Marta Scarpato

Didática e Desenvolvimento Integral

A concepção de desenvolvimento integral do ser humano: cognitivo, afetivo, motor e social, que apresento neste livro, foi construída durante toda a minha vida e trajetória acadêmica, como docente da educação básica ao ensino superior.

A grande questão que sempre me instigou, denunciada na prática docente dos professores dos diferentes níveis de ensino – da educação básica ao ensino superior – é a fragmentação da visão integral do aluno, que prioriza muito mais o aspecto cognitivo ao afetivo, motor e social, e chega a não reconhecer a interligação desses aspectos do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.

A didática, sendo uma disciplina fundamental para a formação pedagógica dos professores desses diferentes níveis de ensino, pode possibilitar por meio do processo de ensino-aprendizagem o desenvolvimento integral de todos os atores que vivenciam esse processo.

SCARPATO, Marta. Didática e Desenvolvimento Integral. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2012.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$45,00

Em estoque

em até 3x de R$15,00 sem juros

à vista R$40,50 via depósito ou PIX

Categoria:

Descrição

Sumário

Introdução
A minha trajetória e a construção da minha identidade docente segundo a perspectiva de desenvolvimento integral

Capítulo 1
A didática e a educação holística
1.1 A didática
1.2 A educação holística
1.3 A didática holística

Capítulo 2
Construindo a identidade docente dentro dos princípios da educação integral
2.1 Os cinco sentidos e a educação integral
2.2 Uma proposta de educação integral e holística de desenvolvimento humano

Capítulo 3
Aula: espaço e tempo para aprender
3.1 O espaço
3.1.1 O espaço da escola e o espaço para a aula
3.1.2 Distribuição espacial das carteiras
3.2 O tempo
3.2.1 O tempo na escola, o tempo da aula
3.2.2 O ritmo de cada um

Capítulo 4
Os diferentes modos de aprender e um planejamento mais eficaz
4.1 As inteligências múltiplas
4.2 O planejando e a aprendizagem integral
4.3 Procedimentos de ensino e recursos didáticos

Capítulo 5
A expressividade do professor em sala de aula
5.1 A visão do corpo
5.2 O corpo na escola
5.3 O professor e os reflexos de sua educação fragmentada
5.4 A fluência
5.5 O espaço
5.6 O peso
5.7 O tempo
5.8 A visão de Laban sobre a educação e suas contribuições para a didática holística
5.9 A relação dos fatores de movimento na expressividade do professor

Capítulo 6. Avaliar as aprendizagens

Referências bibliográficas