Greg Kearsley

Educação on-line: Aprendendo e Ensinando

Neste livro você aprenderá o essencial sobre ensino e aprendizagem on-line. Greg Kearsley explora os temas fundamentais da educação on-line, além de tratar dos diversos tipos de ambientes de aprendizagem on-line, como escolas de ensino fundamental, ensino superior, corporações e agências do governo e organizações sem fins lucrativos. Esta introdução ao uso do computador e da internet na aprendizagem e no ensino, entre outros assuntos, inclui:

aplicativos on-line e como utilizá-los em atividades de ensino e aprendizagem (linhas/fórum de discussão, conferência em tempo real, groupware, transferência de arquivos, aplicativos e simulações);
características de um aprendiz on-line bem-sucedido e de um ambiente de aprendizagem on-line eficaz (e como compará-los a uma sala de aula convencional);
importantes questões de ensino on-line (interatividade e participação, feedback, moderação e facilitação, eficácia, carga horária e colaboração entre docentes); e
elaboração de cursos on-line (metodologia, função e forma, trabalho em grupo, documentação de curso, integração de atividades on-line e no campus, autoria).

Aplicações
Livro-texto recomendado para professores, ou futuros professores, que queiram entender o que é a educação on-line, especialmente para as áreas de Educação e Pedagogia e para demais licenciaturas, como História, Geografia, Matemática, Tecnologias, Ciência da Computação e áreas relacionadas ao desenvolvimento de projetos tecnológicos em educação. Indicado também para profissionais de administração escolar, coordenação pedagógica de psicologia e filosofia da educação, e para todos os que queiram aperfeiçoar sua prática e atualizar-se profissionalmente.

KEARSLEY, Greg. Educação on-line: aprendendo e ensinando. 1. ed. São Paulo: Cengage, 2012.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$75,00

Em estoque

em até 3x de R$25,00 sem juros

à vista R$67,50 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
A história dos computadores na educação
     Seymour Papert: liberando a mente dos jovens
Temas que compõem a educação on-line
Admirável mundo novo
Ideias principais
Questões para reflexão

2. O ALCANCE DA EDUCAÇÃO ON-LINE
Redes
Educação superior
Escolas de ensino fundamental e ensino médio
Corporações e agências governamentais
Organizações sem fins lucrativos
Educação em casa
Espaço público
     Margaret Riel:  círculos de aprendizagem
Consclusão
Ideias principais
Questão para reflexão

3. ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO ON-LINE
E-mail
Linhas de discução
Conferência em tempo real
MUDs/MOOs
Videoconferência
Audioconferência
Groupware
Transferência de arquivos
Aplicativos
Simulações
     Beverly Hunter: computadores como ferramentas
Desenvolvimento e gerenciamento de currículo
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

4. PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ON-LINE
Impacto no aproveitamento do aluno
Avaliação de cursos baseados na Web
Impacto em nível escolar
A natureza da interação em sala de aula
Conferências virtuais
Comunidade de aprendizagem
     Linda Harasim: estudando os efeitos da interação on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

5. APRENDIZAGEM
Aprendendo a aprender
O ambiente social
Teoria do engajamento
Netiqueta
Conhecimentos básicos de informática
Necessidade especiais
Igualdade de gêneros
Norman Coombs: tecnologia adaptativa para a comunicação on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

6. ENSINO ON-LINE
Interatividade e participação
Feedback
Carga horária
Moderação e facilitação
Eficácia
Colaboração entre docentes
Avaliação do aluno
     Betty Collis: Perspectiva mundial em teleaprendizagem
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

7. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS ON-LINE
Metodologia de desenvolvimento
Forma e função
Trabalho em grupo
Documento do curso
Interação de atividades on-line e presenciais
A elaboração de cursos
Qualidade do curso
     Judi Harris: mentoria on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

8. ORGANIZAÇÃO E REDE
Instalações físicas e equipe de suporte
Padrões de estudo e trabalho
Relações de poder
Centralização/descentralização
Cooperação e competição
     Al Rogers: conectando crianças do mundo inteiro
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

9. NORMAS
Propriedade
Controle de qualidade
Carga horária do aluno/professor
Credenciamento e certificação
Uso aceitável
Jason Ohler: explorando a fronteira eletrônica
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

10. EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO
Acesso: ricos e pobres
Tecnologia: para o bem ou para o mal?
Privacidade
Qualidade da informação on-line
Custos e benefícios
Escolas virtuais
Organizações que moldam a educação on-line
Resistência à mudança
     Curtis Bonk: colaboração eletrônica
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

11. QUANDO OS ELÉTRONS ATINGEM A TELA
Como elaborar um curso on-line
Conexão
Financiamento e recursos
A escolha do software
Resolução dos problemas
     Mariano Bernardez: desenvolvimento profissional on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

12. DIREÇÕES FUTURAS
Computação em tudo
Softwares inteligentes
A fusão entre televisão, telecomunicação e computação
Ambientes virtuais
Processamento da fala
Tradução automática
Gestão do conhecimento
     Paul Levinson: visionário da tecnologia da informação
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão

13. FONTES DE INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Periódicos/revistas
Anais de conferências/workshops
Associações
Coleções/arquivos
Centro de pesquisa
Redes

APÊNDICE: Estudo de caso
Faculdades Comunitárias de Maricopa
Escolas de Boulder Valley
Global Council of Corporate Universities
Tech Corps
Livros-texto on-line
Academia de Redes Cisco (Cisco Networking Academy)
Cyberchase
History Channel
Secretaria de Educação do Kentucky
Tapped In
Max@School

Informação adicional

Dimensões 22,6 × 16 cm
Organizador (es)

Greg Kearsley

Edição

Editora

Cengage

Ano de Publicação

2012

Nº de páginas

232

ISBN

9788522111343

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…