Braian Veloso, Camila Oliveira, Claudinei Zagui Pareschi, Daniel Mill, Glauber Santiago, Katia Gardênia Rocha

Diálogos sobre a Educação a Distância, Presencial e Híbrida: reflexões, estratégias e proposições

Esta coletânea “Diálogos sobre a Educação a Distância, Presencial e Híbrida: Reflexões, Estratégias e Proposições”, organizada por Daniel Mill e colaboradores, é composta por textos selecionados resultantes das diversas discussões apresentadas por palestrantes-pesquisadores durante a edição de 2022 do CIET:EnPET (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias) e do CIESUD:ESUD (Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância). Este livro traz reflexões, estratégias e proposições relacionadas à Educação a Distância, Presencial e Híbrida, considerando as heranças da pandemia de Covid-19 e repercussões da cultura digital como indutora de inovações e transformações educacionais. Fica o convite à leitura.

MILL, Daniel; OLIVEIRA, Camila; VELOSO, Braian; ROCHA, Katia Gardênia;  SANTIAGO, Glauber; PARESCHI, Claudinei Zagui. (org.). Diálogos sobre a educação a distância, Presencial e Híbrida: reflexões, estratégias e proposições. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2023.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$79,00

em até 3x de R$26,33 sem juros

à vista R$71,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

Apresentação

Prefácio

Reflexões, estratégias e proposições sobre Educação a Distância, Presencial e Híbrida: apresentando o tema
Braian Veloso
Daniel Mill
Camila Oliveira
Claudinei Zagui Pareschi
Katia Gardênia Rocha

Parte I. Apontamentos sobre a Educação Híbrida

1 Educação Híbrida: mais um passo em direção à garantia do direito à educação?
Jaciara de Sá Carvalho
Wanessa Renault Martins
Marcelo Mocarzel
Janaína da Cunha Silva

2 Pressupostos teóricos de Educação Híbrida: construção de um projeto educacional emancipatório
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Marina Campos Nori Rodrigues
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca

3 Implicações filosóficas sobre a centralidade do estudante na educação híbrida
Artieres Estevão Romeiro
Ingrid Weingartner Reis

4 As vozes do Ensino Remoto abrindo caminhos para o Ensino Híbrido
Débora Cristina Ricardo
Eliana Lúcia Ferreira

5 Educação superior híbrida, perspectivas e desafios no pós-pandemia da Covid-19
Ronei Ximenes Martins

Parte II. Notas sobre a Educação a Distância

6 A institucionalização da Educação a Distância como pesquisa, crítica e produtividade
Marcello Ferreira
Braian Veloso

7 Um olhar sobre as transformações e especificidades da jornada de trabalho docente na sociedade grafocêntrica digital
Ricardo Nascimento de Oliveira
Daniel Mill

8 Cultura digital, colaboração e aprendizagem: reflexões sobre a docência em Educação a Distância
Claudia Raimundo Reyes
Adriana Fernandes Coimbra Marigo
Isabela Custódio Talora Bozzini

9 Política educacional Stricto Sensu a distância: apontamentos iniciais e a formação do pesquisador
Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
Thais Rosana Leite da Silva
Maria Luisa Furlan Costa

10 Educação a Distância pública: comparações entre Brasil e Portugal
Braian Veloso
José António Moreira
Daniel Mill

11 Potencialidades e desafios da mobilidade acadêmica virtual discente nas instituições públicas de ensino superior brasileiras
Luis Otoni Meireles Ribeiro
Igor Radtke Bederode

12 Ferramenta online de elaboração do trabalho de conclusão de curso para especialização em saúde indígena
Pablo Natanael Lemos
Vanessa Moreira Haquim
Marlene Sakumoto Akiyama
Lavínia Santos de Souza Oliveira
Maurici Tadeu Ferreira Santos
Maria Elisabete Salvador
Valéria Sperduti Lima
Luciano Gamez

13 Revisão sistemática de literatura como estratégia de pesquisa: apontamentos e roteiro para sua elaboração
Daniel Mill

Parte III. Educação, heranças da pandemia e outros desafios contemporâneos

14 A educação e os cisnes negros: desafios da educação em tempos de incerteza
Hermano Carmo

15 Mediação tecnológica para uma educação sem distância
Romero Tori

16 Currículo, tecnologias e formação de professores em tempos de pandemia: legado, desafios e transformações
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

17 Retornamos ao presencial, e agora? Relatos de práticas midiáticas de professoras da Educação Básica em tempos de pandemia
Klalter Bez Fontana Arndt
Dulce Márcia Cruz

18 Docência e pesquisa na pandemia: universidade e pesquisadora-docente online e mulheres em/nas redes
Terezinha Fernandes

19 Possibilidades e práticas tecnológicas para o ensino de bateria
Daniel Gohn

20 Metodologia Sopro Novo: planejamento, capacitação, implementação e adaptação ao ensino online
Cristal Angélica Velloso

21 Formação de monitoria e iniciação científica: um relato de experiência.
Claudia Pires de Castro
Marcela Eduarda Farias Rech
Mariana Antero Paladini