Romero Tori

Educação sem Distância: Mídias e Tecnologias na Educação a Distância no Ensino Híbrido e na Sala de Aula

Educação sem Distância, em sua terceira edição, revista, atualizada e ampliada(de 194 para 466 páginas), discute como as mídias, novas e tradicionais, podem contribuir para a redução de distâncias em atividades educacionais. Sem recorrera receitas prontas nem modismos, são apresentados e discutidos conceitos fundamentais relacionados ao uso de mídias em processos educacionais, seja na educação a distância, no ensino híbrido, nas aulas remotas ou na tradicional sala de aula. Tecnologias interativas, incluindo games, realidade virtual e aumentada, são desvendadas, mostrando-se características, potenciais e diferenciais, bem como desafios e cuidados a tomar para aplicá-las na educação.

Escrito em uma linguagem acessível, porém com profundidade, rigor e forte fundamentação teórico-conceitual, possibilita ao leitor compreender temas fora de seu domínio de conhecimento ou repensar conceitos e paradigmas que porventura já conheça. Quem desejar se aprofundar em determinado tópico encontrará referências e propostas de atividades de estudo. Interessados em soluções práticas
encontrarão dicas e sugestões.

Esta é uma obra essencial para quem deseja se manter atualizado e preparado para uma educação inovadora e de qualidade, capaz de enfrentar desafios atuais e futuros, sejam professores, pedagogos, designers instrucionais, coordenadores, dirigentes, pesquisadores ou leitores interessados no tema educação. Também pode ser adotada como livro-texto em cursos de capacitação de professores ou
designers instrucionais, bem como na educação formal, em nível de graduação ou de pós-graduação. Todos os 23 capítulos trazem sugestões de atividades para serem desenvolvidas por participantes de cursos que adotem este livro.

TORI, Romero. Educação sem distância: mídias e tecnologias na educação a distância no ensino híbrido e na sala de aula . 3. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$95,00

em até 3x de R$31,67 sem juros

à vista R$85,50 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO DA 3ª EDIÇÃO
APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO
APRESENTAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO

PREFÁCIO

PARTE 1: A DISTÂNCIA QUE APROXIMA
1. PRESENCIAL, EAD OU HÍBRIDA, MAS “SEM DISTÂNCIA”
2. HÍBRIDO: A SIMBIOSE ENTRE FÍSICO E DIGITAL
3. MEIO, MENSAGEM E APRENDIZAGEM
4. A DISTÂNCIA DESCONSTRUÍDA
5. A INTERATIVIDADE APROXIMA

PARTE 2: A PRESENÇA QUE FLUI
6. ESTAR PRESENTE, A DISTÂNCIA
7. MAIS QUE PRESENTE: IMERSO
8. MOTIVAR OU NÃO DESMOTIVAR?
9. APRENDER DEVE SER UM FLUIR, NÃO UM SOFRER
10. APRENDER PODE SER DIVERTIDO: GAMES E GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

PARTE 3: DISTÂNCIA E PRESENÇA NA MEDIDA CERTA
11. MÉTRICAS DE PROXIMIDADE
12. AVALIAÇÃO DA INTERATIVIDADE
13. ESTIMATIVA DA IMERSÃO

PARTE 4: AS TECNOLOGIAS QUE APROXIMAM
14. OBJETOS DE APRENDIZAGEM — OA
15. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM — AVA
16. REALIDADE VIRTUAL — RV
17. REALIDADE AUMENTADA — RA
18. METAVERSO — MV
19. VÍDEO — VD
20. VIDEOCONFERÊNCIA — VC
21. VÍDEO IMERSIVO — VI
22. VIDEOGAME — VG
23. O FUTURO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA

REFERÊNCIAS 
APÊNDICE 1 — TAXONOMIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO
APÊNDICE 2 — O ÍNDICE PP
APÊNDICE 3 — DEDUÇÃO DA FÓRMULA PP BÁSICA
APÊNDICE 4 — REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM
APÊNDICE 5 — PADRÕES DE METADADOS
APÊNDICE 6 — FATORES HUMANOS E DE INTERAÇÃO NO DESIGN DE INTERFACES DE RA ESPACIAL

Informação adicional

Peso 0.751 kg
Dimensões 16.0 × 23.0 × 2.7 cm
Organizador (es)

Romero Tori

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2022

Nº de páginas

466

ISBN

9786586977127

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.