Daniel Mill, Nara Maria Pimentel

Educação a distância: desafios contemporâneos

Este livro contribui para a compreensão dos quatro elementos básicos da educação em geral (gestão, docência, discência e materiais didáticos) e busca apoiar as ações de educadores, gestores e outros interessados em sistemas de EaD (educação a distância). Esta coletânea é composta de 16 textos que representam diferentes pontos de vista, com reflexões de vários autores sobre assuntos fundamentais para a modalidade de EaD. Apenas para fins didáticos e com vistas ao agrupamento dos textos, estruturamos os capítulos em três partes complementares e articuladas. Na primeira parte, agrupamos textos mais voltados para os processos educacionais em termos de ensino, aprendizagem e inovação. Na segunda parte, agrupamos textos tangentes aos processos educacionais com foco em gestão, estrutura e funcionamento do ensino-aprendizagem. Por fim, a terceira parte traz textos com análises mais amplas, em nível macro, enfocando discussões políticas educacionais governamentais e de institucionalização da modalidade de EaD. No início de cada parte, apresentamos os textos componentes da mesma, comentando-os resumidamente num capítulo introdutório. Esperamos que esta coletânea represente uma contribuição ímpar para os leitores, em especial os defensores ou trabalhadores da educação a distância.

MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2010.

R$42,00

Em estoque

em até 3x de R$14,00 sem juros

à vista R$37,80 via depósito

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Parte I — Processos educacionais em Educação a Distância: ensino, aprendizagem e inovação
Capítulo 1. Ensino, aprendizagem e inovação em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
Capítulo 2. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância
Capítulo 3. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na Educação a Distância
Capítulo 4. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância
Capítulo 5. Inovações? Tecnológicas? na Educação
Capítulo 6. Currículo, avaliação e acompanhamento na Educação a Distância
Capítulo 7. Avaliação de material didático em Educação a Distância sob o olhar discente

Parte II — Processos educacionais em Educação a Distância: gestão, estrutura e funcionamento
Capítulo 8. Gestão, estrutura e funcionamento da Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
Capítulo 9. A gestão da Educação a Distância no Brasil..
Capítulo 10. Virtualidades e limitações do e-learning: o caso da Universidade Aberta (Portugal).
Capítulo 11. Material didático impresso na Educação a Distância: experiências e lições apre(e)ndidas
Capítulo 12. O acesso à educação e os Polos de Apoio Presencial: sujeitos em transformação
Capítulo 13. Gestão de Polos de Apoio Presencial para o sistema Universidade Aberta do Brasil..
Capítulo 14. Sistemas logísticos em Educação a Distância: uma visão crítica

Parte III — Processos educacionais em Educação a Distância: institucionalização e políticas públicas
Capítulo 15. Institucionalização e políticas públicas em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
Capítulo 16. Mídia-educação e Educação a Distância na formação de professores
Capítulo 17. A Educação Superior a Distância nas universidades públicas no Brasil: reflexões e práticas .
Capítulo 18. A institucionalização da Universidade Aberta de Portugal e as suas metamorfoses
Capítulo 19. Modelo de formación tutorial CPEIPVirtual.
Capítulo 20. Institucionalização da EaD nas IES públicas: uma perspectiva histórico-crítica e emancipadora

Material Complementar

Informação adicional

Peso 0.640 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Autor (es)

Daniel Mill, Nara Maria Pimentel

Edição

Editora

EduFSCar

Ano de Publicação

2010

Nº de páginas

344

ISBN

9788576002154

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.