Beatriz Cauduro Cruz Gutierra

Adolescência, Psicanálise e Educação

São notórias as dificuldades vivenciadas pelos professores na atualidade, principalmente por aqueles que se dedicam ao ensino de adolescentes. Diariamente, lidam com situações de indisciplina, violência e fracasso escolar. A tarefa de educar adolescentes tem sido considerada uma “missão impossível”.

Entretanto, ainda encontramos mestres de adolescentes que conseguem cumprir sua função educativa. De tal constatação decorre a questão central deste livro: Existindo um “mestre possível” de adolescentes, o que sustentaria tal possibilidade?

Esta obra é fruto da experiência profissional da autora no trabalho com adolescentes e educadores de adolescentes e resultado de intensa pesquisa durante a qual empreendeu o desafio de estabelecer relações entre os campos da psicanálise, educação e adolescência, focada na reflexão sobre o “sucesso escolar” possível na educação de adolescentes.

Nesse sentido, a autora se dedicou à escuta de professores indicados pelos alunos e coordenadores, considerados como “bons professores de adolescentes”, visando apreender deles aquilo que ao final deste trabalho definiu como uma “especial posição subjetiva na transmissão”.

Este livro é destinado especialmente a psicanalistas, psicólogos, pedagogos, professores, além de estudantes e leitores em geral interessados no estudo aprofundado sobre o tema abordado.

GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. Adolescência, psicanálise e educação. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2003.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$52,00

Em estoque

em até 3x de R$17,33 sem juros

à vista R$46,80 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

Sumário

Capítulo 1 Introdução
1.1 Desafio
1.2 Educação de Adolescentes: Missão Impossível?

Capítulo 2 Adolescência
2.1 História Social da Adolescência
2.2 Puberdade e Adolescência em Freud
2.2.1 Puberdade e/ou adolescência
2.2.2 A puberdade nos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”
2.2.3 “Conferência XXI – O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais” (1916-1917)
2.2.4 Puberdade… mais ainda…
2.2.5 Puberdade… concluindo?
2.3 Lacan e “O Despertar da Primavera”
2.3.1 A puberdade e a adolescência em “O seminário V”
2.3.2 “O despertar da primavera”: comentário de 1974
2.3.3 “Não há relação sexual”
2.3.4 A sexuação
2.3.5 Os Nomes-do-Pai
2.3.6 Concluindo
2.4 Adolescência entre os Lacanianos
2.5 Transferência na Adolescência: Efeitos na Clínica e na Escola

Capítulo 3 O Mestre
3.1 A Transferência e o Professor no Lugar de Ideal-do-Eu
3.2 A Transmissão: Entre o Dever e o Desejo
3.3 O Mestre: Uma Questão de Discurso
3.4 O “Bom Professor” sob a Ótica e a Ética Psicanalítica

Capítulo 4 O Mestre de Adolescentes: Abordagem Psicanalítica
4.1 O Mestre de Adolescentes em Freud
4.1.1 O suicídio dos jovens vienenses
4.1.2 Freud em “Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar”
4.2 O Mestre de Adolescentes: Reflexões dos Lacanianos

Capítulo 5 Instante de Ver: Escutando o Professor de Adolescentes

Capítulo 6 Tempo de Compreender: Discussão das Entrevistas
6.1 O Papel de Mestre Tem Valor!
6.2 O Mestre e a Adolescência dos Professores
6.3 A Adolescência na Visão dos Mestres
6.4 A Transmissão É Viva
6.5 Circulação Discursiva

Capítulo 7 Momento de Concluir

Referências Bibliográficas

Informação adicional

Organizador (es)

Beatriz Cauduro Cruz Gutierra

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2003

Nº de páginas

152

ISBN

9788589311106

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.