Ecleide Cunico Furlanetto, João Gualberto de Carvalho Meneses, Potiguara Acácio Pereira

A Escola e o Aluno: relações entre o sujeito-aluno e o sujeito-professor

Na formação do docente, a preocupação com o ensino transcende a disciplinarização dos conteúdos programáticos. O sujeito-aluno, envolvendo-se com o sujeito-professor, elabora e compartilha vivências.

As ações acontecem num espaço em que há vida. A escola é o lugar onde os sujeitos da realidade convivem. Ela possui regras e normatiza a organização das atividades. É o lugar da construção da autonomia. Por isso, é preciso entender a dinâmica das trocas, da atuação individual e coletiva neste espaço que também é interdisciplinar. Lugar de sujeitos e de suas ações.

Reconhecendo as possibilidades de contribuição, cada sujeito pode ampliar sua capacidade de intervenção na realidade.

Nas muitas atividades – pensadas ou praticadas – consideram se as dificuldades (restritivas, porém, não impeditivas) e as necessidades, com vistas à superação das limitações próprias da falta de acolhimento adequado.

Este livro focaliza o lugar. Ao contextualizá-lo, lança luz sobre a construção de sujeitos: sujeitos-professores e sujeitos-alunos.

FURLANETTO, Ecleide Cunico; MENESES, João Gualberto de Carvalho; PEREIRA, Potiguara Acácio (orgs.). A Escola e o aluno: relações entre o sujeito-aluno e o sujeito-professor. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2007.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$48,00

Fora de estoque

Categorias: ,

Descrição

Sumário

PARTE I

1 Pedagogia do Sujeito
Potiguara Acácio Pereira

Referências

2 Sujeitos, Aprendizagem e Experiência
Ecleide Cunico Furlanetto
Roseane Ferreira da Silva Tramarin
Laís dos Santos Pinto Trindade
Lisienne de Moraes Navarro Gonçalves Silva
Isilda das Neves Palumbo

2.1 A Educação diante do inesperado
2.2 Tomando as palavras
2.3 A experiência como possibilidade de aprender
Referências

3 O Lugar da Busca e a Busca do Lugar do Aluno na Interdisciplinaridade
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Haydée Diva Traldi Meneses
Roseli Aparecida de Andrade Matos Moreira

3.1 Desvelando o cotidiano para compreender a adolescência
3.2 Resgatando a memória

Referências

4 A Autoformação no Processo Ensino-Aprendizagem: uma Experiência Formativa em Foco
Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Janeide Aparecida Oliveira Silva
Edison da Matta
Marco Aurélio Zanotte

4.1 Alguns pontos de partida
4.2 O itinerário percorrido
4.3 Do vivido aos movimentos de teorização: um olhar problematizador sobre a autoformação

Referências

PARTE II

5 O Lugar do Aluno na Escola
João Gualberto de Carvalho Meneses

5.1 Preliminares
5.2 Qual escola?
5.2.1 A escola como agência social do ensino: a criança, o adolescente e o jovem que estudam
5.2.2 O aluno na estrutura didática do Sistema Nacional de Ensino
5.3 O lugar do aluno na escola
5.3.1 A escola como edifício escolar: os diversos locais dos alunos
5.3.2 O aluno na sala de aula: do preceptora ao ensino coletivo e à classe
5.4 A escola como grupo social: o lugar dos alunos dos grupos
5.4.1 Como os alunos se juntam (e se afastam): formas de agrupamento
5.4.2 Crianças e adolescentes: os grupos de idade
5.4.3 Meninos e meninas: os grupos de gênero
5.4.4 Os grêmios estudantis: os grupos associativos na escola
5.4.5 Comunidade e renda: reflexos nos grupos do “status social” do aluno
5.4.6 As séries e as classes: os grupos de ensino
5.5 O que mantém a coesão dos grupos de alunos
5.5.1 Os mecanismos de coesão grupal na escola
5.5.2 Como influenciar pessoas: alunos líderes e liderados
5.5.3 Como se espera que os alunos se comportem
5.5.4 As punições pelos desvios de conduta
5.5.4.1 Sanções administrativas
5.5.4.2 Sanções pedagógicas
5.5.4.3 Sanções grupais
5.5.5 Os sistemas simbólicos da escola
5.6 Conclusão

Referências

6 Demandas do Aluno no Projeto Pedagógico
Jair Militão da Silva
Angela Rizzo Fiúza
Marli Alves da Silva Duran
Roberta Maria Bueno Bocchi

6.1 A voz do aluno no projeto político-pedagógico da escola
6.2 Conhecendo a realidade do aluno
6.2.1 Comparando a construção do projeto político-pedagógico de uma escola com a criação de uma grife de moda de uma determinada comunidade
6.3 Demandas do aluno no projeto pedagógico da escola

Referências

7 Planejamento das Práticas Pedagógicas a partir do Sujeito
Celia Maria Haas
Maria Cleusa de Souza
Elizabeth Braga Panetta
Oswaldo Luís Mori

7.1 Primeira reflexão: apresentação
7.2 Segunda reflexão: os sentidos e seus significados
7.3 Terceira reflexão: o planejamento e a prática docente interdisciplinar
7.4 Quarta reflexão: planejamento das ações pedagógicas a partir do sujeito – conceitos e práticas
7.5 Quinta reflexão: planejamento das práticas pedagógicas a partir do sujeito e a dinâmica de uma dança, como proposta intermediadora para reflexões
7.6 Sexta reflexão: planejar é importante

Referências

8 Inclusão e Cidadania: Possibilidade e Prática
Edileine Vieira Machado
Luiz Aurélio Chamlian

Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Ecleide Cunico Furlanetto, João Gualberto de Carvalho Meneses, Potiguara Acácio Pereira

Autor (es)

Celia Maria Haas, Angela Rizzo Fiúzza, Ecleide Cunico Furlanetto, Edileine Vieira Machado, Edison da Matta, Elizabeth Braga Panetta, Haydée Diva Traldi Meneses, Isilda das Neves Palumbo, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Jair Militão da Silva, Janeide Aparecida Oliveira Silva, João Gualberto de Carvalho Meneses, Laís dos Santos Pinto Trindade, Lisienne de Moraes Navarro Gonçalves Silva, Luiz Aurélio Chamlian, Marco Aurélio Zanotte, Maria Cleusa de Souza, Marli Alves da Silva Duran, Oswaldo Luís Mori, Potiguara Acácio Pereira, Roberta Maria Bueno Bocchi, Roseane Ferreira da Silva Tramarin, Roseli Aparecida de Andrade Matos Moreira, Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2007

Nº de páginas

136

ISBN

9788589311526

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.