Descrição
Sumário
Capítulo 1 – Dimensões da Formação do Professor Universitário: o “Olhar” da Filosofia
Sonia Aparecida Ignacio Silva
1.1 Introdução
1.2 Contexto: Mundo em Crise e Crise na Escola
1.3 A Cultura Escolar/Universitária e a Formação do Educador: Problemáticas a Serem Investigadas
1.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Capítulo 2 – A Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem
Marta Scarpato
2.1 Introdução
2.2 Conceituando Afetividade
2.3 Afetividade no Desenvolvimento Humano
2.4 As Diferentes Emoções Observadas no Contexto da Sala de Aula
2.5 Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem
2.6 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Capítulo 3 – Falando em Currículo
Elisa Maria Cordeiro da Paixão
3.1 Introdução
3.2 Currículo – Propostas e Análises no Brasil
3.3 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Capítulo 4 – A Profissionalização do Professor: Formadores e Formandos no Ensino Superior
Márcia Zendron de Campos
4.1 Profissionalização: do Ofício à Profissão
4.2 A Profissionalização do Ofício do Professor
4.2.1 Autonomia do professor para a profissionalização
4.3 A Formação de Professores no Contexto da Profissionalização
4.3.1 Movimento da profissionalização: o contínuo
4.4 Figura Identitária de Formador de Professor
4.4.1 O formador de professor e sua responsabilidade na profissionalização do professor
4.5 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Capítulo 5 – O Professor do Ensino Superior e a Inclusão Digital
Alda Luiza Carlini
5.1 Introdução
5.2 História
5.3 Prática
5.4 Reflexão
5.5 Praticar e Refletir
5.6 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Capítulo 6 – Interpretando a Aula à Luz do Pensamento Complexo
Fátima Cabral Bruno
6.1 Introdução
6.2 Sobre o Pensamento Complexo
6.3 A Aula à Luz da Complexidade
6.4 Usando o Método
6.5 Definindo Aula a Partir de uma Visão Sistêmica da Realidade
Referências Bibliográficas
Capítulo 7 – Fotografia e Leitura: uma Breve Explanação sobre as Possibilidades de Aplicação da Semiótica e da Semiologia na Análise da Imagem Fotográfica em Sala de Aula
Ricardo Zani
7.1 Introdução
7.2 O Fotográfico
7.3 Fotografia e Leitura
7.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Avaliações
Não há avaliações ainda.