Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso

Tecnologias na formação e na gestão escolar

Este livro se destina a educadores interessados no tema: integração de tecnologias na escola e na gestão escolar. Tem, como proposta, auxiliar os gestores no processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano, valendo-se da experiência realizada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias, cujo objetivo consistiu na formação de equipes gestoras das escolas com o intuito de proporcionar a incorporação das TICs na rotina da escola e na gestão escolar.

A intenção é trazer ao leitor muito mais do que o conhecimento teórico compilado sobre o assunto ou o simples relato de experiências cujos resultados se mostraram bastante satisfatórios. Queremos ir além, oferecendo o produto da reflexão e a análise dos resultados obtidos, de modo a extrair ideias e sugestões que poderão enriquecer o conhecimento existente e subsidiar ações de formação correlatas, voltadas à integração de tecnologias nas atividades escolares e à articulação entre a dimensão pedagógica e técnico-administrativa.

Trata-se, portanto, de uma obra que vem trazer novas luzes sobre a questão da apropriação, pelos educadores, das tecnologias, ao mesmo tempo que dá um destaque especial a aspectos da gestão escolar relacionados com as contribuições das tecnologias a esse trabalho.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO; Myrtes (org.). Tecnologias na formação e na gestão escolar. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2007.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$50,00

Em estoque

em até 3x de R$16,67 sem juros

à vista R$45,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

APRESENTAÇÃO
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

1 Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado
Myrtes Alonso

1.1 Introdução
1.2 As novas funções da escola e as mudanças necessárias na organização
1.3 Gestão escolar no contexto da sociedade pós-moderna
1.4 O que se espera dos gestores escolares
1.5 Conclusões
Referências

2 O sentido do uso de tecnologias na “voz” dos gestores das escolas
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

2.1 Introdução
2.2 O projeto Gestão Escolar e Tecnologias
2.3 A “voz” dos gestores-alunos
2.4 Idéia central
2.4.1 Trabalho em equipe
2.4.2 Aprendizagem a partir da dúvida ou do desafio
2.4.3 Novo significado para o papel das tecnologias
2.4.4 Reflexão sobre a prática
2.4.5 Comunicação
2.4.6 Construção do projeto de gestão de tecnologias da escola
2.4.7 Dificuldades enfrentadas no curso
2.4.8 Novos caminhos encontrados
2.5 Considerações finais
Referências

3 Potencializando o uso de tecnologias na escola: o papel do gestor
Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Odete Sidericoudes
3.1 Introdução
3.2 Uso de tecnologias de informação e comunicação na escola
3.3 Formação de gestores para o uso de recursos tecnológicos na gestão e no cotidiano escolar
3.4 Processo de apropriação das TICs por parte dos gestores: o que mostram os dados
3.5 Considerações finais
Referências

4 E agora, gestor? O que fazer com as informações?
Ana Maria Di Grado Hessel e Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
4.1 Introdução
4.2 Escolas e gestores diante das TICs
4.3 As TICs se apresentam aos gestores
4.4 Transformando dados em informações
4.5 Conhecimento consolidado em projetos com o uso das TICs
4.6 Considerações finais
Referências

5 Articulação administrativa e pedagógica na gestão escolar com o uso de tecnologias
Celso Vallin e Lígia Cristina Bada Rubim

5.1 Introdução
5.2 Gestão escolar e tecnologias: contribuições de gestores escolares
5.3 Uso das TICs
5.3.1 Na organização e administração da escola
5.3.2 No processo de ensino e aprendizagem
5.3.3 Para a avaliação educacional em vários níveis
5.3.4 No processo comunicativo da escola
5.3.5 Na formação dos profissionais da escola e de sua comunidade
5.3.6 Uso e valorização do patrimônio tecnológico da escola
5.4 Algumas considerações sobre gestão escolar e a articulação administrativa e pedagógica com o uso de tecnologias

Referências

6 Formação do supervisor de ensino para a docência: trabalho de monitoria no projeto gestão escolar e tecnologias
Patrícia Passos Gonçalves Palácio, Rosângela de Abreu Amadei Duarte e Solange Vera Nunes de Lima D’Agua
6.1 Introdução
6.2 A monitoria realizada pelos supervisores
6.3 Considerações finais
Referências

7 Trabalho em equipe na formação de educadores
Luciana Aparecida Santos e Maria de Lourdes Rocha
7.1 Introdução
7.2 Formação continuada: teoria e prática
7.3 Aspectos metodológicos
7.4 Uma conquista de significados sobre trabalho em equipe
7.5 Considerações finais
Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso

Autor (es)

Ana Maria Di Grado Hessel, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Celso Vallin, Lígia Cristina Bada Rubim, Luciana Aparecida Santos, Maria de Lourdes Rocha, Odete Sidericoudes, Patrícia Passos Gonçalves Palácio, Rosângela de Abreu Amadei Duarte, Solange Vera Nunes de Lima D’Água

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2007

Nº de páginas

132

ISBN

9788589311410

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.