Descrição
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – Educação Especial ou Educação Especializada..
1.1 Uma breve história da educação especial no Brasil
1.1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo #º
1.2 Um retrato atual da educação inclusiva
CAPÍTULO 2 – Indicações para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Definição para as Necessidade Educacionais Especiais
2.1 Por que diferenciar dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e necessidades especiais?
2.2 Dificuldades de aprendizagem
2.3 Distúrbios de aprendizagem
2.3.1 Sobre dislexia
2.3.2 Sobre disortografia
2.3.3 Sobre disgrafia
2.3.4 Sobre discalculia
2.4 Necessidades especiais
CAPÍTULO 3 – Entendendo as Deficiências
3.1 Deficiência física
3.2 Deficiência sensorial
3.2.1 Deficiência auditiva
3.2.2 Deficiência visual
3.3 Deficiência intelectual
3.4 Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD)
3.5 Altas habilidades e superdotação
3.6 Deficiência múltipla
3.7 Surdo-cegueira
3.7.1 Alfabeto datilológico
3.7.2 Tadoma
3.7.3 Sistema Melossi
CAPÍTULO 4 – Aprendizagem e Inclusão: Como Elas se Conectam?
4.1 O que é aprendizagem?
4.2 Aprendizagem e deficiência
4.3 Inclusão social
CAPÍTULO 5 – Tecnologias – Seus Tipos e Uso
5.1 O que é tecnologia?
5.2 Tecnologia Assistiva
5.2.1 Tipos e classificação
5.2.2 Categoria de Tecnologia Assistiva
5.2.3 Auxílio para a vida diária e vida prática
5.2.4 Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
5.2.5 Sistema de controle de ambiente
5.2.6 Projeto arquitetônicos para acessibilidade
5.2.7 Órteses e próteses
5.2.8 Adequação postural
5.2.9 Auxílios de mobilidade
5.2.10 Auxílios para qualificação da habilidade visual e recursos que ampliam a informação a pessoas com baixa visão ou cegas
5.2.11 Auxílio para pessoas como surdez ou com déficit auditivo
CAPÍTULO 6 – Tecnologia, Educação e Inclusão: Como é na Prática?
6.1 Deficiência visual
6.2 Deficiência auditiva
6.2.1 Aplicativo Hand Talk Tradutor para Libras
6.3 Deficiência motora
6.4 Dislexia e outros distúrbios de leitura e aprendizagem
6.5 Dificuldade de fala
6.6 Síndrome de Dow e outras deficiência intelectuais
CAPÍTULO 7 – Considerações Finais
Avaliações
Não há avaliações ainda.