Maria Luisa Sprovieri Ribeiro, Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Educação Especial: do querer ao fazer

Esta obra visa trazer ao público algumas questões presentes nas discussões atuais sobre a Educação Especial, tendo como eixo norteador a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no contexto da Educação Escolar.

Destina-se a professores especializados bem como aos que atuam na Educação Básica e se interessam pelas perspectivas pedagógicas oferecidas pela inclusão do aluno no cotidiano das salas de aula e da escola como um todo.

Espera-se contribuir para reflexões além dos temas abordados, por parte dos professores e equipes pedagógicas, pontuando especificidades ligadas ao trabalho escolar desenvolvido com e para pessoas com necessidades educativas especiais. Para tanto, consideram-se a diversidade e a heterogeneidade como desafios às práticas atuais e o convívio com a singularidade dos alunos como oportunidade de enriquecimento da formação profissional das equipes envolvidas.

RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri; BAUMEL, JRoseli Cecília Rocha de Carvalho (org.). Educação especial: do querer ao fazer. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2003.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$60,00

Em estoque

em até 3x de R$20,00 sem juros

à vista R$54,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Apresentação

Capítulo I – Contextos de Aprendizagem e Integração/Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Armindo J. Rodrigues

I.1 Educação e Diversidade
I.2 A Organização e Gestão dos Contextos de Aprendizagem
I.2.1 A organização e gestão da classe
I.2.2 A condução do processo ensino-aprendizagem
I.3 Contextos de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais
Referências Bibliográficas

Capítulo II – Formação de Professores: Algumas Reflexões
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

II.1 Bases Conceituais
II.2 Perspectivas de Ordem Prática
II.3 Possíveis Articulações
Referências Bibliográficas

Capítulo III – Perspectivas da Escola Inclusiva: Algumas Reflexões 
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro

III.1 Introdução
III.2 Fundamentos e Breve Histórico
III.3 O Momento Atual
III.4 O Século XXI – A Escola que se Projeta
Referências Bibliográficas

Capítulo IV – A Análise de Necessidades na Formação Contínua de Professores: Um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Maria Odete Emygdio da Silva

IV.1 Introdução
IV.2 Enquadramento Metodológico
IV.3 Necessidades de Formação: Que Propostas?
IV.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo V – O Trabalho Pedagógico no Ambiente Hospitalar: Um Espaço em Construção
Kátia R. M. Caiado

V.1 A Classe Hospitalar no Brasil
V.2 Sobre o Alunado das Classes Hospitalares
V.3 Conversando com Professoras da Classe Hospitalar
V.4 Refletindo sobre a Formação do Professor da Classe Hospitalar
Referências Bibliográficas

Capítulo VI – A Universidade e o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: Reflexões e Proposições
Laura Ceretta Moreira

VI.1 Buscando Caminhos
Referências Bibliográficas

Capítulo VII – Materiais e Recursos de Ensino para Deficientes Visuais
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel e Adriano Monteiro de Castro

VII.1 Introdução
VII.2 Dimensões Conceituais – O Significado dos Materiais
na Educação Especial
VII.3 Possíveis Categorizações de Materiais e Recursos
VII.4 Direções na Realidade da Educação Escolar
Referências Bibliográficas

Capítulo VIII – As Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Referências Bibliográficas

Capítulo IX – Aspectos de Intervenção na Área da Educação Física Escolar e a Política Inclusiva
Maria Elisa Caputo Ferreira

IX.1 Educação e Educação Física Escolar
IX.2 A Política Inclusiva
IX.3 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Anexo 1 – Parecer CNE/CEB no 17, de 3 de julho de 2001
Anexo 2 – Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Maria Luisa Sprovieri Ribeiro, Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Autor (es)

Adriano Monteiro de Castro, Armindo J. Rodrigues, Kátia R. M. Caiado, Laura Ceretta Moreira, Maria Elisa Caputo Ferreira, Maria Luisa Sprovieri Ribeiro, Maria Odete Emygdio da Silva, Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2003

Nº de páginas

192

ISBN

9788589311076

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.