Descrição
SUMÁRIO
Introdução
Introdução ao ambiente de aprendizagem Redu
- Tecnologias no ensino
- Evidências da efetiva contribuição de TDICS no ensino
- Histórico do uso de tecnologias da informação no ensino
- Programa Social
- Programas sociais no ensino
- Apresentação do programa social Redu
- Considerações
- Referências
Capítulo 1. Ensino híbrido com a Redu
- Ensino remoto e metodologias híbridas
- Nova postura do professor
- prática docente: planejamento, coordenação e mediação
- Compartilhamento do conteúdo programático
- Diversidade de materiais que podem ser disponibilizados na tela Conteúdos
- Mediação
- Acompanhamento do aprendizado
- Considerações
- Referências
Capitulo 2. A temporalidade e a materialidade do ensino híbrido
- Situação de ensino híbrido
- Tempo e espaço das interações
- Criando ambientes de aprendizado na Redu
- A sequência dos módulos
- Notificação de novas aulas e novos materiais
- Revisitar o conteúdo discutido em aula a posteriori
- A materialidade de espaços e materiais
- Cultura digital das novas gerações
- Uso de aplicativos de celular no ensino híbrido
- Aplicativo da Redu para dispositivos móveis
- Conclusões
- Referências
Capítulo 3. Fenômenos cognitivos do ensino híbrido
- Colaborações em redes sociais
- Comunicação assíncrona
- Comunicação síncrona
- Percepção social e a noção de presença
- Comunicação síncrona por videoconferência
- Conclusões
- Referências
Capítulo 4. Aprendizagem e sua regulação com a Redu
- Aprendizagem: aspectos cognitivos e metacognitivos
- Autorregulação da aprendizagem
- Autorregulação da aprendizagem com a Redu
- Corregulação da aprendizagem
- Considerações
- Referências
Capítulo 5. Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido
- Avaliações da aprendizagem
- Avaliação diagnóstica, formativa e somativa no ensino híbrido
- Visualizações da atividade dos estudantes
- Considerações
- Referências
Considerações finais
Sobre os autores
Avaliações
Não há avaliações ainda.