Demerval Bruzzi

Apresentações Estratégicas: métodos e técnicas de ensino sobre treinamento e capacitações

Este livro foi elaborado visando a favorecer o campo do Treinamento e Desenvolvimento (T&D), que trata da formação e da capacitação do profissional em técnicas de apresentação, processos de ensino e aprendizagem, além de criação de material para aulas, cursos e palestras. A obra abrange desde as técnicas de apresentação mais simples até conceitos andragógicos de ensino e instrução. Propositalmente, os exemplos se repetem, pois o campo de palestras e apresentações opera com uma mesma técnica sob diversos ângulos; assim, é comum uma mesma técnica ser apresentada de várias maneiras.

Com métodos e técnicas de apresentação, criação de materiais, postura de alunos e professores, esperamos que este texto venha suprir as necessidades do mercado de capacitação e formação de profissionais.

No livro separamos o processo em várias etapas, desde as técnicas básicas de apresentação até a formulação de questionários de avaliação de treinamento. Há um capítulo especial dedicado a algumas dinâmicas e jogos, com uma explicação simples de utilização, a fim de auxiliar e preparar aqueles que não são usuários frequentes das técnicas.

BRUZZI, Demerval. Apresentações estratégicas: métodos e técnicas de ensino sobre treinamento e capacitações. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2008.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$46,00

Em estoque

em até 3x de R$15,33 sem juros

à vista R$41,40 via depósito ou PIX

SKU: 46,00 Categorias: , Tag:

Descrição

Sumário

Apresentação

Parte 1 Métodos e Técnicas de Ensino para Treinamento

Um Pequeno Esclarecimento
Conceitos Tradicionalistas
Entendendo a Personalidade do Aluno (Treinando)
Formas do Aprendizado Humano
Adultos aprendem somente o que desejam ou necessitam aprender
Adultos devem querer aprender
Adultos aprendem fazendo
Adultos aprendem resolvendo problemas ligados à realidade
A experiência afeta a aprendizagem do adulto
Uma variedade de métodos deve ser utilizada em um treinamento
Avaliação
Problemas e Soluções no Aprendizado
Ensino Tradicional versus Desenvolvimento Profissional
30 Dicas de como Agir em Sala de Aula ou Ambientes de Treinamento
Mais Métodos e Técnicas de Ensino
Classificação de Métodos Ativos
Regras Básicas para Aplicação das Técnicas de Ensino
Técnica da pesquisa
Técnica do estudo de casos

Parte 2 Técnicas de Apresentação

Princípios da Comunicação
Obstáculos para a Boa Comunicação
Preparando a Apresentação
Pré-apresentação
Conhecendo mais sobre o tema
O corpo não mente
Detalhes técnicos operacionais
No dia da apresentação
Na hora de começar a apresentação
Durante a apresentação
Cuidados com o microfone e a iluminação
Gestos e posturas durante a apresentação
Após a apresentação
Perguntas e respostas
Por que Fazer uma Apresentação
Como ganhar o direito de fazê-la
Pontos Básicos para uma Apresentação
Técnicas de Apresentação
Abertura
Objetivo principal (corpo da apresentação)
Fechamento
Não Entre em Pânico
Posturas da Platéia
Positivas e negativas

Parte 3 Noções de Programação Visual

Noções Básicas
Flip chart
Transparências
Apresentações eletrônicas
Quadro branco
Aprendendo sobre Diagramação
Expressividade das linhas
Agrupamento de Linhas e Textos
Ponto de Atenção
Equilíbrio
Psicologia das Cores
Legibilidade (contraste)

Parte 4 Dinâmicas para treinamentos/capacitações

Dinâmicas para Treinamentos/Capacitações
Dinâmica para apresentação
Dinâmica para escolha de grupos
Dinâmica da comunicação: Exemplo 1
Dinâmica da comunicação: Exemplo 2
Dinâmica para quebra de gelo e/ou manutenção da atenção
Dinâmica para negociação – marketing – insights – tomada de decisão

Parte 5 Check list para eventos e treinamentos

Projeto do Evento
Avaliação
Identificação do Participante/Treinando

Parte 6 Tipos de ambientes de treinamentos

Modelo Auditório
Modelo Círculo Fechado
Modelo Meia Lua ou em “U”
Modelo Restaurante
Modelo Bloco
Modelo Diretoria ou “Távola Redonda”
Modelo Seminário

Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Demerval Bruzzi

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2008

Nº de páginas

128

ISBN

9788589311496

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.