Marcos T. Masetto

Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade: Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade

Influenciada pelo contexto de mudanças na qual se insere, a docência universitária tem apresentado uma série de desafios que merecem a reflexão daqueles envolvidos com o ensino superior. O autor ressalta os seguintes para discutir nesta obra: os jovens universitários querem descobrir a relevância e aplicabilidade do que aprendem (seja nos conteúdos, seja nas atividades propostas em aula ou fora dela), assim como questionam e valorizam os métodos de ensino e de avaliação. Pretendem participar de um processo de formação que lhes permita desenvolver uma autonomia profissional.

A compreensão e vivência da aula como espaço-tempo do professor e do aluno cria um ambiente de compartilhamento para que juntos ajam e inter-ajam e, nesse intercurso de ações, construam um processo de aprendizagem e de formação profissional cidadã.

Atitude e competências novas do professor se impõem para responder a esses desafios da Docência na Contemporaneidade: abertura ao diferente, ao criativo, ao ousado, à inovação, ao diálogo, ao trabalho em equipe com seus pares, à parceria, à corresponsabilidade, à mediação pedagógica com seus alunos para realização do processo de aprendizagem e à disponibilidade para construção de uma mediação pedagógica.

Desses desafios e possíveis encaminhamentos, trata este livro, com o qual buscamos um diálogo com professores do ensino superior que possuem semelhantes perplexidades frente à docência  universitária neste início do Século XXI.

MASETTO, Marcos T. Desafios para a docência universitária na contemporaneidade: professor e aluno em inter-ação adulta. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2015.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$40,00

Em estoque

em até 3x de R$13,33 sem juros

à vista R$36,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Introdução
O “homo zappiens” na contemporaneidade

Capítulo I
Revolução Tecnológica da Informação e da Comunicação e a Universidade

Capítulo II
A Aula Universitária: o primeiro desafio

Capítulo III
Trabalhar com a informação e com o conhecimento: nosso próximo desafio

Capítulo IV
Os alunos não se interessam pelos conteúdos da disciplina. O desafio: Como envolvê-los?

Capítulo V
Sou um bom Professor porque cumpro integralmente o programa de minha disciplina!

Capitulo VI
Como avaliar os alunos num curso de graduação?

Capítulo VII
Planejamento da disciplina e da aula como espaços e tempos de aprendizagem e de formação profissional

Capítulo VIII
O professor construindo sua docência em equipe com seus pares

Capítulo IX
O Professor e a resposta aos desafios da Docência na Contemporaneidade: uma nova atitude

Bibliografia

 

 

 

 

Informação adicional

Dimensões 14 × 21 cm
Organizador (es)

Marcos T. Masetto

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2015

Nº de páginas

104

ISBN

9788589311779

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.