Educação a Distância e Blended Learning: teoria e prática

Curso online de férias com João Mattar

Explora os fundamentos teóricos da educação a distância (EaD) e do blended learning, além de casos práticos de sua implementação.

Objetivos

Dar uma noção geral da EaD e do blended learning antes da pandemia da covid-19, avaliar o que caracterizou o ensino remoto emergencial (ERE) e apontar tendências para a educação pós-covid-19.

Professor

João Mattar

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores (presenciais ou a distância), tutores, designers instrucionais e educacionais, pedagogos, profissionais que atuam com educação a distância, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

13 semanas (entrada por fluxo contínuo).

O curso prevê uma dedicação média de 2 (duas) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

Introdução
Educação a Distância
Teorias da Aprendizagem em Educação a Distância
Planejamento e Gestão
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ferramentas e Tecnologias
Design Instrucional e Produção de Conteúdo
Interação em Ambientes Virtuais
Docência Online e Tutoria
O Aluno em EaD
Avaliação em Educação a Distância
Pesquisa em Educação a Distância
Ensino Remoto Emergencial
Blended Learning

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do projeto.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 26 (vinte e seis) horas.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

R$48,00

em até 3x de R$16,00 sem juros

à vista R$43,20 via depósito ou PIX

SKU: EADBL1 Categorias: , , Tag:

Descrição

Bibliografia

BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Recomendação pedagógica em educação a distância. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2019.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EaD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FILATRO, Andrea; CALVANCATI, Carolina Costa. DI 4.0: inovação na educação corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KENSKI, Vani Moreira (Org.). Design Instrucional para cursos online. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Trad. Ez2Translate. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

RAMOS, Daniela Karine; MATTAR, João. Metodologia da pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. 1. ed.  São Paulo: Edições 70, 2021.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry (Org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.