Alex Sandro Gomes, Gabrielle Claudino, Glenda Malta, Raissa Emilia Alves

Ensino Híbrido com Rede Social Educativa

Este livro tem o objetivo de estimular o debate sobre a concepção de novos métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem voltados para criação, atualização e transformação dos processos de comunicação entre professores, estudantes e outros atores envolvidos com a área da educação. Para tanto, as autoras e o autor propuseram-se a estudar, a analisar e a apresentar para ○ público de educadores que atuam no contexto do ensino básico, técnico e superior os desafios de trabalhar sistematicamente com a plataforma Redu no ambiente educacional.

CLAUDINO, Gabrielle; MALTA, Glenda; ALVES, Raissa Emília; GOMES, Alex Sandro. Ensino Híbrido com Rede Social Educativa. 1. ed. Recife: Pipa Comunicações, 2023.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$60,00

Em estoque

em até 3x de R$20,00 sem juros

à vista R$54,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Introdução

Introdução ao ambiente de aprendizagem Redu

  • Tecnologias no ensino
  • Evidências da efetiva contribuição de TDICS no ensino
  • Histórico do uso de tecnologias da informação no ensino
  • Programa Social
  • Programas sociais no ensino
  • Apresentação do programa social Redu
  • Considerações
  • Referências

Capítulo 1. Ensino híbrido com a Redu

  • Ensino remoto e metodologias híbridas
  • Nova postura do professor
  • prática docente: planejamento, coordenação e mediação
  • Compartilhamento do conteúdo programático
  • Diversidade de materiais que podem ser disponibilizados na tela Conteúdos
  • Mediação
  • Acompanhamento do aprendizado
  • Considerações
  • Referências

Capitulo 2. A temporalidade e a materialidade do ensino híbrido

  • Situação de ensino híbrido
  • Tempo e espaço das interações
  • Criando ambientes de aprendizado na Redu
  • A sequência dos módulos
  • Notificação de novas aulas e novos materiais
  • Revisitar o conteúdo discutido em aula a posteriori
  • A materialidade de espaços e materiais
  • Cultura digital das novas gerações
  • Uso de aplicativos de celular no ensino híbrido
  • Aplicativo da Redu para dispositivos móveis
  • Conclusões
  • Referências

Capítulo 3. Fenômenos cognitivos do ensino híbrido

  • Colaborações em redes sociais
  • Comunicação assíncrona
  • Comunicação síncrona
  • Percepção social e a noção de presença
  • Comunicação síncrona por videoconferência
  • Conclusões
  • Referências

Capítulo 4. Aprendizagem e sua regulação com a Redu

  • Aprendizagem: aspectos cognitivos e metacognitivos
  • Autorregulação da aprendizagem
  • Autorregulação da aprendizagem com a Redu
  • Corregulação da aprendizagem
  • Considerações
  • Referências

Capítulo 5. Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido

  • Avaliações da aprendizagem
  • Avaliação diagnóstica, formativa e somativa no ensino híbrido
  • Visualizações da atividade dos estudantes
  • Considerações
  • Referências

Considerações finais

Sobre os autores

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Alex Sandro Gomes, Gabrielle Claudino, Glenda Malta, Raissa Emilia Alves

Edição

Editora

Pipa

Ano de Publicação

2023

Nº de páginas

186

ISBN

9786587033532

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.