ALINE M. DE M. R. REALI, Daniel Mill

Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos

Esta coletânea é composta por artigos sobre a modalidade de Educação a Distância e a incorporação de tecnologias digitais no âmbito educacional. A partir da consideração de temas emergentes – acerca das implicações da modalidade a distância para o ensino presencial, a docência e trabalho docente, o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação e gestão dos sistemas, entre outros – os textos promovem reflexões sobre os sujeitos, saberes e processos no contexto da Educação a Distância e da educação presencial mediadas por tecnologias digitais.     A obra está organizada em três seções, sendo cada uma composta pelos seguintes temas:
Seção 1: aspectos macroscópicos da Educação a Distância e tecnologias digitais;  Seção 2: aspectos teórico-metodológicos relativos à produção de conhecimentos envolvendo pesquisas na área da Educação a Distância e tecnologias digitais;  Seção 3: análises sobre sujeitos e aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação a Distância e/ou com a incorporação de tecnologias digitais.
Esta coletânea é resultante dos trabalhos apresentados no I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e no Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED), eventos de caráter científico-tecnológico organizados pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos em parceria com o Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). O evento SIED:EnPED:2012 objetivou promover um debate sobre ensino e pesquisa na modalidade de Educação a Distância e o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais.

REALI, Aline M. de M. R.;MILL, Daniel. (Org.). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos: múltiplos enfoques. 1. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$47,00

Em estoque

em até 3x de R$15,67 sem juros

à vista R$42,30 via depósito

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Apresentação: a propósito da Educação a Distância e da incorporação das tecnologias digitais na educação

Seção 1. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: aspectos macroscópicos
Capítulo 1. Modelos de organização da EaD e suas contribuições para a democratização do conhecimento
Capítulo 2. O impacto da educação a distância nos países de grande crescimento econômico como o Brasil
Capítulo 3. Educação híbrida: a chave da inovação nas universidades canadenses
Capítulo 4. A universidade no século XXI: principais desafios e estratégias
Capítulo 5. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias
Capítulo 6. Espaço e tempo, distância e presença: conceitos para pensar a formação humana

Seção 2. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: a pesquisa em foco
Capítulo 7. A pesquisa em EaD nos últimos cinco anos: a agenda internacional
Capítulo 8. Reflexões sobre os conceitos e fundamentos de pesquisa em educação a distância
Capítulo 9. Formadores de professores e educação a distância: algumas aprendizagens
Capítulo 10. Promover inclusão social na cibercultura e educar em nosso tempo

Seção 3. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: pesquisas e experiências
Capítulo 11. Docência na educação contemporânea: um olhar sobre a metodologia de mediação on-line
Capítulo 12.Tutor é docente da EaD?
Capítulo 13. Um olhar interno para os recursos do Moodle: algumas considerações sobre participação e interação
Capítulo 14. Multiletramentos de alunos de Ciência da Computação da UFOP: possibilidades e práticas acadêmicas
Capítulo 15. O potencial das mídias sociais na formação a distância: o perfil e o interesse de estudantes e de profissionais de EaD
Capítulo 16. Educação a distância e as novas estratégias pedagógicas: ferramentas da Web 2.0 e estilos de aprendizagem
Capítulo 17. Organização de eventos por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação: relato de experiência do
SIED:EnPED: 2012

Material Complementar

Informação adicional

Dimensões 23 × 16 cm
Autor (es)

ALINE M. DE M. R. REALI, Daniel Mill

Edição

Editora

EduFSCar

Ano de Publicação

2014

Nº de páginas

330

ISBN

9788576003588

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.