Descrição
Sumário
CAPÍTULO 1 – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: DESCRIÇÃO E FUNDAMENTOS
José Armando Valente
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 BREVE DESCRIÇÃO DO PROINFO
1.3 O “ESTAR JUNTO VIRTUAL”, VIA REDE TELEMÁTICA
1.4 APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
1.5 O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO1.5.1 Disciplinas do curso
1.5.2 Participantes do curso
1.5.3 Metodologia
1.5.4 Acompanhamento e avaliação dos professores-alunos
1.5.5 Principais resultados1.6 DISCUSSÕES
1.7 CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 2 – DE OLHOS PARA O CURSO
Odete Sidericoudes
2.1 OS PROFESSORES-ALUNOS DO CURSO
2.2 O CORPO DOCENTE DO CURSO
2.3 PROFESSORES-ALUNOS QUE EFETIVAMENTE PARTICIPARAM DO CURSO
2.4 DESENVOLVIMENTO DO CURSO
2.5 ACESSOS DOS PROFESSORES-ALUNOS NOS DIFERENTES AMBIENTES DO TELEDUC
2.6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
CAPÍTULO 3 – REDESENHANDO ESTRATÉGIAS NA PRÓPRIA AÇÃO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR A DISTÂNCIA EM AMBIENTE DIGITAL
Maria Elisabette B. Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
3.2 SOBRE NOSSOS PAPÉIS
3.3 SOBRE A POSTURA DO EDUCADOR
3.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 4 – REALIZAÇÃO DE PROJETOS BASEADOS EM TEXTO
Vitória Kachar Hernandes
4.1 SUPERANDO OS DESAFIOS INICIAIS
4.2 OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
4.3 O PROCESSADOR DE TEXTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS
4.4 O PROCESSADOR DE TEXTOS E O ENCONTRO COM A CRIAÇÃO
4.5 IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO
4.6 ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO CURSO
4.7 OUTRAS NOVAS APRENDIZAGENS
4.8 FINALIZANDO…
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 5 – CONFERÊNCIA INTERATIVA NO CIBERESPAÇO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Simão Pedro P. Marinho
5.1 INTRODUÇÃO
5.2 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
5.3 CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 6 – O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A INTERNET
Celso Vallin
6.1 SÉCULO XX E MUDANÇA DE PARADIGMA
6.2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA INTERNET
6.3 INTERATIVIDADE PRÁTICA E CONCEITUAL
6.4 O CURSO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 7 – AMBIENTE DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA
João Vilhete V. D’Abreu
7.1 INTRODUÇÃO
7.2 O QUE É O AMBIENTE LEGO-LOGO
7.3 AMBIENTE LEGO-LOGO PRESENCIAL VERSUS DISTÂNCIA
7.4 AMBIENTE SIROS (SISTEMAS ROBÓTICOS COM SUPERLOGO)
7.5 CONFERÊNCIA SOBRE ROBÓTICA PEDAGÓGICA
7.6 DESENVOLVIMENTO
7.7 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 8 – CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA INTERNET À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Lucila Pesce de Oliveira
8.1 INTRODUÇÃO
8.2 ANALISANDO A DISCIPLINA INTERNET
8.3 RESULTADOS OBSERVADOS
8.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAPÍTULO 9 – ESCRITA/LEITURA E COMPUTADORES: O USO DO EDITOR DE TEXTO NA ESCOLA
Fernanda Maria Pereira Freire
9.1 INTRODUÇÃO
9.2 O EDITOR DE TEXTO E O TEXTO
9.3 OS DIZERES DOS PARTICIPANTES SOBRE O TEMA
9.3.1 Benefícios técnicos do uso do computador em relação à escrita/leitura
9.3.2 Diferentes concepções educacionais sobre o que é produzir um texto
9.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 10 – INTRODUZINDO A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Myrtes Alonso e Sonia Maria de M. Alegretti
10.1 INTRODUZINDO O ASSUNTO
10.2 EXPLICITANDO O CONCEITO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UTILIZADO
10.3 A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
10.4 O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E A DINÂMICA DO CURSO
10.5 POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
10.6 DIFICULDADES CONSTATADAS NA EXPERIÊNCIA E LIMITAÇÕES PERCEBIDAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 11 – CONVERSANDO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE A DISTÂNCIA
Ivani Catarina Arantes Fazenda
11.1 INTRODUÇÃO
11.2 1ª ETAPA: DA TRILHA PRINCIPAL
11.3 2ª ETAPA: DOS ATALHOS ESCOLHIDOS
11.4 3ª ETAPA: PISTAS MAIS ESQUEMÁTICAS
11.5 4ª ETAPA: O CÍRCULO SE AMPLIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 12 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Maria de los Dolores Jimenez Peña, Marina Graziela Feldmann e Vitória Helena Cunha Espósito
12.1 INTRODUÇÃO
12.2 ÀS VOLTAS COM A TECNOLOGIA E OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO
12.3 CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPÍTULO 13 – CRIANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Maria Elisabette B. Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
13.1 INTRODUÇÃO
13.2 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: CENÁRIOS
13.3 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.