Descrição
SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio
Reflexões, estratégias e proposições sobre Educação a Distância, Presencial e Híbrida: apresentando o tema
Braian Veloso
Daniel Mill
Camila Oliveira
Claudinei Zagui Pareschi
Katia Gardênia Rocha
Parte I. Apontamentos sobre a Educação Híbrida
1 Educação Híbrida: mais um passo em direção à garantia do direito à educação?
Jaciara de Sá Carvalho
Wanessa Renault Martins
Marcelo Mocarzel
Janaína da Cunha Silva
2 Pressupostos teóricos de Educação Híbrida: construção de um projeto educacional emancipatório
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Marina Campos Nori Rodrigues
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca
3 Implicações filosóficas sobre a centralidade do estudante na educação híbrida
Artieres Estevão Romeiro
Ingrid Weingartner Reis
4 As vozes do Ensino Remoto abrindo caminhos para o Ensino Híbrido
Débora Cristina Ricardo
Eliana Lúcia Ferreira
5 Educação superior híbrida, perspectivas e desafios no pós-pandemia da Covid-19
Ronei Ximenes Martins
Parte II. Notas sobre a Educação a Distância
6 A institucionalização da Educação a Distância como pesquisa, crítica e produtividade
Marcello Ferreira
Braian Veloso
7 Um olhar sobre as transformações e especificidades da jornada de trabalho docente na sociedade grafocêntrica digital
Ricardo Nascimento de Oliveira
Daniel Mill
8 Cultura digital, colaboração e aprendizagem: reflexões sobre a docência em Educação a Distância
Claudia Raimundo Reyes
Adriana Fernandes Coimbra Marigo
Isabela Custódio Talora Bozzini
9 Política educacional Stricto Sensu a distância: apontamentos iniciais e a formação do pesquisador
Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
Thais Rosana Leite da Silva
Maria Luisa Furlan Costa
10 Educação a Distância pública: comparações entre Brasil e Portugal
Braian Veloso
José António Moreira
Daniel Mill
11 Potencialidades e desafios da mobilidade acadêmica virtual discente nas instituições públicas de ensino superior brasileiras
Luis Otoni Meireles Ribeiro
Igor Radtke Bederode
12 Ferramenta online de elaboração do trabalho de conclusão de curso para especialização em saúde indígena
Pablo Natanael Lemos
Vanessa Moreira Haquim
Marlene Sakumoto Akiyama
Lavínia Santos de Souza Oliveira
Maurici Tadeu Ferreira Santos
Maria Elisabete Salvador
Valéria Sperduti Lima
Luciano Gamez
13 Revisão sistemática de literatura como estratégia de pesquisa: apontamentos e roteiro para sua elaboração
Daniel Mill
Parte III. Educação, heranças da pandemia e outros desafios contemporâneos
14 A educação e os cisnes negros: desafios da educação em tempos de incerteza
Hermano Carmo
15 Mediação tecnológica para uma educação sem distância
Romero Tori
16 Currículo, tecnologias e formação de professores em tempos de pandemia: legado, desafios e transformações
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
17 Retornamos ao presencial, e agora? Relatos de práticas midiáticas de professoras da Educação Básica em tempos de pandemia
Klalter Bez Fontana Arndt
Dulce Márcia Cruz
18 Docência e pesquisa na pandemia: universidade e pesquisadora-docente online e mulheres em/nas redes
Terezinha Fernandes
19 Possibilidades e práticas tecnológicas para o ensino de bateria
Daniel Gohn
20 Metodologia Sopro Novo: planejamento, capacitação, implementação e adaptação ao ensino online
Cristal Angélica Velloso
21 Formação de monitoria e iniciação científica: um relato de experiência.
Claudia Pires de Castro
Marcela Eduarda Farias Rech
Mariana Antero Paladini
Avaliações
Não há avaliações ainda.