Carlos da Fonseca Brandão

Os desafios do novo Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005 / 14): Comentários sobre suas metas e suas estratégias.

Em junho de 2014, foi sancionada a Lei nº 13.005, que estabelece
o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014- 2024.
Esse novo PNE possui 20 metas para todos os níveis e modalidades de ensino (além de outras questões, como a valorização dos profissionais da Educação), a serem alcançadas até o final da referida década, com o objetivo geral de melhorar a qualidade e a oferta da Educação brasileira.

O intuito desta obra é analisar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) , dedicando um capítulo para cada uma das metas propostas, com as respectivas estratégias para o alcance de cada uma delas.

No contexto da análise de cada uma dessas novas metas, destacamos algumas estratégias que consideramos interessantes e que, no nosso entendimento, devem ser ressaltadas. Nosso objetivo é discutir as metas do novo PNE para, entre outras coisas, termos uma noção da distância que separa a realidade educacional brasileira atual da intenção da meta proposta e assim contribuirmos para o  debate público dos principais temas que permeiam a Educação brasileira.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Os desafios do novo plano nacional de educação (PNE – Lei nº 13.005/14): comentários sobre suas metas e suas estratégias. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2014.

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Sumário

SOBRE O AUTOR

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1: Educação infantil

CAPÍTULO 2: Ensino fundamental

CAPÍTULO 3: Ensino médio

CAPÍTULO 4: Educação especial

CAPÍTULO 5: Alfabetização

CAPÍTULO 6: Educação de tempo integral

CAPÍTULO 7: Qualidade da educação básica

CAPÍTULO 8: Escolaridade

CAPÍTULO 9: Educação de jovens e adultos

CAPÍTULO 10: Educação de jovens e adultos e educação profissional

CAPÍTULO 11: Educação profissional técnica de nível médio

CAPÍTULO 12: Educação superior

CAPÍTULO 13: Qualidade da educação superior

CAPÍTULO 14: Pós-graduação

CAPÍTULO 15: Formação dos profissionais da educação

CAPÍTULO 16: Formação continuada do professor da educação básica

CAPÍTULO 17: Valorização dos profissionais da educação

CAPÍTULO 18: Planos de carreira dos profissionais da educação

CAPÍTULO 19: Gestão democrática da educação pública

CAPÍTULO 20: Investimento público em educação pública

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BÁSICAS ESSENCIAIS