Elizabete Ramalho Procópio

Tecnologias e Formação de Professores

A formação de professores por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) suscita discussões sobre suas possibilidades e desafios no contexto educacional brasileiro. Para sabermos se professores formados por meio das TIC tendem a usar mais as tecnologias como um recurso pedagógico, a presente pesquisa foi realizada com alunos-professores formados no curso de Pedagogia pelo polo de Educação a Distância. Assim, nesta obra são discutidas a emergência do espaço virtual e a formação de professores nesse contexto, bem como a cultura das novas gerações e as novas maneiras de compreensão dessas crianças e jovens.

Evidenciam-se também as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar pelos professores formados por meio da EaD e as possíveis dificuldades encontradas nas diferentes escolas pesquisadas. Aqui fica o convite para o leitor analisar as páginas que se seguem e refletir sobre um caminho que se firma como uma possibilidade para a formação de professores no Brasil.

RAMALHO, Elizabete. Tecnologias e formação de professores: Implicações da Educação a Distância. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO  1 – ESCOLA, NOVAS GERAÇÕES E TECNOLOGIAS
1.1 Algumas considerações sobre o conceito de modernidade
1.2 Novas gerações e tecnologias
1.3 A cultura das novas gerações

CAPÍTULO  2 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2.1 A formação de graduação a distância em Pedagogia e o polo de Cataguases

CAPÍTULO  3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.1 O curso de graduação e distância em Pedagogia e polo de Cataguases
3.2 Os sujeitos da pesquisa
3.3 O desenvolvimento da pesquisa

CAPÍTULO  4 – O PROFESSOR FORMADO EM EAD E SUA PRÁTICA
4.1 Os questionários
4.2 As entrevistas
4.3 Fatores prejudiciais à integração das TIC no ambiente escolar
4.4 A utilização das TIC na escola em situações de desafios
4.5 Reflexões dos alunos em EAD sobre sua formação
4.6 Considerações finais sobre as análises

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 21 × 14,8 cm
Organizador (es)

Elizabete Ramalho Procópio

Edição

Editora

Appris

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

109

ISBN

9788547304041

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.