George Veletsianos

Emergência e Inovação na Aprendizagem Digital: fundamentos e aplicações

Os sistemas educacionais em todo o mundo estão enfrentando enormes transformações como resultado de mudanças socioculturais, políticas, econômicas, demográficas e tecnológicas. Em particular, as tecnologias emergentes (mídias sociais, jogos sérios, software adaptativo) e práticas emergentes (abertura, modelagem do usuário) foram anunciadas como se proporcionassem oportunidades para transformar a educação, a aprendizagem e o ensino. Essas discussões muitas vezes postulam que novas ideias — sejam tecnologias ou práticas — abordarão problemas educacionais (livros didáticos abertos talvez tornem a faculdade mais acessível) ou fornecerão oportunidades para repensar as maneiras como a educação é organizada e implementada (por exemplo, a coleta e a análise de big data podem permitir que os designers desenvolvam algoritmos que forneçam feedback inicial e crítico para alunos em risco). No entanto, as maneiras como as inovações e práticas emergentes são usadas em contextos de aprendizagem digital são muito mais complexas e elusivas. Neste livro, eu combino o trabalho associado à emergência na educação online para conceituar, projetar, criticar, aprimorar e compreendê-la. Este volume organizado reúne experiências internacionais, conhecimento disperso e perspectivas multidisciplinares para uso por membros de comunidades de pesquisa e profissionais de aprendizagem digital inovadora.

VALETSIANOS, George. (org.). Emergência e inovação na aprendizagem digital: fundamentos e aplicações. Tradução: João Mattar e David Wesley Amado Duarte. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021.

Download gratuito

R$0,00

Categorias: , , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS

INTRODUÇÃO
George Veletsianos

PARTE 1: FUNDAMENTOS

1 AS CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DE TECNOLOGIAS EMERGENTES E PRÁTICAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO DIGITAL
George Veletsianos

2. COMPLEXIDADE, DESORDEM E AINDA-NÃO: ENSINO ONLINE COM TECNOLOGIAS EMERGENTES
Jen Ross e Amy Collier

3. TEORIAS PARA APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS EMERGENTES
Terry Anderson

4. MODELOS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES
Royce Kimmons e Cassidy Hall

5. MÚLTIPLOS PAPÉIS DE APRENDIZAGEM EM UMA ERA CONECTADA: QUANDO A DISTÂNCIA SIGNIFICA MENOS DO QUE NUNCA
Elizabeth Wellburn e B. J. Eib

PARTE 2: APLICAÇÕES

6. MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS E ANÁLISE DA APRENDIZAGEM: POTENCIAL E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ONLINE
R. S. Baker e P. S. Inventado

7. PRÁTICAS EMERGENTES: DOIS ESTUDOS DE CASO NO MOODLE EM EDUCAÇÃO ONLINE
Andrew Whitworth e Angela D. Benson

8. QUESTÕES SOBRE PESQUISA, DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM
Trey Martindale eMichael Dowdy

9. PROJETANDO UMA APRENDIZAGEM SOCIAL E ABERTA
Alec Couros e Katia Hildebrandt

10. O FENOMENAL MOOC: EFEITOS SOCIOCULTURAIS DE UM MODELO DE APRENDIZAGEM MARGINAL
Rolin Moe

11. TECNOLOGIAS BASEADAS EM ARTES CRIAM COMUNIDADE EM CURSOS ONLINE
Beth Perry e Margaret Edwards

PENSAMENTOS FINAIS
George Veletsianos

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS TRADUTORES

Informação adicional

Organizador (es)

George Veletsianos

Edição

Autor (es)

Alec Couros, Amy Collier, Andrew Whitworth, Angela D. Benson, B. J. Eib, Beth Perry, Cassidy Hall, Elizabeth Wellburn, George Veletsianos, Jen Ross, Katia Hildebrandt, Margaret Edwards, Michael Dowdy, P. S. Inventado, R. S. Baker, Rolin Moe, Royce Kimmons, Trey Martindale, Terry Anderson

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2021

Nº de páginas

235

ISBN

9786586977035

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.