Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti

Design Thinking na educação presencial, à distância e corporativa: na educação presencial, a distância e corporativa

A abordagem Design Thinking (DT) se apresenta como metodologia para viabilizar e promover as tão desejadas inovações no campo educacional. Fundamenta-se num tipo de pensamento que usa o design como ferramenta para a solução de problemas de forma criativa, sistêmica e colaborativa.
Aplicada com êxito em universidades com Stanford, MIT, USP, ESPM, FGV, FIA e adotada com o sucesso em empresas como Vale do Silício como Apple, IBM e Google para a geração de novos produtos, processos e serviços, vem conquistando cada vez mais adeptos também na educação básica e superior presencial, na educação a distância e na educação corporativa.
Nesta obra, as autoras propõem-se a tratar do tema de maneira prática, usando linguagem dialógica e permeada de recursos visuais, sem contudo perder o lastro teórico. O objetivo é oferecer aos leitores um panorama da abordagem em um conjunto de estratégias aplicáveis ao contexto real de escolas, instituições de ensino superior e universidades corporativas.
Visando ao publico leigo e ávido por estratégias inovadoras, o livro Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa tem o potencial para se tornara referência mais confiável a acessível a educadores em geral, especialistas em educação a distância, gestores e pesquisadores nas áreas de educação, design, gestão do conhecimento e administração.

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

 

R$127,00

Fora de estoque

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Conceito de design
O pensamento de design na educação

CAPÍTULO 1 – O QUE É DESIGN THINKING?

1.1 Significado da expressão design thinking
1.2 Origem da expressão design thinking
1.3 Principais perspectivas relativas ao processo de design thinking

CAPÍTULO 2 – PARA QUE SERVE O DESIGN THINKING?

2.1 Aplicação do design thinking
2.2 Design thinking como abordagem de inovação
2.3 Design thinking como metodologia para solução de problemas
2.4 Design thinking como estratégia de ensino-aprendizagem
2.5 Design thinking em diferentes contextos educacionais

CAPÍTULO 3 – O QUE FAZ O DESIGN THINKING

3.1 O design thinking lider de projeto
3.2 Design thinking – as pessoas diretamente envolvidas no dt
3.3 Stakeholders – as partes interessadas
3.4 Prestadores de serviço

CAPÍTULO 4 – COMO UTILIZA O DESIGN THINKING?

4.1 Breve retomada dos conceitos apresentados
4.2 Antes de começar
4.3 Compreender o problema
4.4 Projetar soluções
4.5 Prototipar
4.6 Implementar a melhor opção

CAPÍTULO 5 – APLICANDO AS ESTRATÉGIAS DE DESIGN THINKING

5.1 Algumas considerações importantes
5.2 Fichas de estratégias de DT para consulta
1. Definição do desafio estratégico
2. Organização de conhecimentos prévios
3. Pesquisa exploratória
4. Plano de coleta de dados
5. Imersão
6. Entrevista empática
7. Autodocumenatção
8. Análise dos dados coletados
9. Composição de perfil de participante (persona)
10. Mapa de empatia
11. Refinando o problema
12. Perguntas do tipo “como podemos…?
13. Brainstorming
14. Escolha das melhores idéias
15. Projeto participativo
16. Prototipagem rápida
17. Prototipagem empática
18. Prototipagem colaborativa
19. Rodada com especialistas
20. Teste de protótipo
21. Matriz de feedback
22. Plano de implementação
23. Análise de viabilidade
24. Plano do projeto-piloto
25. Plano de aprendizagem

APÊNDICE

Uma palavra sobre a relação entre design thinking (DT) design instrucional (DI)

GLOSSÁRIO
REFERÊNCIAS
INDECE REMISSIVO

Índice de autores, pessoas e instituições

Informação adicional

Peso 0,485 kg
Dimensões 0,21 × 0,21 cm
Organizador (es)

Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti

Edição

Editora

Saraiva

Selo

Uni

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

253

ISBN

9788547215781

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.