Oferta!

Kit Blended

Desconto: 60%

3 Livros

Educação, Tecnologias e Design: games, blended learning, metodologias ativas e formação de professores

Este livro apresenta parte dos resultados de três Encontros de Grupos de Pesquisa, realizados no Brasil e em Portugal em 2018 e 2019, que exploram as relações entre educação e tecnologias. De Portugal, estão representadas a Universidade de Aveiro, a Universidade de Lisboa e a Universidade Aberta, enquanto do Brasil estão representadas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP) e o Centro Universitário Internacional Uninter. Outros alunos, grupos de pesquisa e instituições de ensino superior participaram também dos encontros e assinam alguns dos textos.
Diversos capítulos exploram o universo da aprendizagem baseada em games e da gamificação. Destaque para o trabalho do Edumídia — Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Mídias da UFSC, que vem desenvolvendo há anos trabalhos de referência na utilização de jogos digitais em educação.
Metodologias ativas, especificamente a aprendizagem baseada em projetos, a educação a distância e o blended learning (ou aprendizagem híbrida) são também temas de alguns textos.
Os desafios da formação de professores com o uso de tecnologias e para a educação a distância são também discutidos em vários dos 10 capítulos do livro.
Este é o primeiro de uma sequência de livros que registrarão os trabalhos apresentados nos próximos Encontros de Grupos de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Design. Esperamos que a leitura seja inspiradora e que você venha participar dos nossos próximos encontros.

Mattar, João; RAMOS, Daniela Karine (org.). Educação, tecnologias e design: games, blended learning, metodologias ativas e formação de professores, 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019.


Leitura Híbrida: propostas de práticas sociais de letramento digital

O mundo contemporâneo e a cultura digital trazem um novo desafio: preparar o leitor para um contexto híbrido de leituras. Nossos professores estão preparados? Diante dessa reflexão, o livro Leitura Híbrida traz um estudo sobre esse leitor da atualidade, aqui compreendido como leitor híbrido. Apresenta abordagem teórica/prática articulando investigações sobre os ambientes pessoais de aprendizagem (PLE) à perspectiva de ler, produzir e compartilhar como estratégia para práticas de letramento em contexto híbrido na educação. Investiga quais são as estratégias de leitura utilizadas por professores, no contexto escolar, com o uso de tecnologias digitais e de que forma se articulam com o desenvolvimento de práticas sociais de letramento digital. O resultado final dessa reflexão apresenta sugestões de diretrizes norteadoras para a utilização de estratégias para a leitura digital a fim de contribuir com futuras práticas em contextos híbridos de leitura.

NUNES, Jose da Silva. Leitura híbrida: propostas de práticas sociais de letramento digital. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.


20% a distância, e agora?

Diante de leis que, em alguns casos, permitem que 20% das disciplinas de um curso sejam ministradas on-line, os gestores e profissionais da educação se depararam com uma grande questão: como implantar essa porcentagem de modo eficiente?

Respondendo a essa e a outras questões, 20% a distância – e agora?, além de explicar o que de fato significam os 20% das aulas ministradas on-line, apresenta diversas ferramentas – como blogs, vídeos, podcasts e WebQuests – que podem ser usadas por professores e alunos para a ampliação da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, em sintonia com as demandas da educação contemporânea.

Ideal para professores e gestores das mais diversas áreas e instituições de ensino superior, é também leitura obrigatória para profissionais da educação ligados ao ensino médio e à educação corporativa.

CARLINI, Alda Luiza; TARCIA, Rita Maria Lino. 20% a distância: e agora?: orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.


FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$171,00 R$68,40

em até 3x de R$22,80 sem juros

à vista R$61,56 via depósito

Categorias: , ,

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.