Carlos da Fonseca Brandão

PNE Passo a Passo (Lei n º 10.172/2001): discussão dos objetivos e metas do plano nacional de educação

O Plano Nacional de Educação (PNE), que ora discutimos, pode ser considerado, com a Constituição brasileira e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), uma das bases normativas em que se assenta a Educação do País. A nossa escolha em debater detalhadamente cada uma das 298 metas propostas pelo PNE para todos os níveis e modalidades de ensino, bem como as importantes questões sobre a formação de professores, o financiamento e a gestão da educação no Brasil, tem dois objetivos primordiais.

O primeiro é o de abordar, de maneira extremamente didática, o que consideramos um dos principais pilares da política educacional pública brasileira, quer seja, o PNE, assunto pouco explorado nos cursos de formação de professores e nas redes públicas e privadas de ensino. O segundo objetivo consiste em possibilitar uma análise de em que medida os objetivos e as metas propostos pelo PNE em vigor estão sendo alcançados, visto que estamos exatamente no momento que a própria lei que criou o PNE (Lei n º 10.172/2001) exige, em seu § 2 º, do artigo 3 º, que o Poder Legislativo, por intermédio das Comissões de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados e da Comissão de Educação do Senado Federal, realize a primeira avaliação desse plano, o que ainda não aconteceu.

Assim, focando nossa análise nos objetivos e metas determinados pelo próprio PNE — contrapondo-os ao contexto e às necessidades nacionais —, e analisando as perspectivas para o seu cumprimento, acreditamos contribuir para a transformação da realidade educacional do País.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. PNE passo a passo (lei n º 10.172/2001): discussão dos objetivos e metas do plano nacional de educação. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2006.

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Descrição

Sumário

PREFÁCIO

Introdução

PARTE I — Níveis de Ensino

1 Educação Infantil

Objetivos e Metas para a Educação Infantil
Questões para Debate

2 Ensino Fundamental

Objetivos e Metas para o Ensino Fundamental
Questões para Debate

3 Ensino Médio

Objetivos e Metas para o Ensino Médio
Questões para Debate

4 Educação Superior

Objetivos e Metas para a Educação Superior
Objetivos e Metas para o Financiamento e Gestão da Educação Superior
Questões para Debate

PARTE II — Modalidades de Ensino

5 Educação de Jovens e Adultos

Objetivos e Metas para a Educação de Jovens e Adultos
Questões para Debate

6 Educação a Distância e Tecnologias Educacionais

Objetivos e Metas para a Educação a Distância e Tecnologias Educacionais
Questões para Debate

7 Educação Tecnológica e Formação Profissional

Objetivos e Metas para a Educação Tecnológica e Formação Profissional
Questões para Debate

8 Educação Especial

Objetivos e Metas para a Educação Especial
Questões para Debate

9 Educação Indígena

Objetivos e Metas para a Educação Indígena
Questões para Debate

PARTE III — Magistério da Educação Básica

10 Formação de Professores e Valorização do Magistério

Objetivos e Metas para a Formação de Professores e Valorização do Magistério, 179
Questões para Debate, 194

PARTE IV — Financiamento e Gestão

11 Financiamento e Gestão da Educação

Objetivos e Metas para o Financiamento da Educação
Objetivos e Metas para a Gestão da Educação
Questões para Debate
Considerações Finais

Referências

Anexos

Anexo a — Lei n º 10.172, de 9 de janeiro de 2001 (PNE)
Anexo b — Mensagem Presidencial n º 9, de 9 de janeiro de 2001 (Vetos ao PNE)

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Carlos da Fonseca Brandão

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2006

Nº de páginas

240

ISBN

9788589311333

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