Carolina Castilho Garcia

Reinventando a Sala de Aula de Engenharia: metodologias ativas para um aprendizado mais impactante

ESCREVI ESTE TEXTO PARA CONVERSAR COM OUTROS ENGENHEIROS SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZACEM NO ENSINO DE DISCIPLINAS DE ENGENHARIA.

Neste contexto, abordo duas metodologias, a sala de aula invertida e o uso do lúdico, trazendo ideias, sugestões, mostrando que é possível mudar ○ ritmo das aulas de engenharia sem comprometer a formação dos estudantes. Aliás, muito pelo contrário, é possível que eles tenham melhores rendimentos, que aprendam mais, se nos aproximarmos mais de sua “linguagem”. Apresento algumas vivências que experimentei, apontando ○ que foi bem e ○ que não foi tão bem assim, na tentativa de mostrar a outros professores engenheiros que existem alternativas para além do modelo em que fomos ensinados.

O texto está divido em três grandes partes: conto a minha história, minha formação e trajetória acadêmica, esclarecendo que não sou pedagoga e não tenho a pretensão de escrever nessa área, e o que me levou a escrever este livro; depois apresento um referencial sobre a sala de aula invertida e ○ uso do lúdico como técnicas de ensino e aprendizagem; para finalizar, relato algumas vivências, com aplicações e exemplos.

Assim, é possível aproveitar e aprimorar essas ideias e “criar’ aulas de engenharia inovadoras e criativas potencialmente mais eficientes em prender a atenção e até mesmo motivar as novas gerações de estudantes.

Por fim, uma vez que os professores universitários são tão cobrados por sua produção acadêmica, aproveitei também para mostrar que essas tentativas de fazer diferente em sala de aula podem gerar resultados, como apresentações em eventos científicos, publicações de artigos, capítulos de livros, etc.

Uma boa leitura!
Carolina.

 

GARCIA, Carolina Castilho.  Reinventando a sala de aula de engenharia: metodologias ativas para um aprendizado mais impactante. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2025.

FRETE INCLUSO PARA TODO O  BRASIL

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

1. A PRÉ-HISTÓRIA

2. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. Sobre a Sala de Aula Invertida
2.2. Sobre o Lúdico no Ensino Superior

3. A HISTÓRIA NA PRÁTICA
3.1. Sobre a Unidade Curricular
3.2. Sobre a Primeira Tentativa
3.3. Sobre a Segunda Tentativa
3.4. Sobre a Terceira Tentativa
3.5. A partir de então

4. VOU FICANDO POR AQUI

REFERÊNCIAS

SOBRE A AUTORA

Informação adicional

Peso 0,185 kg
Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Carolina Castilho Garcia

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2025

Nº de páginas

96

ISBN

9786586977301

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.