.3.4 Aprendizagem experiencial
2.3.5 Aprendizagem ancorada
2.3.6 Construcionismo
2.4 Conectivismo
2.4.1 MOOCs
2.5 Teorias 2.0

3 – FERRAMENTAS, PLATAFORMAS E INTERFACES

3.1 Social bookmarking
3.2 Apresentações
3.3 Blogs
3.4 Microblogs
3.4.1 Twitter
3.5 Wikis
3.5.1 Wikipédia
3.6 Imagens
3.7 Podcasts
3.7.1 Skype
3.8 Vídeos
3.8.1 YouTube
3.9 Redes Sociais
3.9.1 Facebook
3.10 Games
3.11 Outros
3.12 Pedagogia da Abundância: dos LMSs aos PLEs, DLEs e PNEs

4 – AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO

APÊNDICE A — SENAED

APÊNDICE B — JOVAED

APÊNDICE C — MOOCEAD

APÊNDICE D — MOOC Língua Portuguesa

Informação adicional

Organizador (es)

João Mattar

Ano de Publicação

2013

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Nº de páginas

191

ISBN

9788564803008

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.