Descrição
Sumário
PARTE I — FUNDAMENTOS
1 Sensibilizando
1.1 Os Cenários da Escola
Vilma Mello Biscolla
1.2 Terra e Moinhos
Helena Machado de Paula Albuquerque
Referências
1.3 Os Muros que Construímos
Vilma Mello Biscolla
2 O Método de Ensino e sua Fonte
Maria Anita Viviani Martins
2.1 O Nome
2.2 O Método de Ensino e sua Fonte
2.3 Método, Conteúdo, Finalidade
3 Buscando o Sentido das Palavras: Construindo as Bases para um Trabalho Participativo na Escola
Vitória Helena Cunha Espósito
3.1 Introdução
3.2 Buscando o Sentido das Palavras: A Experiência Participativa
3.3 A Experiência Participativa e a Percepção do Mundo, do Consenso ao Conflito
3.4 Revisitando o Conceito de Autoridade em Face de uma Proposta Participativa
3.5 Em Direção a Autonomia. Mas o que é Isso?
4 Gestão, Projeto Pedagógico E Compromisso: Compartilhando Saberes
Helena Machado de Paula Albuquerque
4.1 Por que Educação e Gestão Democráticas?
4.1.1 Gestão e Educação Democráticas — Um Avanço Legal
Referências
4.2 Construir Projetos — Reconstruir Escola
4.2.1 O Diagnóstico da Escola
4.2.2 Do Propósito Educacional
4.2.3 Estratégias de Ação
4.2.4 Plano Anual de Trabalho
4.2.5 Planejando a Sistemática de Avaliação do Projeto Pedagógico
4.2.6 Registrando Decisões — O Registro do Projeto Pedagógico
4.2.7 O Projeto Pedagógico em Execução — Ação Transformadora da Escola
4.2.8 Construção do Projeto Pedagógico — O Posicionamento do Educador
4.2.9 O Projeto Pedagógico da Escola — Abrindo Caminhos
Referências
4.3 Para Repensar e Planejar a Ação
4.3.1 Alguns Subsídios para a Elaboração do Plano de Trabalho de Profissionais da Escola
4.3.1.1 Diretor
4.3.1.2 Professor Coordenador-Pedagógico
4.3.1.3 Supervisor de Ensino
4.3.2 Para Concluir
Referências
4.4 Plano de Curso/Plano de Ensino: Componentes do Projeto Pedagógico
Helena Machado de Paula Albuquerque
Marinella Binda Rossetti
4.4.1 Orientações para Elaboração dos Planos de Ensino
Referências
4.5 A Escola como Ambiente Educativo
4.5.1 Direito à Escola e à Educação
4.5.2 Projeto da Escola e Transformação do Ambiente Escolar
Referências
5 A Ação do Administrador Escolar para uma Escola Inserida em uma Sociedade em Mudança
Maria De Los Dolores Jimenez Peña
Sônia Maria de Macedo Allegretti
PARTE II — SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
6 Reflexões sobre o Encontro de História — PEC 2001
Helenice Ciampi
6.1 Justificativa
6.2 História e Projeto Pedagógico
Referências
Anexos
Anexo 6-A — Crônica de Machado de Assis
Anexo 6-B — Artigo do Correio Paulistano e Lundu de Pae João
Anexo 6-C — Artigos e Editoriais do Correio Paulistano
Anexo 6-D — Textos Historiográficos
7 Opções Metodológicas: Correntes Psicológicas e o Alfabetizar
Maria Anita Viviani Martins
7.1 Introdução
7.2 As Práticas Realistas
7.2.1 As Teorias Behavioristas
7.2.2 O Experimentalismo-Estruturalismo
7.3 Quadro Comparativo quanto às Intervenções Docentes Usuais
7.3.1 Refletindo para Decidir sobre o que Fazer
7.3.2 Pensando na Aquisição da Leitura e da Escrita
7.3.2.1 Então Posso
7.3.2.2 Porque
8 O Corpo Humano na Educação
Ronaldo Ferreira Negrão
8.1 O Corpo e a Fisicalidade Humana
8.2 A Natureza do Movimento Humano
8.3 O Binômio Ensino-Aprendizagem e o Movimento Compartilhado
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.