Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques

A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (e.g., equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$34,00

Em estoque

em até 3x de R$11,33 sem juros

à vista R$30,60 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1 – Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual
Capítulo 2 – Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância
Capítulo 3 – A docência virtual versus presencial sob a ótica dos professores
Capítulo 4 – A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de Educação a Distância
Capítulo 5 – A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância
Capítulo 6 – A interação tutor-aluno na Educação a Distância
Capítulo 7 – Designer Instrucional: membro da polidocência na Educação a Distância
Capítulo 8 – Estudo sobre a constituição da polidocência na Educação a Distância: sobre a demanda por ensino superior e a formação de professores na contemporaneidade
Capítulo 9 – A polidocência em Educação a Distância sob o enfoque das inteligências múltiplas
Capítulo 10 – Formação docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor-coordenador de disciplina na polidocência
Capítulo 11 – Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de Educação a Distância

Material Complementar

Informação adicional

Peso 0,332 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Organizador (es)

Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

Edição

Editora

EduFSCar

Ano de Publicação

2014

Nº de páginas

200

ISBN

9788576003458

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.