Descrição
SUMÁRIO
PREFÁCIO IX
José Carlos Libâneo
PARTE I • FUNDAMENTOS
1. A educação superior pública: expansão, democratização e novos desafios
Luiz Fernandes Dourado
Karine Nunes de Moraes
2. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas?
Ilma Passos Alencastro Veiga
Edileuza Fernandes Silva
3. Intenções e objetivos da educação superior: uma visão histórico-crítica
Maria Eugênia Castanho
Sérgio Castanho
PARTE II • ELEMENTOS SUBSTANTIVOS DA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
4. Que caminho seguir? Apontamentos sobre os objetivos educacionais no contexto da educação superior
Isabel Maria Sabino de Farias
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Ilma Passos Alencastro Veiga
5. O lugar da seleção e organização do conhecimento acadêmico no ensino de graduação
Ângela I. Loureiro de Freitas Dalben
Maria José Batista Pinto Flores
6. Sobre a didática da educação superior e o lugar das técnicas de ensino-aprendizagem
José Carlos Souza Araújo
6.1. Aula invertida: uma técnica de ensino-aprendizagem
Rosana César de Arruda Fernandes
Enílvia Rocha Morato Soares
6.2. A técnica de formação docente lesson study: reflexividade e parceria no cotidiano da formação do professor
Ana Maria Falcão de Aragão
Marissol Prezotto
6.3. Instrução por pares (peer instruction): uma técnica de ensino-aprendizagem no âmbito da metodologia participativa, colaborativa e problematizadora
Ilma Passos Alencastro Veiga
Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana
6.4. Coreografia didática na educação superior sob o prisma da pedagogia histórico-crítica
Cristina D’Ávila
7. Tecnologias digitais da informação e comunicação: novos desafios na educação superior
Pura Lúcia Oliver Martins
Joana Paulin Romanowski
Marilene Santana dos Santos Garcia
8. Realidade aumentada e leitura: uma possibilidade de inovação do ato de ler
Alexandre Marino Costa
Eliane Pozzebon
Luana Monique Delgado Lopes
9. O lugar da avaliação das aprendizagens em uma perspectiva histórico-crítica
Mara Regina Lemes de Sordi
Marcos Henrique Almeida dos Santos
Avaliações
Não há avaliações ainda.