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Competências Digitais para a Educação

Desconto: 32%

Turma 6

Curso online com João Mattar

As competências digitais, que se tornaram essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, envolvem a utilização segura e crítica das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e da Internet para pesquisar, encontrar, avaliar, processar, armazenar, utilizar, produzir, apresentar e trocar informações, inclusive em rede.

O curso será baseado no Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (2013), batizado de DigComp, que propõe inicialmente cinco áreas de competência digital: informação, comunicação, criação de conteúdo, segurança e resolução de problemas. Serão também estudados os documentos sucederam sucederam o DigComp e utilizaram a mesma sigla.

Objetivos

Compreender e ser capaz de desenvolver competências digitais essenciais para a educação presencial, blended e a distância.

Professor

João Mattar

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores e tutores (presenciais ou a distância), pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

9 semanas (entrada por fluxo contínuo).

O curso prevê uma dedicação média de 4 (quatro) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

  1. Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida
  2. Competências Digitais
  3. Frameworks diversos (Unesco, ISTE Standards, TPACK e outros)
  4. DigComp 1.0
  5. DigComp 2.0
  6. DigComp 2.1
  7. DigCompEdu
  8. DigComp into Action
  9. DigCompOrg
  10. Outros documentos: DigCompConsumers, EntreComp, OpenEdu etc.
  11. Instrumentos para avaliação de competências digitais

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que o professor e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 40 (quarenta) horas.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

R$299,00

em até 3x de R$99,67 sem juros

à vista R$269,10 via depósito ou PIX

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Descrição

Bibliografia

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SIIMAN, Leo A.; MÄEOTS, Mario; PEDASTE, Margus; SIMONS, Robert-Jan; LEIJEN, Äli; RANNIKMÄE, Miia; VÕSU, Külli; TIMM, Maarja. An instrument for measuring students’ perceived digital competence according to the DIGCOMP framework. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING AND COLLABORATION TECHNOLOGIES — LCT, 3., Toronto, Canadá, 2016. ZAPHIRIS, Panayiotis; IOANNOU Andri (ed.). Proceedings… Springer, 2016. p. 233–244. Lecture Notes in Computer Science, v. 9753. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-39483-1_22. Acesso em: 29 maio 2019.

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