João Mattar

Filosofia da computação da informação

Neste livro, João Mattar reflete sobre os efeitos gerados pela computação e pelas tecnologias da informação em áreas como realidade virtual, inteligência artificial, linguagem, comunicação, educação, arte, ética, direitos autorais e administração. Fundamentado em uma ampla e diversificada bibliografia, Mattar explora os pontos de contato entre a filosofia, que surgiu como pré-socráticos no século VI a.C., e a computação, que surge apenas no século XX. Onde, por exemplo, se encontram o Morfeu de Matrix e o filósofo francês René Descartes.

O livro é um convite a uma viagem para aqueles que se interessam por filosofia ou computação, além de servir de bibliografia para disciplinas que envolvam temas como Computação e Sociedade, Direito e Legislação, Ética, Tecnologias aplicadas à Educação e EaD. Esses temas são visitados pelo olhar da filosofia, resultando numa leitura fascinante que explora filmes, músicas, sites, games, legislação e vários outros elementos da sociedade da informação.

MATTAR, João. Filosofia da computação da informação. 1. ed. São Paulo: LCTE, 2009.

R$62,00

Em estoque

em até 3x de R$20,67 sem juros

à vista R$55,80 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Filosofia, Computação E Informação
Filosofia
Computação
Informação
Da Sociedade Oral à Sociedade Informática

TEORIA DO CONHECIMENTO
Introdução Teórica e História
Linguagem, Pensamento E Realidade
Metafísica da Realidade Virtual
Filosofia da Mente, Ciência Cognitivas e Inteligência Artificial

COMUNICAÇÃO E FLUXO DE INFORMAÇÃO NA ERA DA INFORMÁTICA
Comunicação Mediada por Computadores
Luditas versus Extropista: Filosofia Da Internet
Informática na Educação
Educação a Distância
Manifesto EaD
Estética a Arte Digital

ÉTICA
Introdução Teórica e Histórica
Ética da Computação e da Informação
Crimes Eletrônicos: Segurança e Privacidade no Cyberespaço
Propriedade Intelectual da Sociedade da Informação
Ética Profissional e Código de Ética em Computação

TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
Ciências, Computação e Programação
Lógica, Matemática e Programação

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA