Helena Machado de Paula Albuquerque, Maria Anita Viviani Martins

Fazendo Educação Continuada

Em um processo de Educação Continuada, como nas demais intervenções pedagógicas e de aperfeiçoamento educacional, é importante o respeito à cultura e aos saberes preexistentes dos sujeitos envolvidos. Essa foi uma das preocupações dos autores do presente trabalho, ao se dirigirem a milhares de educadores, de centenas de unidades escolares. Professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos, delegados de ensino e outras lideranças educacionais foram contemplados com as ações dos projetos já realizados e que serviram de pano de fundo para os textos aqui apresentados.

A valorização dos resultados deu-se por meio do diálogo entre as ações da Educação Continuada e as respostas dos envolvidos, porque estavam cotidianamente tomados pelas demandas de alunos, pais e da comunidade por eles assistidos.

Partindo de uma sensibilização para iniciar as discussões dos temas e uma posterior sintonia na linguagem das questões abordadas, o resultado foi a aceitação positiva dos conceitos trabalhados. Contando com o esforço do grupo de autores, todos altamente capacitados e reconhecidos em suas especializações, temos a satisfação de tornar disponível uma obra eminentemente referencial e prática. Uma proposta de ação e mudança, que leva em consideração a importância do envolvimento coletivo.

ALBUQUERQUE, Helena Machado de Paula; MARTINS, Maria Anita Viviani (orgs.). Fazendo educação continuada. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2013.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$44,00

Em estoque

em até 3x de R$14,67 sem juros

à vista R$39,60 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

PARTE I — FUNDAMENTOS

1 Sensibilizando

1.1 Os Cenários da Escola
Vilma Mello Biscolla
1.2 Terra e Moinhos
Helena Machado de Paula Albuquerque
Referências
1.3 Os Muros que Construímos
Vilma Mello Biscolla

2 O Método de Ensino e sua Fonte
Maria Anita Viviani Martins

2.1 O Nome
2.2 O Método de Ensino e sua Fonte
2.3 Método, Conteúdo, Finalidade

3 Buscando o Sentido das Palavras: Construindo as Bases para um Trabalho Participativo na Escola
Vitória Helena Cunha Espósito

3.1 Introdução
3.2 Buscando o Sentido das Palavras: A Experiência Participativa
3.3 A Experiência Participativa e a Percepção do Mundo, do Consenso ao Conflito
3.4 Revisitando o Conceito de Autoridade em Face de uma Proposta Participativa
3.5 Em Direção a Autonomia. Mas o que é Isso?

4 Gestão, Projeto Pedagógico E Compromisso: Compartilhando Saberes
Helena Machado de Paula Albuquerque

4.1 Por que Educação e Gestão Democráticas?
4.1.1 Gestão e Educação Democráticas — Um Avanço Legal
Referências
4.2 Construir Projetos — Reconstruir Escola
4.2.1 O Diagnóstico da Escola
4.2.2 Do Propósito Educacional
4.2.3 Estratégias de Ação
4.2.4 Plano Anual de Trabalho
4.2.5 Planejando a Sistemática de Avaliação do Projeto Pedagógico
4.2.6 Registrando Decisões — O Registro do Projeto Pedagógico
4.2.7 O Projeto Pedagógico em Execução — Ação Transformadora da Escola
4.2.8 Construção do Projeto Pedagógico — O Posicionamento do Educador
4.2.9 O Projeto Pedagógico da Escola — Abrindo Caminhos
Referências
4.3 Para Repensar e Planejar a Ação
4.3.1 Alguns Subsídios para a Elaboração do Plano de Trabalho de Profissionais da Escola
4.3.1.1 Diretor
4.3.1.2 Professor Coordenador-Pedagógico
4.3.1.3 Supervisor de Ensino
4.3.2 Para Concluir
Referências
4.4 Plano de Curso/Plano de Ensino: Componentes do Projeto Pedagógico
Helena Machado de Paula Albuquerque
Marinella Binda Rossetti
4.4.1 Orientações para Elaboração dos Planos de Ensino
Referências
4.5 A Escola como Ambiente Educativo
4.5.1 Direito à Escola e à Educação
4.5.2 Projeto da Escola e Transformação do Ambiente Escolar
Referências

5 A Ação do Administrador Escolar para uma Escola Inserida em uma Sociedade em Mudança
Maria De Los Dolores Jimenez Peña
Sônia Maria de Macedo Allegretti

PARTE II — SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

6 Reflexões sobre o Encontro de História — PEC 2001
Helenice Ciampi

6.1 Justificativa
6.2 História e Projeto Pedagógico
Referências
Anexos
Anexo 6-A — Crônica de Machado de Assis
Anexo 6-B — Artigo do Correio Paulistano e Lundu de Pae João
Anexo 6-C — Artigos e Editoriais do Correio Paulistano
Anexo 6-D — Textos Historiográficos

7 Opções Metodológicas: Correntes Psicológicas e o Alfabetizar
Maria Anita Viviani Martins

7.1 Introdução
7.2 As Práticas Realistas
7.2.1 As Teorias Behavioristas
7.2.2 O Experimentalismo-Estruturalismo
7.3 Quadro Comparativo quanto às Intervenções Docentes Usuais
7.3.1 Refletindo para Decidir sobre o que Fazer
7.3.2 Pensando na Aquisição da Leitura e da Escrita
7.3.2.1 Então Posso
7.3.2.2 Porque

8 O Corpo Humano na Educação
Ronaldo Ferreira Negrão

8.1 O Corpo e a Fisicalidade Humana
8.2 A Natureza do Movimento Humano
8.3 O Binômio Ensino-Aprendizagem e o Movimento Compartilhado
Referências

Informação adicional

Dimensões 14 × 21 cm
Organizador (es)

Helena Machado de Paula Albuquerque, Maria Anita Viviani Martins

Autor (es)

Helenice Ciampi, Maria De Los Dolores Jimenez Peña, Marinella Binola Rossetti, Ronaldo Ferreira Negrão, Sônia Maria de Macedo Allegretti, Vilma Mello Biscolla, Vitória Helena Cunha Espósito

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2005

Nº de páginas

144

ISBN

9788589311274

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.