Descrição
Sumário
Apresentação
Capítulo I – Contextos de Aprendizagem e Integração/Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Armindo J. Rodrigues
I.1 Educação e Diversidade
I.2 A Organização e Gestão dos Contextos de Aprendizagem
I.2.1 A organização e gestão da classe
I.2.2 A condução do processo ensino-aprendizagem
I.3 Contextos de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais
Referências Bibliográficas
Capítulo II – Formação de Professores: Algumas Reflexões
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
II.1 Bases Conceituais
II.2 Perspectivas de Ordem Prática
II.3 Possíveis Articulações
Referências Bibliográficas
Capítulo III – Perspectivas da Escola Inclusiva: Algumas Reflexões
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro
III.1 Introdução
III.2 Fundamentos e Breve Histórico
III.3 O Momento Atual
III.4 O Século XXI – A Escola que se Projeta
Referências Bibliográficas
Capítulo IV – A Análise de Necessidades na Formação Contínua de Professores: Um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Maria Odete Emygdio da Silva
IV.1 Introdução
IV.2 Enquadramento Metodológico
IV.3 Necessidades de Formação: Que Propostas?
IV.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Capítulo V – O Trabalho Pedagógico no Ambiente Hospitalar: Um Espaço em Construção
Kátia R. M. Caiado
V.1 A Classe Hospitalar no Brasil
V.2 Sobre o Alunado das Classes Hospitalares
V.3 Conversando com Professoras da Classe Hospitalar
V.4 Refletindo sobre a Formação do Professor da Classe Hospitalar
Referências Bibliográficas
Capítulo VI – A Universidade e o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: Reflexões e Proposições
Laura Ceretta Moreira
VI.1 Buscando Caminhos
Referências Bibliográficas
Capítulo VII – Materiais e Recursos de Ensino para Deficientes Visuais
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel e Adriano Monteiro de Castro
VII.1 Introdução
VII.2 Dimensões Conceituais – O Significado dos Materiais
na Educação Especial
VII.3 Possíveis Categorizações de Materiais e Recursos
VII.4 Direções na Realidade da Educação Escolar
Referências Bibliográficas
Capítulo VIII – As Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
Referências Bibliográficas
Capítulo IX – Aspectos de Intervenção na Área da Educação Física Escolar e a Política Inclusiva
Maria Elisa Caputo Ferreira
IX.1 Educação e Educação Física Escolar
IX.2 A Política Inclusiva
IX.3 Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Anexo 1 – Parecer CNE/CEB no 17, de 3 de julho de 2001
Anexo 2 – Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001
Avaliações
Não há avaliações ainda.