Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Revolucionando a Sala de Aula

Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Gradativamente, essa preocupação foi alcançando outras áreas do conhecimento. Nos dias atuais, tem ficado cada vez mais claro que apenas o domínio do conteúdo — embora fundamental no processo de ensino e aprendizagem — não é suficiente.

Neste livro, são abordadas 15 técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, desde as mais tradicionais, como a aula expositiva e o Seminário, até as técnicas mais contemporâneas na área de negócios, como o Problem-Based Learning (PBL) e o Role-play. Em todas elas, houve a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem ativo, tendo professor e aluno como os protagonistas do fenômeno.

Recomendado para professores e profissionais da Educação que tenham como desafio melhorar o nível de aprendizado e motivação dos estudantes em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação.

LEAL, Edvalda. A. et al. Revolucionando a sala de aula. São Paulo: Atlas, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$70,00

Fora de estoque

Descrição

SUMÁRIO

1 A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana
2 Visita técnica: uma viagem pela teoria-prática-ensino-aprendizagem
3 Ensino e pesquisa: duas faces de uma mesma moeda
4 Grupo de Verbalização/Grupo de Observação (GV-GO)
5 Debate: uma técnica de ensino voltada à pluralidade de pontos de vista
6 Seminário: da técnica de ensino à polinização de ideias
7 O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto!
8 O uso do método do caso de ensino na educação na área de negócios
9 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL): podemos contar com essa alternativa?
10 Filmes no processo de ensino e aprendizagem
11 Encenando o ambiente de negócios: a representação teatral como técnica pedagógica
12 O role-play (jogo de papéis) aplicado no ensino e aprendizagem
13 Storytelling: aprendizado de longo prazo
14 Painel integrado: envolvendo todos individualmente
15 Prática de campo: desenvolvendo uma atitude científica nos estudantes

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Organizador (es)

Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Edição

Ano de Publicação

2017

Editora

Atlas

Nº de páginas

264

ISBN

9788597011906

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.