Alda Luiza Carlini, Marta Scarpato

Ensino Superior: questões sobre a formação do professor

A formação de professores para a docência no ensino superior pode ser descrita como uma demanda contemporânea. Historicamente, os professores se formavam na vida acadêmica, no embate cotidiano da práxis universitária, na construção paciente da maneira de ensinar e avaliar. A atenção dos alunos convergia para a experiência profissional do “mestre”, para os casos bem-sucedidos que este podia narrar nas aulas.

Novos tempos, novas necessidades… A expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas, resultado da implantação de modernas instituições, ampliação de vagas, criação de cursos e carreiras, determinou a proporcional abertura de oportunidades para a docência. Como se preparar para atuar nesse espaço profissional? Como corresponder às necessidades dos alunos dos cursos de graduação? Como realizar os processos de formação profissional?

Questões como essas têm orientado a reflexão dos professores autores deste livro, que atuam na formação de docentes universitários, e são contempladas nos capítulos que organizaram. Idéias que se dispõem a compartilhar com todos que, como eles, consideram a docência no ensino superior uma tarefa complexa, para a qual será necessário preparar-se de modo integral e contínuo.

CARLINI, Alda Luiza; SCARPATO, Marta (orgs.). et al. Ensino superior: questões sobre a formação do professor. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2008.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$46,00

Em estoque

em até 3x de R$15,33 sem juros

à vista R$41,40 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Capítulo 1 – Dimensões da Formação do Professor Universitário: o “Olhar” da Filosofia
Sonia Aparecida Ignacio Silva
1.1 Introdução
1.2 Contexto: Mundo em Crise e Crise na Escola
1.3 A Cultura Escolar/Universitária e a Formação do Educador: Problemáticas a Serem Investigadas
1.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo 2 – A Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem
Marta Scarpato
2.1 Introdução
2.2 Conceituando Afetividade
2.3 Afetividade no Desenvolvimento Humano
2.4 As Diferentes Emoções Observadas no Contexto da Sala de Aula
2.5 Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem
2.6 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo 3 – Falando em Currículo
Elisa Maria Cordeiro da Paixão
3.1 Introdução
3.2 Currículo – Propostas e Análises no Brasil
3.3 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo 4 – A Profissionalização do Professor: Formadores e Formandos no Ensino Superior
Márcia Zendron de Campos
4.1 Profissionalização: do Ofício à Profissão
4.2 A Profissionalização do Ofício do Professor
4.2.1 Autonomia do professor para a profissionalização
4.3 A Formação de Professores no Contexto da Profissionalização
4.3.1 Movimento da profissionalização: o contínuo
4.4 Figura Identitária de Formador de Professor
4.4.1 O formador de professor e sua responsabilidade na profissionalização do professor
4.5 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo 5 – O Professor do Ensino Superior e a Inclusão Digital
Alda Luiza Carlini
5.1 Introdução
5.2 História
5.3 Prática
5.4 Reflexão
5.5 Praticar e Refletir
5.6 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo 6 – Interpretando a Aula à Luz do Pensamento Complexo
Fátima Cabral Bruno
6.1 Introdução
6.2 Sobre o Pensamento Complexo
6.3 A Aula à Luz da Complexidade
6.4 Usando o Método
6.5 Definindo Aula a Partir de uma Visão Sistêmica da Realidade
Referências Bibliográficas

Capítulo 7 – Fotografia e Leitura: uma Breve Explanação sobre as Possibilidades de Aplicação da Semiótica e da Semiologia na Análise da Imagem Fotográfica em Sala de Aula
Ricardo Zani
7.1 Introdução
7.2 O Fotográfico
7.3 Fotografia e Leitura
7.4 Considerações Finais

Referências Bibliográficas

Informação adicional

Dimensões 14 × 21 cm
Organizador (es)

Alda Luiza Carlini, Marta Scarpato

Autor (es)

Alda Luiza Carlini, Elisa Maria Cordeiro da Paixão, Fátima Cabral Bruno, Márcia Zendron de Campos, Marta Scarpato, Ricardo Zani, Sonia Aparecida Ignacio Silva

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2008

Nº de páginas

128

ISBN

9788589311472

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.