Marta Scarpato

Didática e Desenvolvimento Integral

A concepção de desenvolvimento integral do ser humano: cognitivo, afetivo, motor e social, que apresento neste livro, foi construída durante toda a minha vida e trajetória acadêmica, como docente da educação básica ao ensino superior.

A grande questão que sempre me instigou, denunciada na prática docente dos professores dos diferentes níveis de ensino – da educação básica ao ensino superior – é a fragmentação da visão integral do aluno, que prioriza muito mais o aspecto cognitivo ao afetivo, motor e social, e chega a não reconhecer a interligação desses aspectos do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.

A didática, sendo uma disciplina fundamental para a formação pedagógica dos professores desses diferentes níveis de ensino, pode possibilitar por meio do processo de ensino-aprendizagem o desenvolvimento integral de todos os atores que vivenciam esse processo.

SCARPATO, Marta. Didática e Desenvolvimento Integral. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2012.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$45,00

Em estoque

em até 3x de R$15,00 sem juros

à vista R$40,50 via depósito ou PIX

Categoria:

Descrição

Sumário

Introdução
A minha trajetória e a construção da minha identidade docente segundo a perspectiva de desenvolvimento integral

Capítulo 1
A didática e a educação holística
1.1 A didática
1.2 A educação holística
1.3 A didática holística

Capítulo 2
Construindo a identidade docente dentro dos princípios da educação integral
2.1 Os cinco sentidos e a educação integral
2.2 Uma proposta de educação integral e holística de desenvolvimento humano

Capítulo 3
Aula: espaço e tempo para aprender
3.1 O espaço
3.1.1 O espaço da escola e o espaço para a aula
3.1.2 Distribuição espacial das carteiras
3.2 O tempo
3.2.1 O tempo na escola, o tempo da aula
3.2.2 O ritmo de cada um

Capítulo 4
Os diferentes modos de aprender e um planejamento mais eficaz
4.1 As inteligências múltiplas
4.2 O planejando e a aprendizagem integral
4.3 Procedimentos de ensino e recursos didáticos

Capítulo 5
A expressividade do professor em sala de aula
5.1 A visão do corpo
5.2 O corpo na escola
5.3 O professor e os reflexos de sua educação fragmentada
5.4 A fluência
5.5 O espaço
5.6 O peso
5.7 O tempo
5.8 A visão de Laban sobre a educação e suas contribuições para a didática holística
5.9 A relação dos fatores de movimento na expressividade do professor

Capítulo 6. Avaliar as aprendizagens

Referências bibliográficas

Informação adicional

Dimensões 14 × 21 cm
Organizador (es)

Marta Scarpato

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2012

Nº de páginas

128

ISBN

9788589311625

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.