Descrição
Sumário
APRESENTAÇÃO
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso
1 Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado
Myrtes Alonso
1.1 Introdução
1.2 As novas funções da escola e as mudanças necessárias na organização
1.3 Gestão escolar no contexto da sociedade pós-moderna
1.4 O que se espera dos gestores escolares
1.5 Conclusões
Referências
2 O sentido do uso de tecnologias na “voz” dos gestores das escolas
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
2.1 Introdução
2.2 O projeto Gestão Escolar e Tecnologias
2.3 A “voz” dos gestores-alunos
2.4 Idéia central
2.4.1 Trabalho em equipe
2.4.2 Aprendizagem a partir da dúvida ou do desafio
2.4.3 Novo significado para o papel das tecnologias
2.4.4 Reflexão sobre a prática
2.4.5 Comunicação
2.4.6 Construção do projeto de gestão de tecnologias da escola
2.4.7 Dificuldades enfrentadas no curso
2.4.8 Novos caminhos encontrados
2.5 Considerações finais
Referências
3 Potencializando o uso de tecnologias na escola: o papel do gestor
Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Odete Sidericoudes
3.1 Introdução
3.2 Uso de tecnologias de informação e comunicação na escola
3.3 Formação de gestores para o uso de recursos tecnológicos na gestão e no cotidiano escolar
3.4 Processo de apropriação das TICs por parte dos gestores: o que mostram os dados
3.5 Considerações finais
Referências
4 E agora, gestor? O que fazer com as informações?
Ana Maria Di Grado Hessel e Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
4.1 Introdução
4.2 Escolas e gestores diante das TICs
4.3 As TICs se apresentam aos gestores
4.4 Transformando dados em informações
4.5 Conhecimento consolidado em projetos com o uso das TICs
4.6 Considerações finais
Referências
5 Articulação administrativa e pedagógica na gestão escolar com o uso de tecnologias
Celso Vallin e Lígia Cristina Bada Rubim
5.1 Introdução
5.2 Gestão escolar e tecnologias: contribuições de gestores escolares
5.3 Uso das TICs
5.3.1 Na organização e administração da escola
5.3.2 No processo de ensino e aprendizagem
5.3.3 Para a avaliação educacional em vários níveis
5.3.4 No processo comunicativo da escola
5.3.5 Na formação dos profissionais da escola e de sua comunidade
5.3.6 Uso e valorização do patrimônio tecnológico da escola
5.4 Algumas considerações sobre gestão escolar e a articulação administrativa e pedagógica com o uso de tecnologias
Referências
6 Formação do supervisor de ensino para a docência: trabalho de monitoria no projeto gestão escolar e tecnologias
Patrícia Passos Gonçalves Palácio, Rosângela de Abreu Amadei Duarte e Solange Vera Nunes de Lima D’Agua
6.1 Introdução
6.2 A monitoria realizada pelos supervisores
6.3 Considerações finais
Referências
7 Trabalho em equipe na formação de educadores
Luciana Aparecida Santos e Maria de Lourdes Rocha
7.1 Introdução
7.2 Formação continuada: teoria e prática
7.3 Aspectos metodológicos
7.4 Uma conquista de significados sobre trabalho em equipe
7.5 Considerações finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.