Descrição
Sumário
PARTE I
1 Pedagogia do Sujeito
Potiguara Acácio Pereira
Referências
2 Sujeitos, Aprendizagem e Experiência
Ecleide Cunico Furlanetto
Roseane Ferreira da Silva Tramarin
Laís dos Santos Pinto Trindade
Lisienne de Moraes Navarro Gonçalves Silva
Isilda das Neves Palumbo
2.1 A Educação diante do inesperado
2.2 Tomando as palavras
2.3 A experiência como possibilidade de aprender
Referências
3 O Lugar da Busca e a Busca do Lugar do Aluno na Interdisciplinaridade
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Haydée Diva Traldi Meneses
Roseli Aparecida de Andrade Matos Moreira
3.1 Desvelando o cotidiano para compreender a adolescência
3.2 Resgatando a memória
Referências
4 A Autoformação no Processo Ensino-Aprendizagem: uma Experiência Formativa em Foco
Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Janeide Aparecida Oliveira Silva
Edison da Matta
Marco Aurélio Zanotte
4.1 Alguns pontos de partida
4.2 O itinerário percorrido
4.3 Do vivido aos movimentos de teorização: um olhar problematizador sobre a autoformação
Referências
PARTE II
5 O Lugar do Aluno na Escola
João Gualberto de Carvalho Meneses
5.1 Preliminares
5.2 Qual escola?
5.2.1 A escola como agência social do ensino: a criança, o adolescente e o jovem que estudam
5.2.2 O aluno na estrutura didática do Sistema Nacional de Ensino
5.3 O lugar do aluno na escola
5.3.1 A escola como edifício escolar: os diversos locais dos alunos
5.3.2 O aluno na sala de aula: do preceptora ao ensino coletivo e à classe
5.4 A escola como grupo social: o lugar dos alunos dos grupos
5.4.1 Como os alunos se juntam (e se afastam): formas de agrupamento
5.4.2 Crianças e adolescentes: os grupos de idade
5.4.3 Meninos e meninas: os grupos de gênero
5.4.4 Os grêmios estudantis: os grupos associativos na escola
5.4.5 Comunidade e renda: reflexos nos grupos do “status social” do aluno
5.4.6 As séries e as classes: os grupos de ensino
5.5 O que mantém a coesão dos grupos de alunos
5.5.1 Os mecanismos de coesão grupal na escola
5.5.2 Como influenciar pessoas: alunos líderes e liderados
5.5.3 Como se espera que os alunos se comportem
5.5.4 As punições pelos desvios de conduta
5.5.4.1 Sanções administrativas
5.5.4.2 Sanções pedagógicas
5.5.4.3 Sanções grupais
5.5.5 Os sistemas simbólicos da escola
5.6 Conclusão
Referências
6 Demandas do Aluno no Projeto Pedagógico
Jair Militão da Silva
Angela Rizzo Fiúza
Marli Alves da Silva Duran
Roberta Maria Bueno Bocchi
6.1 A voz do aluno no projeto político-pedagógico da escola
6.2 Conhecendo a realidade do aluno
6.2.1 Comparando a construção do projeto político-pedagógico de uma escola com a criação de uma grife de moda de uma determinada comunidade
6.3 Demandas do aluno no projeto pedagógico da escola
Referências
7 Planejamento das Práticas Pedagógicas a partir do Sujeito
Celia Maria Haas
Maria Cleusa de Souza
Elizabeth Braga Panetta
Oswaldo Luís Mori
7.1 Primeira reflexão: apresentação
7.2 Segunda reflexão: os sentidos e seus significados
7.3 Terceira reflexão: o planejamento e a prática docente interdisciplinar
7.4 Quarta reflexão: planejamento das ações pedagógicas a partir do sujeito – conceitos e práticas
7.5 Quinta reflexão: planejamento das práticas pedagógicas a partir do sujeito e a dinâmica de uma dança, como proposta intermediadora para reflexões
7.6 Sexta reflexão: planejar é importante
Referências
8 Inclusão e Cidadania: Possibilidade e Prática
Edileine Vieira Machado
Luiz Aurélio Chamlian
Referências
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