Descrição
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A história dos computadores na educação
Seymour Papert: liberando a mente dos jovens
Temas que compõem a educação on-line
Admirável mundo novo
Ideias principais
Questões para reflexão
2. O ALCANCE DA EDUCAÇÃO ON-LINE
Redes
Educação superior
Escolas de ensino fundamental e ensino médio
Corporações e agências governamentais
Organizações sem fins lucrativos
Educação em casa
Espaço público
Margaret Riel: círculos de aprendizagem
Consclusão
Ideias principais
Questão para reflexão
3. ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO ON-LINE
E-mail
Linhas de discução
Conferência em tempo real
MUDs/MOOs
Videoconferência
Audioconferência
Groupware
Transferência de arquivos
Aplicativos
Simulações
Beverly Hunter: computadores como ferramentas
Desenvolvimento e gerenciamento de currículo
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
4. PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ON-LINE
Impacto no aproveitamento do aluno
Avaliação de cursos baseados na Web
Impacto em nível escolar
A natureza da interação em sala de aula
Conferências virtuais
Comunidade de aprendizagem
Linda Harasim: estudando os efeitos da interação on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
5. APRENDIZAGEM
Aprendendo a aprender
O ambiente social
Teoria do engajamento
Netiqueta
Conhecimentos básicos de informática
Necessidade especiais
Igualdade de gêneros
Norman Coombs: tecnologia adaptativa para a comunicação on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
6. ENSINO ON-LINE
Interatividade e participação
Feedback
Carga horária
Moderação e facilitação
Eficácia
Colaboração entre docentes
Avaliação do aluno
Betty Collis: Perspectiva mundial em teleaprendizagem
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
7. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS ON-LINE
Metodologia de desenvolvimento
Forma e função
Trabalho em grupo
Documento do curso
Interação de atividades on-line e presenciais
A elaboração de cursos
Qualidade do curso
Judi Harris: mentoria on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
8. ORGANIZAÇÃO E REDE
Instalações físicas e equipe de suporte
Padrões de estudo e trabalho
Relações de poder
Centralização/descentralização
Cooperação e competição
Al Rogers: conectando crianças do mundo inteiro
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
9. NORMAS
Propriedade
Controle de qualidade
Carga horária do aluno/professor
Credenciamento e certificação
Uso aceitável
Jason Ohler: explorando a fronteira eletrônica
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
10. EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO
Acesso: ricos e pobres
Tecnologia: para o bem ou para o mal?
Privacidade
Qualidade da informação on-line
Custos e benefícios
Escolas virtuais
Organizações que moldam a educação on-line
Resistência à mudança
Curtis Bonk: colaboração eletrônica
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
11. QUANDO OS ELÉTRONS ATINGEM A TELA
Como elaborar um curso on-line
Conexão
Financiamento e recursos
A escolha do software
Resolução dos problemas
Mariano Bernardez: desenvolvimento profissional on-line
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
12. DIREÇÕES FUTURAS
Computação em tudo
Softwares inteligentes
A fusão entre televisão, telecomunicação e computação
Ambientes virtuais
Processamento da fala
Tradução automática
Gestão do conhecimento
Paul Levinson: visionário da tecnologia da informação
Conclusão
Ideias principais
Questão de reflexão
13. FONTES DE INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Periódicos/revistas
Anais de conferências/workshops
Associações
Coleções/arquivos
Centro de pesquisa
Redes
APÊNDICE: Estudo de caso
Faculdades Comunitárias de Maricopa
Escolas de Boulder Valley
Global Council of Corporate Universities
Tech Corps
Livros-texto on-line
Academia de Redes Cisco (Cisco Networking Academy)
Cyberchase
History Channel
Secretaria de Educação do Kentucky
Tapped In
Max@School
Avaliações
Não há avaliações ainda.