Descrição
SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio
Reflexões, Estratégias e Proposições sobre Educação na Cultura Digital: apresentando o tema
Cícera Malheiro
Luciane Chaquime
Daniel Mill
Camila Oliveira
Claudinei Pareschi
Parte I. Sobre as Tecnologias Digitais como força motriz para melhoria
do ensino-aprendizagem
1 A importância das competências digitais no desenvolvimento de ecossistemas educativos sustentáveis
Sara Dias-Trindade
2 Tecnologias digitais na rotina escolar e as diretrizes do estado: entre convergências e divergências.
Patricia Mirella de Paulo Falcão
Daniel Mill
3 Tecnologias digitais, prática pedagógica e interatividade na cultura digital
Ana Karine Ribeiro Ferreira da Silva
Úrsula Cunha Anecleto
4 As tecnologias digitais na educação básica: conhecendo produtos educacionais.
Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Fabiano da Silva Araújo
Lyslley Ferreira dos Santos
5 Letramento, educação e cultura digital: uma breve revisão bibliográfica
Cristiane de Oliveira Rosa
Daniel Mill
Fernandina Fernandes de Lima Medeiros
6 A construção de conhecimento em contexto aberto por meio de
redes sociais e metaversos na web 3.0
Izabel Patrícia Meister
7 A promoção da acessibilidade em materiais pedagógicos para pessoas com deficiência visual e surdocegueira
Andréa Poletto Sonza
Woquiton Lima Fernandes
8 Tecnologia assistiva e desenho universal: caminhos em busca da acessibilidade e inclusão educacional no século XXI.
Livia Fabiana Saço
Thyara Fiorillo Duarte Resende
José Honório Glanzmann
Débora Cristina Ricardo
Eliana Lúcia Ferreira
9 Os desafios da escola para a promoção da inclusão digital: uma
breve revisão de literatura.
Rosilene Aparecida Oliveira Costa
Daniel Mill
10 Discutindo os desafios da internacionalização para o ensino e
a aprendizagem na educação superior
Daniela Melaré Vieira Barros
Alexandra Okada
Parte II. Sobre as Metodologias ativas e educação na cultura digital
11 Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para promover
a interdisciplinaridade em um curso de biomedicina.
Diego Ariça Ceccato
Aline Duarte Ferreira
Klaus Schlünzen Júnior
12 Organização e estrutura da aprendizagem invertida para ampliar processos de interação e de interatividade no ensino
Achilles Alves de Oliveira
13 Tecnologias inovadoras e sustentabilidade: um relato de experiência
com tutor inteligente Mazk
Susi Machado de Oliveira
Felipe Zago Canal
Eliane Pozzebon
14 Criação e avaliação de software para apoio à metodologia ativa Team Based Learning: TBL Active.
Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques
Carmem Silvia Lima Fluminhan
Raquel Gomes de Oliveira
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Klaus Schlünzen Junior
Raquel Rosan Christino Gitahy
15 Experiências exitosas no uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem em um curso superior em química.
Diego Ariça Ceccato
Diego Luis Pereira Andreasi
Patricia Alexandra Antunes
Parte III. Docência e prática pedagógica na cultura digital
16 Culturas digitais e formação inicial docente: ambiências
formativas na/em rede
Simone Lucena
Tainah dos Santos Carvalho
Bruna Santana de Oliveira
17 Formação de professores e tecnologias digitais de informação e comunicação: medições de capital científico na hierarquia social
dos objetos.
André Garcia Corrêa
18 Tecnologias digitais, educação ambiental e interdisciplinaridade
no 2º ano do ensino fundamental: ensaiando estratégias em
tempos de mudança.
Rosimari A. Viveiro Ruy
Francisco Rolfsen Belda
19 O design instrucional de módulos de formação na universidade
aberta de Portugal.
Fernanda Campos
Helena Manuelito
Cláudia T. Asseiceiro
Diogo Casa Nova
20 Trabalho pedagógico-didático e tecnologia: qual mediação?
Aurizete da Silva Rezende
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Joana Peixoto
21 Formas de audição, relações sociais e aprendizagem entre pares na
cultura digital: um olhar para práticas culturais de licenciandos em
música
Júlio César de Melo Colabardini
22 A tecnologia e as interfaces no ensino do violão em ambientes digitais.
Roberto Marcos Gomes de Onófrio
Maria Iolanda Monteiro
23 O desenvolvimento da criatividade na prática pedagógica
Mindla Monica Wrencher Fleider
Avaliações
Não há avaliações ainda.